‹ Voltar

Do sagrado ao profano, cortejo destaca as manifestações culturais de Corumbá

  • 27 maio 2022
  • Categorias:Geral

Corumbá é um dos pólos culturais de Mato Grosso do Sul. Com suas festas tradicionais e o carnaval que se tornou o maior do estado, o município localizado no coração do Pantanal tem muito a oferecer. No Cortejo de Abertura do Festival América do Sul Pantanal (Fasp), na quinta-feira (26), quem acompanhou pode ter contato com algumas dessas expressões, como a Festa do Divino Espírito Santo de Albuquerque, o Banho de São João e o Carnaval Cultural e as escolas de Samba.

Kevin Constantino, primeiro rei momo do Carnaval Cultural de Corumbá, foi um dos participantes do cortejo. “É uma emoção muito grande vivenciar tudo isso, participar dessa festa como representante do nosso carnaval”, afirmou. Para ele, a participação acontece em um momento importante, de retorno das atividades culturais que foram afetadas pela pandemia. “Estamos voltando a viver a alegria que todas essas festas nos proporcionam”.

Colocando o sagrado e o profano lado a lado, o cortejo também trouxe manifestações culturais religiosas tradicionais de Corumbá. À frente, uniformizados com a camiseta vermelha que trazia a imagem da pomba coroada, estavam os participantes que representam a Festa do Divino Espírito Santo de Albuquerque. “É uma festa secular, que tem mais de 200 anos, e que representa muito nossa fé. Muitos receberam bençãos”, explica Brasilina de Pinho, que participou do cortejo.

O cortejo que se iniciou na esquina da Praça da Independência, no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho, seguiu até a Praça Generoso Ponce. A chegada no ponto final foi marcada por muito samba e alegria, com a bateria da escola de samba Mocidade Independente dando o ritmo. No local, as passistas e os representantes do carnaval como a porta-bandeira e o mestre-sala deram um show a parte. Assim, o público já foi se aquecendo para a abertura oficial da 16ª edição do Fasp.

Texto: Thiago Andrade/Assessoria FASP

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.