Domingo 29/05

Cultura de Rua

INTERVENÇÃO COM GRAFFITI

Local: Centro de Corumbá

Sinopse: Graffiti coletivo idealizado e produzido pelos artistas de Corumbá: Rude, Primo, Giu e Digo. A proposta é promover a integração entre arte urbana e patrimônio cultural local.

 

Artes Visuais

EXPOSIÇÃO – ÍCONES 100 ANOS DE 1922

LUIZ CARLOS FERNANDES (SP)

Local: Porto Geral

Calçadão em frente ao MUHPAN

Sinopse: O premiado chargista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival os ícones de 1922 com 10 caricaturas em grande dimensão produzidas pelo artista, com curadoria da gestora do núcleo de artes da FCMS, Marilena Grolli e todas estarão expostas na área externa no calçadão em frente ao MUHPAN. Dentre os prêmios do artista destacamos: Em 1997 ganhou o prêmio HQmix de “Melhor ilustração infantil” com a coleção do Castelo Rá-Tim-Bum e de “Melhor caricaturista do Brasil”em 2009. Acumulou mais de 70 prêmios, no Brasil e exterior, entre eles o World Press Cartoon.

 

7h30

Exposição Literária

A CASA BAÍS

FÁBIO QUILL (MS)

Local: MUHPAN

Rua Manoel Cavassa, 275 – Centro

Sinopse: A exposição tem objetivo de apresentar ao público o Processo de Criação da obra “A Casa Baís” através de originais, esboços, rascunhos de textos, roteiro e extras (artes não inclusas na hq,teste de cor, técnica usada para simular a imagem de um jornal antigo) com utilização de mídia online acessadas através de QRCode conteúdo áudio explicativo em segmentos da exposição.

 

9h/22h

Povos Indígenas

TENDA DOS SABERES INDÍGENAS

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

9h

Dança

CABEÇÃO PELO MUNDO

MARIA EUGENIA (SP)

Classificação: Livre

Duração: 40 min

Local: Feira Livre

Rua Ladário com Rua General Rondon

Sinopse: Esse personagem foi inspirado na tradição “Cabeçudos” da cidade de São Caetano de Odivelas (PA).

Ficha Técnica: Manipulação: Maria Eugenia Tita / Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida / Artista Plástico: Sandro Roberto

 

10h

Circo

CIRCO FUBANGUINHO

TRUPE DA LONA PRETA (SP)

Direção: Sergio e Joel Carozzi

Classificação: Livre

Duração: 50 min

Local: Feira Livre

Rua Ladário com Rua General Rondon

Sinopse: A peça conta a história de dois palhaços que foram expulsos do picadeiro e demitidos da trupe pelo dono do circo. Desde então, tentam reconquistar seus empregos de todas as maneiras possíveis. De forma humorada, o espetáculo apresenta a contradição entre o dono do circo, que se apresenta como a ordem e eficiência, e os funcionários, apresentados como símbolos da marginalidade, ineficiência e improdutividade.

Ficha técnica: Direção: Sergio e Joel Carozzi / Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.

 

 

14h/20h30

Sarau LGBTQIA+

TERRITÓRIO PERFORMÁTICO

Local: Muhpan e Palco Rio Paraguai (Porto Geral)

Sinopse: Espaço destinado a valorização das artes produzidas pela comunidade LGBTQIA+ que  inspiram e deslumbram por transparecer a liberdade, o valor histórico e social dessas expressões artísticas que transcendem a performance e o palco, tornando-se capazes de questionar o funcionamento do mundo e a maneira como os gêneros são encarados pela sociedade. Provocando o público a refletir sobre o lúdico, suas emoções, sensações e ao mesmo tempo debater política. Discotecagem, Música, Slam, Performances, Arte Circense, Amor, Brilho, Paz, Harmonia e Muita Resistência fazem parte dessa programação, confira:

 

[Coletivo de Arte e Cultura LGBTQIA+]

Drag Queens: Thaila Andreaze , Val Araújo e bailarinos, Danielle Oliveira, Rhay, Jackeline Pazoline e Jonateia / Dança:  Grupo URBER e Kiara / Música:  Malunga’Z , As Meninas do Pagode e DJ Leandro Novaes / Circo: Luis Flores / Produção Geral: Marcio Kalango  e Giovanno Morrone

 

[Slam]

 Aline Rios (Raah Conde), Melissa Rondon, Afro Queer e Isa Ramos (MS)

 

[Performance]

Estamos em Obra – Adovale Dias e Klarissa Faye (PE)

House Hands Up (MS)

 

[Música]

Show Jessica Caitano e Chico Correa (PE)

Show Monobloco (RJ)

 

14h30 – Oficina

19h – Cinema

CINE SOLAR

Local: Bairro Borrowiski (Sarobá)

Sinopse: O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. O espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

 

15h/23h

PAVILHÃO DOS PAÍSES

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

Artesanato de MS

O artesanato de MS é uma rica forma de expressão da cultura e do poder criativo do povo através das mais distintas técnicas de trabalho artesanal e de matérias primas. Agregado ao caráter cultural, destacamos seu viés econômico, com impacto crescente na inclusão social, geração de trabalho e renda e potencialização de vocações regionais. Participam PROART, UNEART, ARTEMS, FENART, AACCGMS, SINART, AMI e API.

Artesanato internacional

Este ano o FASP receberá expositores da Argentina, com brinquedos de mecanismos operados manualmente e que misturam o trabalho do carpinteiro com o desejo de mostrar experiências e alegrias de maneira simples e austera. Bolívia, com peças de cerâmica com elementos pré-colombianos andinos, bijuterias feitas à mão com estilo contemporâneo e miniaturas representando a vida e os costumes da vida andina. Chile, trará peças em cerâmica utilitárias decorativas contemporâneas com desenhos inspirados nas culturas indígenas do Chile. Bolsas e carteiras em couro feitas à mão com desenhos próprios. Colômbia, com representantes de dois grupos artesanais de grande importância para a cultura colombiana. Bolsas, bijuterias e vestuário que se inspiram na tradição e o conhecimento ancestral da etnia Inga, estabelecendo uma relação especial com a mãe terra. Acessórios em tear e bijuterias mantendo a memória cultural da comunidade Embera Chami narrando a história do seu território, a conexão com os espíritos e a importância da proteção. O Paraguai trará artesanatos em tecelagem, bordado, renda, chifre e pirografia em artigos de couro. Peru, com cobertores característicos da tradição local e tapeçarias com cenas figurativas, e demais peças que se tornaram emblemáticas. Já o Uruguai apresentará uma proposta urbana mantendo características típicas uruguaias, com duas representantes da Associação dos Artesãos do Uruguai – AUDA. Objetos de decoração e brinquedos fazem parte dos trabalhos.  Venezuela, com suas cerâmicas e esculturas em madeira e vidro, dando forma à bijuterias, decoração e bonecos ricos em cores e detalhes.

Comercialização do Artesanato de Corumbá/MS

Stand para comercialização e divulgação do Artesanato de Corumbá/MS, promovendo o intercâmbio entre os artesãos e o público consumidor.

 

15h/23h

PAVILHÃO: ESPAÇO CRIATIVO

Exposição e comercialização de produtos originários de MS

Moda, literatura e gastronomia

EXPOSITORES:

ANDERSON BOSH

FABIO MAURICIO

TOUCHÉ

BOLI BOLI

ATELIÊ NAIR GAVILAN

EMÍLIA LEAL

BOCAIUVA

MI CORAZÓN

LIDYLO

WHY NOT BY GUGLIATTO

LIVRARIA HÁMOR

BADAIÁ LIVRARIA

MARIA PRETA CARTONERA

EDITORA LIFE

UBE CORUMBÁ

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

16h/22h

Artes Visuais

GALERIA DAS ARTES

LÍDIA BAÍS, IZULINA XAVIER, JONIR FIGUEIREDO, HENRIQUE ARAKAKI, NATASHA FIGUEIREDO E SOL ZTT, ADILSON SCHEIFFER, ALDO TORRES, ILACIR GALVÃO, DESCENDENTES DE LÍDIA, COLETIVO ENEGRECER e CONFRARIA SOCIARTISTA

Local: Praça Generoso Ponce 

Av. Gen. Rondon – Centro

SINOPSE: O MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul traz para o FASP 2022 obras de seu acervo desta que é considerada uma das pioneiras das modernas artes no Estado e que nesta edição do Festival será uma das grandes homenageadas, Lídia Baís. A galeria foi pensada com os objetivos de valorizar e promover debates na contemporaneidade por intermédio do acervo do museu com a intenção de torná-lo acessível ao público e apresentar novas trajetórias artísticas nas artes visuais. Foram convidados também 10 artistas para expor com as mais diferentes linguagens plásticas. São eles: Izulina Xavier, Jonir Figueiredo, Henrique Arakaki, Natasha Figueiredo e Sol Ztt, Adilson Scheiffer, Aldo Torres, Ilacir Galvão, Descendentes de Lídia, Coletivo Enegrecer e Confraria Socioartista.

 

16h/21h

VISITAÇÃO AO MEMORIAL DO HOMEM PANTANEIRO

Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral

Informações: 67 3232-3303

 

16h/21h

Exposição fotográfica

CÉU E INFERNO EM TERRAS ALAGADAS

JOSÉ MEDEIROS

Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral

Informações: 67 3232-3303

 

16h/21h

EXIBIÇÃO DOS FILMES

“RUIVALDO, O HOMEM QUE SALVOU A TERRA”, DE JORGE BODANZKY E JOÃO FARKAS

“FINADO TAQUARI”, DE FRICO GUIMARÃES

Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral

Informações: 67 3232-3303

 

16h30

Circo

TOMATE, PURO TOMATE

VICTOR ÁVALOS – PALHAÇO TOMATE (ARG)

Classificação: Livre

Duração: 60 min

Local: Jardim da Independência

Rua Frei Mariano com 13 de Junho

Sinopse: Tomate, Puro Tomate é um show de Manipulação de Balões, Comédia, Magia e Malabarismo. De maneira original e divertida, o espetáculo tem a pretensão de fazer rir e ao mesmo tempo de nos fazer pensar em nossos problemas como sociedade, ora com momentos inocentes, ora com momentos ácidos.

 

17h

Teatro

REVOLUÇÃO

TEATRAL GRUPO DE RISCO (MS)

Direção: Coletiva – Teatral Grupo de Risco

Classificação: Livre

Duração: 53 min

Local: Praça do Conjunto SEAC

Rua Projetada com Rua 17 de Março com Rua Frederico Aranda

Ladário (MS)

Sinopse: Um operário que busca melhoria de salário e ao conseguir é despedido de seu emprego. Zequinha Tapioca, também operário, tenta organizar uma revolução e se torna um dos candidatos à presidência da república. No país, é ano eleitoral. Conchavos políticos e midiáticos são travados enquanto José da Silva e sua mulher tentam sobreviver e alimentar 11 crianças. Disputa de poder, miséria e ganância, o retrato desastroso de uma pátria combalida e conspurcada.

Ficha técnica: Direção: Coletiva – Teatral Grupo de Risco / Produção: Coletiva / Elenco: Fábio Umeda, Ewerton Goulart, Fernanda Kunzler e Yago Garcia / Contra-regra: João Bosco Echeverria / Cenário: Márcia Gomes / Adereços e Figurinos: O grupo / Arte visual / Fotos: Helton Perez – Vaca Azul / Texto original: Augusto Boal adaptado pelo Teatral Grupo de Risco.

 

18h

Música

Palco Ladário

LULU MELLO (MS)

Local: Praça do Conjunto SEAC

Rua Projetada com Rua 17 de Março com Rua Frederico Aranda

Ladário (MS)

 

18h

Circo

BEBÊ A BORDO

GRUPO FLOR E ESPINHO (MS)

Roteiro: João Lima / Atuação: Anderson Lima

Classificação: Livre

Duração: 60 min

Local: Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Heloísa Urt)

Rua Mal. Deodoro, 2.185 – Popular Nova Corumbá

Sinopse: Um Palhaço andarilho, num dia qualquer, encontra algo inesperado numa lata de lixo. Confuso entre ficar ou fugir, o que se dá a partir deste encontro é uma história com ações comoventes, cujo sentido de cuidado, sensibilidade e afetividade são estabelecidos numa narrativa que coloca o riso numa dramaturgia reflexiva e emotiva sem perder a característica da palhaçaria.

Ficha técnica: Roteiro: João Lima / Atuação: Anderson Lima / Som: Wesley IP / Técnico de Som: Ewerton Goulart / Produção: Carol Garcia / Cenário: Flor e Espinho Teatro

 

18h30

Dança

SILÊNCIO BRANCO

GINGA CIA DE DANÇA (MS)

Direção Geral: Chico Neller

Local: Clube Corumbaense

Avenida General Rondon, S/N – Centro

Sinopse: Silêncio Branco, o espetáculo que marca os 35 anos da Companhia coloca em cena o feminicídio e outras formas de violência impostas ao universo feminino. “Silêncio Branco”, trata de um tema social tão difícil quanto urgente: a violência contra a mulher.

Ficha técnica: Direção Geral: Chico Neller / Pesquisa: Gilbas Piva Junior / Concepção Cênica: Chico Neller / Colaboração Cênica: Diógenes Pivatto e Gilbas Piva Junior / Preparação Cênica: Arce Correia / Ensaiador: Paulo Paim / Psicóloga: Lucimeire Freitas / Desenho e Operação de Luz: Espedito di Montebranco / Figurinos Concepção e Execução: Jane Rosa/Clicya Nuccia / Trilha Sonora e Mixagem: Marcos Mendes / Técnico de Som: Evandro Dias / Assessoria de Imprensa: Contexto Mídia / Designer Gráfico e Social Media: Ederson Almeida / Fotografia e vídeo: Helton Perez / Textos: Cândida Cristina C F Magalhães e Ederson Almeida / Produção: Ginga Cia de Dança / Elenco: Ana Carolina Brindarolli,  Brendon Feitosa, Diógenes  Pivatto,  Frantielly Icassatt, Maria Fernanda Figueiró, Patrícia Signoretti  e Tanara Maciel.

 

18h30
Performance Musical

LÍDIA BAIS E A MÚSICA

MAESTRO EDUARDO MARTINELLI e JÚLIO CÉSAR FIGUEIREDO (MS)

Local: Galeria das Artes

Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

Sinopse: Como foi o processo e o resultado da pesquisa e transcrição de registros musicais feitos pela própria artista ao piano. O trabalho idealizado e organizado pelo maestro Eduardo Martinelli conta com a colaboração do pianista Julio Cesar Figueredo, que desfrutou da companhia musical de Lídia Baís na década de 1980.

 

19h

Música

Palco Ladário

RT BANDA SHOW (MS)

Local: Praça do Conjunto SEAC

Rua Projetada com Rua 17 de Março com Rua Frederico Aranda

Ladário (MS)

 

19h

Dança

LOST AND FOUND

CIA. DANZA BETHANIA JOAQUINHO (PARAGUAI)

Classificação: Livre

Duração: 10 min

Ficha Técnica: Coreógrafa – Bethania Joaquinho, Bailarina – Nastia Goiburu, Música – La Catedral/Agustin Barrios ‘Mangoré’

Local: Clube Corumbaense

Av. Gen. Rondon, S/N – Centro

Sinopse: ‘’Lost and found’’ trata do medo de sair do país de origem para buscar novas oportunidades no estrangeiro. Ser migrante, artista e enfrentar os conflitos das adaptações para sobreviver e crescer em uma nova cultura.

Ficha técnica: Coreógrafa: Bethania Joaquinho / Bailarina: Nastia Goiburu / Música: La Catedral – Agustín Barrios ”Mangoré”

 

20h30

Música

Palco Integração

JUCI IBANEZ (MS)

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

21h45

Música

Palco Integração

MART’NÁLIA (RJ)

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

23h30

Música

Palco Rio Paraguai

MUCHILEIROS (MS)

Local: Porto Geral

 

00h40

Música

Palco Rio Paraguai

HERMANOS IRMÃOS (MS)

E CONVIDADOS:

CARMEN MONGES (PARAGUAI)

RUBEN GOLDIN (ARG)

MOINHO CULTURAL (MS)

Local: Porto Geral

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.