‹ Voltar

Academia de danças folclóricas da Bolívia se apresenta no Mirante do Porto Geral

  • 27 maio 2022
  • Categorias:Geral

Poesia, amor, cores e muita força mística foram os atrativos no Mirante do Porto Geral durante a apresentação da Academia de Danças Folclóricas (ADAF) da cidade de La Paz. Os artistas imprimem os segredos da província inca o país dos aymaras, berço da divindade Pachamama.  O repertório é a imagem da Bolívia que mistura ritos pré-colombianos e cristãos. Entre a diversidade que eles oferecem em todo o espetáculo, destaque para os famosos Caporales, espelho dos emblemáticos carnavais, e também Diablada, uma das danças tradicionais mais coloridas e originais da região que retrata as forças do inferno e dos anjos.

O diretor da ADAF, Roberto Orlando Sardón Orihuela, conta que este ano o grupo completa 23 anos e que estão sendo comemorados em Corumbá, durante o Festival América do Sul Pantanal. “São pouco mais de duas décadas de muita história e trabalho árduo. É paixão, algo que move a alma, um dos ofícios mais importantes que fazemos”, ressalta. Roberto diz que boa parte dos artistas concilia os ensaios e apresentações com outras profissões, bem como ele que é advogado e dirige a Academia há 21 anos.

“Rodamos o mundo com nossa arte, destacando nos quatro cantos do planeta uma cultura arraigada e genuína. Corumbá nos deixou encantados do início ao fim e é um prazer imenso poder participar pela primeira vez de um Festival dessa magnitude”, afirma.

Texto: Clarissa de Faria

Fotos: Marithê do Céu

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.