FASP 2022 – PROGRAMAÇÃO

PRÉ PROGRAMAÇÃO – FASP 2022

DIFUSÃO CULTURAL

CURSOS E OFICINAS

Curso de Audiovisual
Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/giB5fR1ZLPkKS6v48
Ministrante: Marcelo Lin, Rodrigo Meireles e Marco Antônio Pereira (MG)
Sinopse: Está oficina será ministrada pela produtora ABDUÇÃO FILMES que é formada por Marcelo Lin de Belo Horizonte, Marco Antônio Pereira de Cordisburgo e Rodrigo Meireles de Conselheiro Lafaiete. Juntos participaram de vários festivais e ganharam vários prêmios como: Melhor curta do Júri Popular em Tiradentes, 5 Kikitos em Gramado , exibição na sessão oficial de Berlim (Berlinale) e receberam o Prêmio Canal Brasil na Mostra de Cinema de Tiradentes 2021.

O curso pretende abordar conceitos, processos e diferentes tipos de dispositivos para a realização audiovisual. Durante os encontros formativos, vamos entender as etapas de elaboração de um roteiro, qual é o papel do diretor no cinema, como funciona o departamento de produção, O que é fotografia no audiovisual e como operar câmera e tipos de lentes, iremos entender e aprender sobre a captação e edição de áudio em um set de cinema e todas as etapas de edição de imagens e pós-produção.

Para além do entendimento prático, técnico e artístico, um dos objetivos deste curso é ampliar o entendimento e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Vamos conhecer as demandas e etapas da rotina de prestação de serviços em agências de marketing, publicidade, produtoras de vídeo clipe, produção para televisão, cinema e criação de conteúdos diversos para internet.

Com esta metodologia, construiremos um entendimento do panorama da cadeia audiovisual e assim os participantes irão vivenciar um processo de produção audiovisual completo. Da elaboração das primeiras ideias para construção do roteiro até as etapas de pré-produção, produção e finalização dos filmes.

Data de realização: 25 a 29 de maio (Aula Bônus On-line de 20 a 24 de maio; o link com a sala de aula virtual será enviado aos participantes por e-mail )
Horário: 8h às 22h
Carga Horária: 40h
Local: Moinho Cultural
Número de Vagas: 15
Público Alvo: interessados em dança e audiovisual com no mínimo 15 anos de idade.
Material do Aluno: Bloco e caneta para anotação, garrafinha para água e lanche.
Mais informações: whatsapp 6799253-5955 – Lidiane Lima

Oficina “CorpoMobile”
‘Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/g7hJ8HSnbLCHewR66
Ministrante: Adovale Dias (PE)
Sinopse: A oficina é uma proposta transdisciplinar entre audiovisual e dança idealizada pela artista pernambucana Adovale Dias com o intuito de instruir, difundir e preparar novos realizadores na linguagem da videodança utilizando o celular como plataforma de captação de imagem e edição.
Data de realização: 25 a 28 de maio
Horário: 18 às 21h
Carga Horária: 12h
Local: Oficina de Dança (Rua Antônio João, 136 – Centro)
Número de Vagas: 30
Público Alvo: interessados em dança e audiovisual com no mínimo 15 anos de idade.
Material do Aluno: Levar um celular ou tablet
Mais informações: whatsapp 6799253-5955 – Lidiane Lima

Oficina de MC’s 360°
Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/MK83oqAKVh9nPQzZ7
Ministrante: Arkano (SP)
Sinopse: A oficina é ministrada pelo rapper Arkano que atua na cultura Hip Hop a mais de 20 anos, desenvolvendo múltiplas funções como a de mc, arte educador, empreendedor, roteirista, beatmaker, produtor e gestor cultural. A oficina tem como objetivo compartilhar experiências, vivências e saberes com os artistas de Hip Hop, que buscam ter mais conhecimento sobre gestão de carreira, estratégias para a captação de recursos, empreendedorismo cultural, economia criativa, produção e gestão cultural.
Data de realização: 25 a 27 de maio
Horário: das 18h às 22h
Carga Horária: 14h
Local: Praça Ceu (Rua Mal. Deodoro, 2185 – Popular Nova)
Número de Vagas: 25
Público Alvo: a partir de 14 anos
Material do Aluno: bloco de papel e caneta para anotações
Mais informações: whatsapp 6799253-5955 – Lidiane Lima

Imersão DRAG com Sheyla Müller
Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/q1SPtxRPPnokMaWP7
Ministrante: Sheyla Müller (SP)
Sinopse: Em 2010, o ator e palhaço Zecarlos Gomes, com sua persona drag Sheyla Müller, criou o Drag Queen Curso (DQC), uma vivência que estimula os participantes na criação de suas próprias divas através do teatro, dança e maquiagem, discutindo e refletindo sobre a heteronormatividade tóxica e suas consequências, promovendo o despertar individual da arte drag queen. Um processo de afeto e reconhecimento de si, para todes!
Data de realização: 25 e 26 de maio
Horário: das 18h às 22h
Carga Horária: 8h
Local: Oficina de Dança (Rua Antônio João, 136 – Centro)
Número de Vagas: 15
Público Alvo: a partir de 18 anos
Material do Aluno: será fornecido pelo evento
Mais informações: whatsapp 6799253-5955 – Lidiane Lima

Troca de experiência em videodança
Inscrições: 11 a 22 de maio no link https://forms.gle/4rED6dSUn2FZGZ9n7
Ministrante: Maria Eugenia (SP)
Sinopse: Maria Eugênia, artista dança de SP, enfrentou o período de confinamento pandêmico produzindo lives, registros de dança e videodança, tendo como cenário o sertão pernambucano. Fazendo, Maria Eugenia desenvolveu modos e olhares que resultaram em conteúdos que hoje compõem o feed das suas redes sociais.
Assim, a artista traz para Corumbá uma proposta de troca de experiências na produção de conteúdos de audiovisual que utilizará do cenário do Rio Paraguai como parte dos estudos da relação corpo-câmera e videodança.
Data de realização: 29 de maio
Horário: 14h
Carga Horária: 4 horas
Local: Moinho Cultural
Número de Vagas: 20
Público Alvo: interessados em dança e audiovisual com no mínimo 15 anos de idade.
Material do Aluno: Levar qualquer dispositivo de gravação de vídeo e qualquer equipamento de apoio a gravação que tiver (tripé, monopé ou estabilizadores)
Dúvidas e informações: nucleodedancafcms@gmail.com – Franciella Cavalheri

Aula – Dança e o treinamento consciente
Inscrições: 15 a 22 de maio no link: https://forms.gle/9R9jXsSBt4LcauhB7
Ministrante: Nastia Goiburu (Paraguai)
Sinopse: A aula é destinada para artistas da dança, cênicos e interessados no movimento, com a formação intermediária-avançada. O objetivo é gerar consciência pessoal, preparar o corpo em sua totalidade para possibilidades distintas de movimento. Para isso, a aula terá um trabalho físico que exigirá uma disponibilização do corpo, com sequências de movimento e improvisações guiadas.
Data de realização: 28 de maio
Horário: 9h30h
Carga Horária: 1 hora e 30 minutos
Local: Moinho Cultural
Número de Vagas: 15
Público Alvo: Artistas da dança e da cena. Estudiosos e praticantes do mover
Material do Aluno: Roupas leves
Dúvidas e informações: nucleodedancafcms@gmail.com – Franciella Cavalheri

25 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)

[DANÇA]
10h – Cabeção pelo mundo – Maria Eugenia (SP)
Local: Centro de Convivência do Idoso – CCI (R. Pará, s/n)
Classificação: livre
Duração: 40 min
Sinopse: Esse personagem foi inspirado na tradição “Cabeçudos” da cidade de São Caetano de Odivelas (PA)
Ficha Técnica: Manipulação: Maria Eugenia Tita / Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida / Artista Plástico: Sandro Roberto

[TEATRO]
14h – Lobivar, o menino que nasceu livro – GETT – Grupo de Experimentos e Truques Teatrais (MS)
Local: Asilo São José (Rua Colombo, 867)
Sinopse: O espetáculo fala da trajetória do poeta Lobivar Matos, menino pobre, filho de pai piloteiro e mãe costureira da cidade de Corumbá, que é aclamado pela elite intelectual carioca pelos seu poemas. Foi um dos precursores do movimento modernista na cidade Branca e sua obra ……

[SAROBÁ]
15h às 23h59 – SAROBÁ DE CORUMBÁ… Sarobá da Boca do Mundo!
Produção: Teatro Imaginário Maracangalha (MS)
Local: Rua Ladário esquina com Rua General Rondon

O Teatro Imaginário Maracangalha celebra 15 anos da ação cultural itinerante SAROBÁ , ocupação temática de múltiplas linguagens artísticas.

O “Sarobá” desde a sua primeira realização legitima os botecos históricos e espaços públicos abertos (ruas, praças, largos, calçadões), que trazem à memória da cidade, valorizando espaços de importância histórica muitas vezes invisíveis para memória oficial, alguns até mesmo esquecidos e abandonados.

Esta rua ou boteco passa a ser também espaço de encontro e diálogo entre a arte, cultura e a população, assim como é descrito na obra “Sarobá”, livro do poeta modernista Lobivar Matos (1917-1945), onde o autor descreve a favela de negros na cidade de Corumbá na fronteira do Brasil com Paraguai. Desta forma, o Cortejo do Imaginário Maracangalha , literatura, dança, performance, artes visuais, audiovisual, música, circo, cultura da infância, cultura popular, cultura urbana, moda ,artesanato, gastronomia se integram com a cidade criando momentos de fruição coletiva.

No Sarobá, acontece também o “Seminário Arena Aberta”, momento de refletir sobre a arte pública e seus possíveis diálogos estéticos e como acontecem em relação aos espaços públicos, tornando-se um momento de troca e construção de conhecimento. O SEMINÁRIO ARENA ABERTA – “Antropofagia do Brasil Central” homenageia Lobivar Matos e Lídia Baís, artistas fundamentais para o modernismo do MS. O Seminário contará com a participação dos multiartistas Bianca Machado e Salim Haqzan e a homenageada na literatura a artista visual e escritora Marlene Mourão – Peninha
a participação da comunidade corumbaense. “Sarobá” é acima de tudo um meio e um modo de colocar a arte em seu devido lugar: na rua para todes.
EVOÉ !

[SEMINÁRIO]
● 15h – SEMINÁRIO ARENA ABERTA – “Antropofagia do Brasil central”
Local: Escola Municipal De Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues
Rua General Rondon, 266

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICO CULTURAL

[LITERATURA]
● Oralidades
● Varal de poesia com Marlene Mourão [Peninha] (MS)
[CULTURA DE RUA]
● Coletivo Cotidiano Difícil – Formiga (dançarino), Bolinha (slammer e dançarino), JR (DJ) e Manha (dançarino)
● Coletivo Poetas do Morro – Big Jhow (Rapper), Enio CRX (Slammer e Rapper), Peligro (Audiovisual)
● Participação Especial: Larocca (MC e dançarino), Brenda (dançarina), TK (dançarina), Lorra (dançarina), Villas (dançarino), AC (MC) e Gaxpar (MC)
[SLAM]
● Aline Rios (Raah Conde)
● Melissa Rondon
[TEATRO]
● Lobivar, o menino que nasceu livro – GETT – Grupo de Experimentos e Truques Teatrais (MS)
● Companhia Maria Mole (MS)
[CIRCO]
● Performance “Quick Change” – Guga Morales e Manu Montes (RJ)
[CULTURA POPULAR]
● Cortejo Ceno-Poético com Teatro Imaginário maracangalha (MS)
[MÚSICA]
● Alex Silveira (MS)
● Rockers Sound System (MS)

26 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)

[CULTURA DE RUA]
Intervenção com Graffiti
Local: Centro de Corumbá
Sinopse: Graffiti coletivo idealizado e produzido pelos artistas de corumbá: Rude, Primo, Giu e Digo com a proposta de promover a integração entre arte urbana e patrimônio cultural local.

[ARTES VISUAIS]
10h – Exposição – Ícones 100ANOS de 1922 com Luiz Carlos Fernandes (SP)
Local: Porto Geral
Sinopse: O premiado chargista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival os ícones de 1922 com 10 caricaturas em grande dimensão produzidas pelo artista, com curadoria da gestora do núcleo de artes da FCMS, Marilena Grolli e todas estarão expostas na área externa no calçadão em frente ao MUHPAN. Dentre os prêmios do artista destacamos: Em 1997 ganhou o prêmio HQmix de “Melhor ilustração infantil” com a coleção do Castelo Rá-Tim-Bum e de “Melhor caricaturista do Brasil”em 2009. Acumulou mais de 70 prêmios, no Brasil e exterior, entre eles o World Press Cartoon.

[CIRCO]
14h – O Homem Foca – Guga Morales (RJ)
Local: Escola Municipal Marquês de Tamandaré
Travessa Simeão Ribas, 50 – Nova Aliança, Ladário/MS
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: Guga Morales traz para o Festival América do Sul Pantanal “O Homem Foca”, um espetáculo divertido, cheio de improvisações, comicidade e muito jogo de cintura que faz com que o espetáculo seja leve e surpreendente.
Ficha técnica: Guga Morales / Operação técnica: Manu Montes

[TEATRO]
14h – Areotorare: O Verbo negro e bororo do Índio Profeta – Teatro Imaginário Maracangalha (MS)
Local: Escola Estadual Dom Bosco
Rua Dom Aquino Corrêa nº 2462 – Bairro Dom Bosco, Corumbá/MS
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: A ação ceno-poético de rua revisita as obras “Areôtorare” (1935) e “Sarobá” (1936) do escritor modernista Lobivar Matos (1915-1947), nascido em Corumbá (MS), aborda as relações humanas e sociais do seu tempo. Desta forma, questões como desigualdade, preconceito e desenvolvimento econômico são desveladas sob a ótica dos trabalhadores, índios e negros que até hoje “refletem os anseios, as revoltas, as durezas amargas da época e do meio em que vivem”.
Ficha técnica: Direção e dramaturgia: Fernando Cruz / Texto: Poemas das obras “Areôtorare e Sarobá” de Lobivar Matos / Encenação: Fernando Cruz e o grupo / Elenco: Rodrigo Nantes, Fran Corona, Fernando Cruz, Ariela Barreto, Moreno Mourão, Paulo Augusto e Pepa Quadrini / Pesquisa: Salim Haqzan, Fernando Cruz e Rogéria Castro Costa / Preparação e Direção Musical: Jonas Feliz / Preparação Vocal: Júlia Mendes / Preparação Corporal: Dora de Andrade / Designer gráfico: Maíra Espíndola / Foto e Vídeo: Vaca Azul / Assessoria de Imprensa: Brasa Comunicação / Produção: Ana Capilé.

[DANÇA]
16h – Cabeção pelo mundo (SP)
Local: Comércio de Corumbá
Classificação: livre
Duração: 40 min
Sinopse: Esse personagem foi inspirado na tradição “Cabeçudos” da cidade de São Caetano de Odivelas (PA)
Ficha Técnica: Manipulação: Maria Eugenia Tita / Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida / Artista Plástico: Sandro Roberto

[CIRCO]
16h30 – O Concerto da Lona Preta – Trupe da Lona Preta (SP)
Local: Jardim da Independência
Rua Frei Mariano c/ 13 de Junho
Classificação: Livre
Sinopse: O “Concerto da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense. Os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos do picadeiro, atualizando e dando novo vigor às clássicas cenas do circo tradicional e mambembe, nas picadilhas do imaginário.
Ficha Técnica: Direção: Sergio E Joel Carozzi / Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.
[CINEMA]
16h30 – O Kunumi e o Curupira
(MS, Animação, 3 min e 10 seg – 2022)
Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá (R. Gen. Rondon, 1033 – Centro)
Sinopse: Um menino kaiowá passa pelo ritual do Kunumi Pepy. O Kunumi Pepy é a cerimônia que levará o menino kaiowá a tornar-se um homem. Esse fato acontece na frente da casa de reza, e o Nhanderu oferece o último gole de chicha ao menino e a continuação perfura o lábio inferior e introduz um enfeite labial feito de resina de árvore chamado Tembeta. Logo depois a mãe do menino se aproxima e lhe entrega uma lança. Ele entra na floresta e fica olhando os animais, se aproxima do rio e pesca um peixinho, escuta uns barulhos estranhos e sai correndo. Os dois sentem a presença um do outro entre movimentos bruscos no meio das folhas e árvores até que o menino dá de cara com o Curupira. O Curupira se aproxima ao menino paralisado, o cheira e observa, vê que na mão leva um peixe morto, mais percebe que ele está com fome e não pescou por diversão. Em um movimento brusco, o Curupira desaparece rapidamente. O kunumi fica em silêncio e um pouco confuso. Finalmente o peixinho está sendo assado nas chamas.
Ficha técnica: Direção produção e roteiro: Tatiana Varela Besteiro / Direção de Fotografia: Tatiana Varela e Fabricio Borges / Edição, colorização e finalização: Tatiana Varela Besteiro / Desenho de Som: Fabricio Borges / Concepção e criação dos cenários, dos personagens e do figurino: Tatiana Varela Besteiro.

[CINEMA]
16h40 – Campo Grande das Araras
(MS, Documentário, 27min e 30seg – 2021)
Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá (R. Gen. Rondon, 1033 – Centro)
Sinopse: Mostra a presença das araras em Mato Grosso do Sul. O filme parte do Pantanal e retrata a migração das aves do meio rural para a cidade e a saga para sobreviverem em meio aos seres humanos. Um documentário diferente, que mostra o mundo sob o ponto de vista das aves, por meio de imagens de drones que simulam seus voos. A equipe acompanhou as aves durante um ano, para registrar o ciclo reprodutivo das aves e a relação dos homens com a presença delas.
Ficha Técnica: Direção: Lu bigattão Rios e Rosiney Bigattão / Roteiro: Rosiney Bigattão / Edição: Carlos Diehl / Assistente de edição: Claudinei Pecois / Produção: Mariângela Yule e Fernanda Kunzler / Diretor de fotografia: Alex Sanches Taveira / Imagens: Alex Sanches Taveira, Marcos Vinicius Santana, acervo Instituto Arara Azul, acervo TV Morena / Imagens de drone: Betinho Escalante e Gabriel Marchese / Assistente de câmera: Adenil Alves Oliveira / Contra Regra: Diego Lopes / Vinheta e designer gráfico: Venise Melo / Colorização – Marcio Armoa / Som direto e desenho de som: Marcelo Batista Davila / Música: Faiçal Khatib e Thiago Quevedo / Mixagem: Guilherme Gama / Pós-produção de áudio: DOPE.AUDIO / Equipamentos: Luís Andrade / Patrocínio: FMIC / SECTUR /PMCG

[TEATRO]
17h30 – A Fabulosa História do Guri-Árvore – Grupo Fulano di Tal (MS)
Local: Alameda Tamengo – Bairro Cervejaria (Em frente à Casa Massa Barro)
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: “A Fabulosa História do Guri-Árvore” é livremente inspirado na obra de Manoel de Barros e é uma celebração à infância e suas histórias. Os irmãos Palmiro e Abílio,cada um do seu jeitinho, relembram suas histórias no quintal de casa.
Ficha técnica: Direção, Produção e Sonoplastia: Marcelo Leite / Dramaturgia: Edner Gustavo e Manolo Schittcowisck / Elenco, Direção de Arte e Encenação: Douglas Moreira e Edner Gustavo / Maquiagem: Douglas Moreira / Música Original: Ewerton Goulart / Identidade Visual: Vini Ferreira / Fotografia e Filmagem: Vaca Azul

[CINEMA]
17h20 – Com a palavra o Poeta
(MS, Experimental, 28 min e 47 seg – 2022)
Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá (R. Gen. Rondon, 1033 – Centro)
Sinopse: Vivemos atualmente um momento único em que muitas questões das mais diversas áreas se fizeram ecoar por todo o mundo. Entender quem somos, como nos relacionamos e como interagimos com o planeta nunca foi tão importante quanto agora. É nesses momentos também que a arte mostra sua força como um código capaz de romper as barreiras do tempo, nos lembrando de que temos muito a aprender com nossos mestres, por intermédio dos seus saberes e vivências. Emmanuel Marinho, nascido e criado em Dourados, nosso grande Poeta é um deles. Ele nos conduzirá pelos versos mágicos de seus poemas à uma reflexão sobre o momento histórico em que estamos passando.
Ficha Técnica: Direção Fabricio Borges / Direção de Fotografia Tatiana Varela / Poeta Emmanuel Marinho

[DANÇA]
18h – ADAF (Bolívia)
Local: Mirante do Porto Geral
Classificação: livre
Duração: 45 min
Sinopse: Os artistas da Academia de Danças Folclóricas ADAF da cidade de La Paz, nos dão os segredos desta província inca, o país dos aymaras, berço da divindade inca Pachamama. O seu repertório é a imagem deste país, cheio de cor e referências a forças míticas, onde se misturam ritos pré-colombianos e cristãos. Suas danças oferecem poesia e amor, fonte de conforto. Entre a diversidade oferecida por eles, você encontrará os famosos Caporales, espelho dos famosos carnavais, mas também a Diablada, uma das danças tradicionais mais coloridas e originais da Bolívia, que mistura sua música entre as forças do inferno e as forças dos anjos.
Ficha técnica: Bailarinos: Adrian Teofilo Loza Aguilar, Alcides Alejandro Fernandez Rossel, Alejandro Ian Via Lopera, Jose Carlos Daga Blanco, Pablo Ignacio Grandi Sardón, Rolando Anibal Fernandez Rossel, Camila Jemio Gordillo, Claudia Andrea Calle Laura, Fabiana Andariel Rojas Berdeja, Nayeli Michelle Jessica Medrano Uriarte, Noelia Peñaranda Angola, Silvia Rocio Sardón Orihuela / Músicos: Franz Grover Muñoz Singuri, Grover Elias Camacho Clahuana, Wilson David Mariscal Vargas, Wilson Grover Arana Barrios, Windsor Eduardo Bolaños Flores, Diretor General
Roberto Orlando Sardón Orihuela

19h – Cortejo com as Escolas de Samba de Corumbá
19h30 – Cerimônia de Abertura

[TEATRO]
19h15 – Das Cinzas Coração – Quimera Produções Artísticas (RS)
Local: Escola Estadual Dr. João Leite (Rua Cabral, 761 – Centro, Corumbá/MS)
Classificação: 12 anos
Duração: 45 minutos
Sinopse: “Das cinzas Coração” é uma comédia sobre desigualdade de gênero que junta o charme do cinema mudo a técnicas de palhaçaria para contar, com graça e sensibilidade, um dia qualquer na vida de Aurora, uma jovem cheia de habilidades subestimadas, sufocada entre desejos adormecidos com sua realidade oprimida.
Ficha técnica: Direção: Jéfferson Rachewsky /Elenco: Jéfferson Rachewsky e Letícia Paranhos / Jéfferson Rachewsky, Valquíria Cardoso e Letícia Paranhos / Trilha sonora: Dunia Elias // Concepção visual: e figurinos: Valquíria Cardoso / Coreografia: Alex Limberger e Valquíria Cardoso / Adereços: Diego Steffani e Valquíria Cardoso / Criação de luz: Oswaldo Perrenoud / Operação de luz: Daniel Fetter / Criação de vídeo Walter Diehl / Operação de vídeo: Luiz Manoel Oliveira e Walter Diehl / Fotos: Mauro Ramalho e Marcelo Diehl.

[MÚSICA]
20h30 – Palco Integração: Orquestra de Câmara do Pantanal (MS)
21h45 – Palco Integração: Michel Teló
Local: Praça Generoso Ponce

[MÚSICA]
23h30 – Palco Rio Paraguai: Jackeline Sanfoneira (MS)
00h40 – Palco Rio Paraguai: Sofia Viola (Argentina)
Local: Porto Geral

27 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)

[CULTURA DE RUA]
Intervenção com Graffiti
Local: Centro de Corumbá
Sinopse: Graffiti coletivo idealizado e produzido pelos artistas de corumbá: Rude, Primo, Giu e Digo com a proposta de promover a integração entre arte urbana e patrimônio cultural local.

[ARTES VISUAIS]
Exposição – Ícones 100ANOS de 1922 com Luiz Carlos Fernandes (SP)
Local: Porto Geral
Sinopse: O premiado chargista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival os ícones de 1922 com 10 caricaturas em grande dimensão produzidas pelo artista, com curadoria da gestora do núcleo de artes da FCMS, Marilena Grolli e todas estarão expostas na área externa no calçadão em frente ao MUHPAN. Dentre os prêmios do artista destacamos: Em 1997 ganhou o prêmio HQmix de “Melhor ilustração infantil” com a coleção do Castelo Rá-Tim-Bum e de “Melhor caricaturista do Brasil”em 2009. Acumulou mais de 70 prêmios, no Brasil e exterior, entre eles o World Press Cartoon.

[Música]
10h – Show Adilson Big (MS)
Local: Quebra Torto com Letras – Moinho Cultural

[CULTURA DE RUA]
11h – Intervenção de Rua
Local: R. Treze de Junho, 992 – Centro
Sinopse: A cultura de rua é aberta, pública, de todos para todos. É a cultura da ocupação dos espaços, da apropriação da cidade. É também a cultura do respeito e, acima de tudo, da resistência. Esta intervenção de rua é o palco destinado a levar ao público do festival o melhor da produção artística e ações socioculturais da cultura de rua de Corumbá com o Coletivo Cotidiano Difícil e Poetas do Morro.
Ficha Técnica: Coletivo Cotidiano Difícil: Formiga (dançarino), Bolinha (slammer e dançarino), JR (DJ) e Manha (dançarino); Coletivo Poetas do Morro: Big Jhow (Rapper), Enio CRX (Slammer e Rapper), Peligro (Audiovisual); Participação Especial: Larocca (MC e dançarino), Brenda (dançarina), TK (dançarina), Lorra (dançarina), Villas (dançarino), AC (MC) e Gaxpar (MC)

[CIRCO]
14h – O Concerto da Lona Preta – Trupe da Lona Preta (SP)
Local: Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros
Rua Marechal Rondon, Qd. 09 Lt 13 – Nova Corumbá (Corumbá/MS)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: O “Concerto da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense. Os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos do picadeiro, atualizando e dando novo vigor às clássicas cenas do circo tradicional e mambembe, nas picadilhas do imaginário.
Ficha Técnica: Direção: Sergio e Joel Carozzi / Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.

[CULTURA DE RUA]
15h30 – Intervenção de Rua
Local: R. Treze de Junho, 992 – Centro
Sinopse: A cultura de rua é aberta, pública, de todos para todos. É a cultura da ocupação dos espaços, da apropriação da cidade. É também a cultura do respeito e, acima de tudo, da resistência. Esta intervenção de rua é o palco destinado a levar ao público do festival o melhor da produção artística e ações socioculturais da cultura de rua de Corumbá com o Coletivo Cotidiano Difícil e Poetas do Morro.
Ficha Técnica: Coletivo Cotidiano Difícil: Formiga (dançarino), Bolinha (slammer e dançarino), JR (DJ) e Manha (dançarino); Coletivo Poetas do Morro: Big Jhow (Rapper), Enio CRX (Slammer e Rapper), Peligro (Audiovisual); Participação Especial: Larocca (MC e dançarino), Brenda (dançarina), TK (dançarina), Lorra (dançarina), Villas (dançarino), AC (MC) e Gaxpar (MC)

[CIRCO]
16h30 – O Homem Foca – Guga Morales (RJ)
Local: Jardim da Independência
Rua Frei Mariano c/ Rua 13 de junho)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: Com mais de 15 anos de experiência, Guga Morales se especializou em malabarismo, equilibrismo e teatro de rua. Bufão e provocador, o artista já se apresentou em mais de 17 países e agora traz para o Festival América do Sul Pantanal “O Homem Foca”, um espetáculo divertido, cheio de improvisações, comicidade e muito jogo de cintura. Leve e surpreendente!
Ficha técnica: Guga Morales / Operação Técnica: Manu Montes

[CINEMA]
16h30 – Ruivaldo, O Homem que Salvou a Terra
(MS, Documentário, 45 min – 2021)
Sinopse: Acelerado pelo manejo incorreto de resíduos agrícolas, entre outros impactos da ação humana, o assoreamento dos rios é uma ameaça real à integridade do bioma pantaneiro. A região do rio Taquari vive uma tragédia ambiental, com grandes extensões de terra inutilizadas por inundação permanente ou erosão. O documentário desenha esse cenário a partir da fala e da luta de Ruivaldo Nery de Andrade, proprietário local que desenvolveu um sistema de diques artesanais para salvar sua terra e garantir a sobrevivência da família.
Ficha Técnica: Direção: Jorge Bodanzky / Codireção e fotos: João Farkas / Produção: Mônica Guimarães / Roteiro: Jorge Bodanzky e Bruna Callegari / Fotografia e Câmera: Jorge Bodanzky

[CINEMA]
17h – Encruzilhada de Estórias: Registro das Festividades Religiosas – Louvação Xangô
(MS, Documentário, 33 min e 47 seg – 2021)
Sinopse: Xangô é o Senhor da Justiça e o Orixá da Lei. Rege os domínios do fogo, raios e lavas de vulcão. Seu poder está também nas pedras, rochas e pedreiras. É o Orixá a quem se pede por justiça. No sincretismo, associou-se o Xangô das Pedreiras a São Jerônimo, aquele que amansa o leão e que tem o poder da escrita e o livro onde escreve na pedra suas leis e seus julgamentos. Protetor dos intelectuais, dos magistrados. O filme possui registros das louvações a esse orixá, bem como entrevistas com religiosos e devotos atuantes nos terreiros de Corumbá e Ladário. Além das celebrações, foi possível compilar diversos relatos de muita fé, com depoimentos emocionantes de alguns dos filhos de Xangô. Dessa vez, com o foco nas louvações e festas de Xangô. Ouvimos devotos, festeiros, religiosos e filhos desse orixá. Caô Cabecilê, meu Pai! Kâo Kabicilê Xangô!
Ficha Técnica: Criação, concepção e produção executiva: Thayná Cambará Beraldo / Pesquisa e roteiro: Thayná Cambará Beraldo e Professor Doutor Mario Teixeira de Sá Junior / Direção de Fotografia e Câmera: Leonardo Amaral e Thayná Cambará Beraldo / Montagem e Edição: Fora do Roteiro / Design Gráfico: Yuri Cambará Beraldo / Direção Espiritual: Seu Vigilante / Imagens de cedidas pelos parceiros: TV Educativa MS e Leão Filmes / Produção e Direção Geral: Bela Oyá RP & Produções.

[CIRCO]
17h – Tomate, puro tomate – Victor Ávalos – Palhaço Tomate (Argentina)
Local: Mirante de Puerto Suárez
Rua Bolívar, Puerto Suárez/Bolívia
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Tomate, Puro Tomate é um show de Manipulação de Balões, Comédia, Magia e Malabarismo. De maneira original e divertida, o espetáculo tem a pretensão de fazer rir e ao mesmo tempo de nos fazer pensar em nossos problemas como sociedade, ora com momentos inocentes, ora com momentos ácidos.
Ficha técnica: Victor Ávalos (Palhaço Tomate) / Operação técnica: Anderson Lima

[CULTURA]
18h – Desafio da Pixta!
Local: Pista de Skate de Corumbá
Inscrições no Local / Final na Batalha do Porto / Premiação para os primeiros colocados
Sinopse: O “Desafio da Pixta!” é um Game Of Skate, uma disputa que surgiu como uma brincadeira e começou a crescer entre os praticantes da cultura skateboard. As regras são simples: Para a manobra ser validada o skate tem de cair com as quatro rodinhas no chão e o skatista com os dois pés sobre ele. São permitidas apenas manobras no solo. Não vale mãos no skate ou no chão e nem a mesma manobra duas vezes seguidas. Não há limite de tempo. O primeiro skatista tenta uma manobra, e se acertar os outros competidores tentam reproduzi-la. Se errarem, recebem a letra “S”, no segundo erro a letra “K”, seguindo assim a cada erro até que alguém complete a palavra “Skate” e seja eliminado do Game. Caso o primeiro participante erre, o seguinte realiza sua própria manobra e todos têm de repeti-la. O campeonato é de única eliminação, então o skatista avança na competição até perder uma disputa.
Produção: Black Drink e Original de Rua

[MÚSICA]
18h – Maringá Borgert (MS)
Local: Mirante de Puerto Suárez
Rua Bolívar, Puerto Suárez – Bolívia

[DANÇA]
18h30 – Planta do pé – Maria Eugenia (SP)
Local: – Mirante do Porto Geral
Classificação: livre
Duração: 50 min.
Sinopse: Por meio da dança, música e teatralidade o espetáculo Planta do Pé é um convite ao mergulho em nosso legado artístico. Fruto da fusão de ritmos tradicionais brasileiros como Frevo, Batuque e Caboclinho à referências artísticas contemporâneas, as cenas passeiam por figuras mascaradas, danças que narram histórias e ilustram sentimentos. Com delicadeza e informalidade o espetáculo compartilha com o público um pouco das infinitas possibilidades corporais e recreações artísticas que as manifestações populares brasileiras nos oferecem.
Ficha Técnica: Elenco: Maria Eugenia Almeida / Direção: Rosane Almeida / Preparação Corporal: Global Pilates / Coreografias: Maria Eugenia Almeida e Cia. Soma / Trilha Sonora: Antonio Nóbrega.

[ARTES VISUAIS]
18h30 – Palestra e vivência: Ícones 100 ANOS de 1922 com Luiz Carlos Fernandes (SP)
Local: IFMS, Campus Corumbá (Rua Pedro de Medeiros, Bairro Popular Velha, 941, no auditório)
Classificação: livre
Duração: 80 minutos
Sinopse: No auditório do campus o premiado artista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival um bate papo com entrada livre onde o mesmo falará sobre suas experiências em jornais e como ilustrador de livros didáticos, também como escultor, o que ele pensa sobre a arte e proporcionará uma vivência nas técnicas de caricatura e seus processos artísticos.

[TEATRO]
18h30 – Uma moça da Cidade – Ubu Grupo de Artes Cênicas (MS)
Local: Praça Central do Conj. Cadiwéus
Esq. da Rua Ciríaco de Toledo c/ Alameda João Bosco Mota – Conj. Cadiwéus
Classificação: 10 anos
Duração: 60 minutos
Sinopse: “Ambrosina”, uma jovem do interior que se aventura na cidade grande em busca de seus sonhos, loucuras e amores. “Uma moça da cidade” reconstrói nuances charmosas da capital do antigo Mato Grosso das décadas de 50 e 60 e propõe uma reflexão sobre o feminino e o mundo em desenvolvimento.
Ficha técnica: Autoria, Dramaturgia, Direção, Direção de Arte, Encenação, Cenários, Luz, Som, Objetos, Adereços, Figurino e Maquiagem: Anderson Bosch // Elenco: Anderson Bosh, Douglas Moreira e Edner Gustavo // Produção Executiva e realização: Grupo UBU // Produção local: Douglas Moreira // Operação de Som: Douglas Caetano // Design Gráfico, foto e vídeo: Vaca Azul.

[DANÇA]
19h – Delírios – traços dançantes em Lídia Baís – Társila Bonelli (MS)
Local: Escola Estadual Leme do Prado (Ladário)
Travessa Simeão Ribas, 50 – Nova Aliança, Ladário/MS
Classificação: Livre
Tempo: 40 min
Sinopse: Espetáculo solo de Társila Bonelli que parte de suas vivências para melhor expressar a extraordinária artista Lídia Baís, e para tanto utiliza o que tem de mais sagrado, seu corpo, para traduzir através de um choque histórico o passado, Lídia Baís, e o presente, Társila Bonelli, que cria este intrigante espetáculo. “Delírios” são transposições dos movimentos corpóreos e impressões da bailarina sobre a obra e vida da pioneira artista sul-mato-grossense Lídia Baís, trazendo à tona toda sua religiosidade, conflitos e convicções vividos por Lídia, mostrando o quanto sua obra é atemporal.
Ficha técnica: Direção: João Rocha / Intérprete-criadora: Társila Bonelli / Produção: Antonio Júnior / Trilha sonora: Jonas Feliz / Iluminação: Cadu Modesto Fluhr e Jorge Nilson / Arte gráfica: Helton Pérez / Vaca Azul / Preparação corporal: Paulo Paim / Colaboração artística: Flavio Calixto e Junior de Oliveira / Figurino: Tércio Netto / Realização: Cia. Theastai de Artes Cênicas.

[TEATRO]
19h15 – LAUTARO “Uma viagem pelo delírio da vida” – Cia Los Pantolocos (Colômbia) e Teatro del Cielo (Equador)
Local: Corumbaense (Avenida General Rondon – S/N – Centro)
Sinopse: Numa cooperação entre as Companhias Los Pantolocos da Colômbia e Teatro del Cielo do Equador, através do Fundo de ajuda às artes cênicas Ibero-americanas (Iberescena 2021-2022), sob direção do equatoriano Martín Peña Vázquez, o coletivo conta uma vertiginosa jornada espiritual em direção às raízes dos nossos delírios humanos e existenciais. A grande batalha do “querer ser”, o “dever ser” e o “poder ser”; entre a busca da liberdade e as correntes da realidade, razão e medo, em meio a um mundo que tece fios que vão além das nossas vontades, manipulando nossos sonhos. Em cena, Lautaro, é um velho moribundo, malquisto por todos, porém, na iminência de sua morte, diversas personalidades da sociedade comparecem. Numa demonstração de afeto e cordialidade, se colocam como faustos herdeiros, na esperança de uma parcela de uma suposta fortuna.
Ficha técnica: Dramaturgia e direção: Martín Peña Vázquez (Teatro del Cielo) / Assistência de direção: Leidy Tatiana Muñoz Uribe / Elenco: Juan Carlos Ruíz Piedrahita, Ana María Muñoz Uribe, Juan Camilo Baena Durán, Juan Fernando Muñoz Uribe, Paola Andrea Aristizábal Gómez, Wiston Yesid Ceballos Palacio, Yureidy Andrea Andrade Bonilla, Danny Fabián Muñoz Uribe, Daniel Baena Durán, Natalia Ramírez Uribe / Produção executiva: Leidy Tatiana Muñoz Uribe / Assistência de produção: Paola Andrea Aristizábal Gómez / Figurinos e maquiagem: Ana María Muñoz Uribe, Paola Andrea Aristizábal Gómez / Cenografia: Juan Fernando Muñoz Uribe / Desenho de luz:: Martín Peña Vázquez, María José Mejía Toro / Criação musical: Marrtín Peña Vázquez / Intérpretes musicales: Martín Peña Vázquez, Danny Fabián Muñoz Uribe, Ana María Muñoz Uribe, Juan Fernando Muñoz Uribe, Wiston Yesid Ceballos Palacio / Gravaçãoe produção sonora: María José Mejía Toro / Som: Leidy Tatiana Muñoz Uribe.

[MÚSICA]
20h30 – Palco Integração: Vinil Moraes (MS)
21h45 – Palco Integração: Atitude 67 (MS)
Local: Praça Generoso Ponce

[MÚSICA]
23h30 – Palco Rio Paraguai: Begèt De Lucena (MS)
00h40 – Palco Rio Paraguai: Margareth Menezes (BA)
Local: Porto Geral

28 DE MAIO (SÁBADO)

[CULTURA DE RUA]
Intervenção com Graffiti
Local: Centro de Corumbá
Sinopse: Graffiti coletivo idealizado e produzido pelos artistas de corumbá: Rude, Primo, Giu e Digo com a proposta de promover a integração entre arte urbana e patrimônio cultural local.

[ARTES VISUAIS]
Exposição – Ícones 100ANOS de 1922 com Luiz Carlos Fernandes (SP)
Local: Porto Geral
Sinopse: O premiado chargista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival os ícones de 1922 com 10 caricaturas em grande dimensão produzidas pelo artista, com curadoria da gestora do núcleo de artes da FCMS, Marilena Grolli e todas estarão expostas na área externa no calçadão em frente ao MUHPAN. Dentre os prêmios do artista destacamos: Em 1997 ganhou o prêmio HQmix de “Melhor ilustração infantil” com a coleção do Castelo Rá-Tim-Bum e de “Melhor caricaturista do Brasil”em 2009. Acumulou mais de 70 prêmios, no Brasil e exterior, entre eles o World Press Cartoon.

[MÚSICA]
10h – Show Urben (MS)
Local: Quebra Torto com Letras – Moinho Cultural

[CIRCO]
10h – O Grandiosos Mini Cirquim nas Arábias – Circo do Mato Grupo de Artes Cênicas (MS)
Local: Feira Central de Ladário
Praça Almirante Gastão Brasil (Rua ALM. Barroso com R. Riachuelo – Ladário/MS)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: O espetáculo traz como ponto central o resgate de números tradicionais de circo através de uma perspectiva mais atual. Mesclando o teatro com técnicas circenses, busca em sua simplicidade, a grandiosidade e a magia de alguns números tradicionais da história do circo mundial, encantando e divertindo o público.
Ficha técnica: Elenco: Yago Garcia, Mauro Guimarães, Frank Salomão // Produtora: Laila Pulchério e Operadora de som // Fotografia e vídeo: Larissa Pulchério

[CULTURA DE RUA]
16h às 2h – Batalha do Porto
Local: Palco Rio Paraguai – Porto Geral
Sinopse: A cultura de rua é aberta, pública, de todos para todos. É a cultura da ocupação dos espaços, da apropriação da cidade. É também a cultura do respeito e, acima de tudo, da resistência. A Batalha do Porto é o palco destinado a levar ao público do Festival o melhor da produção artística da cultura de rua de Mato Grosso do Sul. Nesta edição curtam as grandes Batalhas de All Style e de MCs com premiação em dinheiro, final do Desafio da Pixta! (Game of Skate), DJ JR nas pick-ups, shows com Lili Black (Campo Grande), 210 Records (Corumbá), RCR (Campo Grande e Marcelo D2 (Rio de Janeiro). (ESCOLINHA DE SKATE, SÓ CHEGAR!)
JURADOS ALLSTYLLE:
Victor Pereira (Killa Kingz / Três Lagoas)
Chock (Welove 2 Rock / Dourados)
Formiga (USC/Corumbá)
JURADOS MC’s:
Manw
Miliano
Lili Black
PRODUÇÃO: CEO – Enio Crx, Produção – Ac, Produção – Manha, Produção – Formiga, Audiovisual – Peligro Prod e Bola 8 prod , Fotografia – Bolinha, Produção de Artes visuais – Digo e Giu, Mídias sociais – Diana Souza

[DANÇA]
15h – Deriva – Plataforme-se (MS)
Local: Jardim da Independência (Rua Frei Mariano c/ Rua 13 de junho)
Classificação: livre
Duração: 35 min
Sinopse: O espetáculo-intervenção DERIVA – parte integrante do projeto PLATAFORME-SE – vivencia o espaço da urbe e reconhece com ludicidade esse lugar de fala transeunte. 2 intérpretes criador@s: peregrin@s conterrâne@s – movimentando-se ora em sincronia, ora não; ora livres, ora sob comandos. Os intérpretes-criadores delimitam superfícies na amplidão do pensar contemporâneo. Sugerem interatividade com ironia e dialogam sobre o sufocamento das ideias com paixão. Sentidos que se chocam e se conectam nesse emaranhado de possibilidades que é a cidade humana e o humano cidade.
Ficha técnica: Concepção e direção: Ralfer Campagna / Intérpretes criadores: Jackeline Mourão e Ralfer Campagna / Orientação coreográfica: Vanilton Lakka / Figurino: Herbert Correa e Ralfer Campagna / Confecção figurino: Jane Rosa / Texto: Maíra Espíndola / Produção: Reginaldo Borges

[DANÇA]
16h – Cabeção pelo mundo – Maria Eugenia (SP)
Local: Coliseo Juan Evo Morales Aima (Puerto Quijarro/Bolívia)
Classificação: livre
Duração: 40 min
Sinopse: Esse personagem foi inspirado na tradição “Cabeçudos” da cidade de São Caetano de Odivelas (PA).
Ficha Técnica: Manipulação: Maria Eugenia Tita / Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida / Artista Plástico: Sandro Roberto

[CIRCO]
16h30 – Tradicional Pocket Show – Circo Le Chapeau (MS)
Local: Jardim da Independência (Rua Frei Mariano c/ Rua 13 de junho)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: Inspirado nos “Circos tradicionais” brasileiros, em que o artista desempenha vários papéis dentro de um mesmo espetáculo, Tradicional Pocket Show encanta o público com uma linguagem simples e direta.
Ficha técnica: Concepção e direção: Junior De Oliveira / Elenco: Junior De Oliveira, João Rocha e Társila Bonelli / Operador de som: João Dias / Produção Executiva: Sucata Cultura.

[CINEMA]
16h30 – Banho de São João
(MS, Documentário, 38 min e 57 seg )
Sinopse: O Banho de São João é uma festa de fé e devoção. Acontece há mais de 100 anos nas cidades de Corumbá e Ladário situadas no pantanal de Mato Grosso do Sul. O que mais caracteriza esses festejos na região é o ritual de dar banho no santo no Rio Paraguai: os devotos levam em processo suas imagens para o batismo simbólico nas águas do rio. A festa acontece no dia 23 de junho, véspera de São João, quando a água do rio adquire propriedades mágicas. Este filme faz parte do processo de registro do Banho de São João de Corumbá e Ladário (MS): subsídios para registro como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
Ficha Técnica: Realização: Iphan / Coordenação do Projeto: Alvaro Banducci Júnior / Direção e Roteiro: Elis Regina Nogueira / Produção e Roteiro: Luciana Scanoni

[CINEMA]
17h – Fujona – Em busca da liberdade
(MS, Documentário, 22 min e 41 seg – 2018)
Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá (R. Gen. Rondon, 1033 – Centro)
Sinopse: Aborda o espaço destinado aos animais silvestres com a expansão das atividades humanas em seus territórios. O filme conta a história do filhote de onça pintada que fugiu duas vezes do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Campo Grande/MS, foi capturada e depois solta na natureza. O curta reproduz toda trajetória sob o ponto de vista da onça, levando o público a acompanhar os seus sentimentos e sua busca pelo seu habitat natural.
Ficha Técnica: Direção e roteiro: Lu Bigatão Rios / Co-roteirista – Rosiney Bigatão / Assistente de direção – Carlos Diehl / Direção de fotografia e cinegrafia – Fabricio Borges e Tatiana Varela / Produção – Fernanda Kunzler e Claudiney Pecois / Som direto, trilha e pós-produção de áudio -EDOPE Áudio / Design, Edição – Carlos Diehl e Rosiney Bigatão / Colorização e vinhetas – Tatiana Varela / Design gráfico Venise Pascoal de Melo / Fotografia – Marcelo Oliveira.

[CINEMA]
17h30 – @ana
(MS, Ficção, 12 min e 42 seg – 2020)
Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá (R. Gen. Rondon, 1033 – Centro)
Sinopse: Ana é uma garota ambiciosa que encontrou nas redes sociais um jeito de ganhar a vida. Para conseguir sucesso e reconhecimento, ela planeja fazer uma transmissão ao vivo de um sequestro forjado, mas é claro que as coisas não vão como planejado. Ou vão?
Ficha Técnica: Uma produção Marshmelo Filmes, um filme de Pedro Melo “@ana” /
Direção de Produção: Aniela Paes / Direção de Fotografia: Deivison Pedrê / Figurinos: Gugliatto / Maquiagem e Cabelo: Thailize Veiga / Assistente de direção: Matheus Alexandre / Gaffer: Victor Hugo Sandim / Som direto: Rodrigo Felix / Música: Fábio Adames e Victor Winkler / Elenco – Ana: Rayra Calin, Pai: Fernando Lopes, Tiago: Samir Castro, Junior: Bruno Roque, Rô: Ligia Prieto / Figuração: Cláudio Avelino e Jessica Martinez / Making Of: Iohan Fagundes, Paulo Henrique, Felipe Ormond e Victor Hugo Sandim

[CINEMA]
17h45 Copa 181
(MS, Ficção, 1h e 20min – 2017)
Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá (R. Gen. Rondon, 1033 – Centro)
Sinopse: Taná (Carlos Takeshi) vive com a esposa Eros (Simone Mazzer) em Copacabana, no Rio de Janeiro. Enquanto ele trabalha numa pequena loja de materiais de construção, ela dedica-se à carreira de cantora de ópera. Entretanto, a monótona rotina do casal é afetada pela sauna gay Copa 181, uma espécie submundo secreto onde trabalha a travesti Kika (Silvero Pereira).
Ficha Técnica: Elenco Carlos Takeshi, Simone Mazzer, Silvero Pereira, Caetano O’Maihlan, Fernanda Boechat, Gabriel Canella, Higor Campagnaro, Otto Jr., Sérgio Coelho e Paulo Giannini / Direção e roteiro Dannon Lacerda / 1° Assistente de direção Afonso Presto de Sousa / 2° Assistente de direção Ana Rios / Direção de fotografia Tiago Scorza / Desenho de arte Clarice Van Rybroek e Mariana Valente / Som direto Marcos Padilha / Montagem Duda Nísio e Fernanda Teixeira / Desenho de som Bernardo Uzeda / Trilha musical Marcelo H / Direção de produção Marina Trindade / Produção-executiva Dannon Lacerda / Produção Cabaré Filmes

[CIRCO]
17h – Tomate, puro tomate – Victor Ávalos – Palhaço Tomate (Argentina)
Local: Coliseo Juan Evo Morales Aima (Puerto Quijarro/Bolívia)
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Tomate, Puro Tomate é um show de Manipulação de Balões, Comédia, Magia e Malabarismo. De maneira original e divertida, o espetáculo tem a pretensão de fazer rir e ao mesmo tempo de nos fazer pensar em nossos problemas como sociedade, ora com momentos inocentes, ora com momentos ácidos.

[MÚSICA]
19h – SoulRa (MS)
Local: Coliseo Juan Evo Morales Aima (Puerto Quijarro/Bolívia)

[TEATRO]
18h – Casatória c’a Defunta – Cia Pão Doce (RN)
Local: Praça da República [em frente ao ILA] (Rua Antônio Maria Coelho c/ Rua Delamare)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: A Casatória c’a Defunta, conta de modo lúdico e divertido as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pés-de-banco” (releitura da perna de pau com banquinhos de madeira) contam a história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o seu mundo. Lá, o jovem fará valorosos amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto à não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida.
Ficha técnica: DIREÇÃO: Marcos Leonardo / Elenco: Mônica Danuta, Paulo Lima, Raull Araújo, Ligia Kiss, Diogo Rocha / Dramaturgia e Concepção e direção musical: Romero Oliveira / Cenografia e figurinos: Marcos Leonardo / Bancos: Evanilson / Produção, Máscaras, e Maquiagem: Cia. Pão Doce de Teatro Bonecos: Cia Pão Doce e Edgley Almeida / Iluminação: Paulo Lima / Fotografias do espetáculo: George Vale

[CIRCO]
18h30 – Circo Fubanguinho – Trupe da Lona Preta (SP)
Local: Praça do Nova Corumbá (Rua Paraíba c/ Rua Ciríaco de Toledo)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: A peça conta a história de dois palhaços que foram expulsos do picadeiro e demitidos da trupe pelo dono do circo. Desde então, tentam reconquistar seus empregos de todas as maneiras possíveis. De forma humorada, o espetáculo apresenta a contradição entre o dono do circo, que se apresenta como a ordem e eficiência, e os funcionários, apresentados como símbolos da marginalidade, ineficiência e improdutividade.
Ficha técnica: Direção: Sergio E Joel Carozzi / Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.

[DANÇA]
19h – Lost and found – Cia. Danza Bethania Joaquinho (Paraguai)
Local: Corumbaense (Avenida General Rondon, S/N – Centro)
Classificação: Livre
Duração: 10 minutos
Sinopse: ‘’Lost and found’’ trata do medo de sair do país de origem para buscar novas oportunidades no extrangeiro. Ser migrante, artista e enfrentar os conflitos das adaptações para sobreviver e crescer em uma nova cultura.
Ficha técnica: Coreógrafa: Bethania Joaquinho / Bailarina: Nastia Goiburu / Música: La Catedral – Agustín Barrios ”Mangoré”

19h15 – Presença na ausência – Balé de Niterói (RJ)
Local: Corumbaense (Avenida General Rondon, S/N – Centro)
Classificação: livre
Duração: 45 min
Sinopse: A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta seu novo trabalho, Presenças na Ausência, uma criação da coreógrafa carioca Esther Weitzman. A composição trata de um olhar reflexivo e coreográfico sobre o ciclo do Modernismo que teve sua trajetória marcada pela Semana de Arte Moderna de 1922 , que comemoramos seu centenário. Através do movimento atravessado pelos acontecimentos da atual história brasileira e o nosso passado recente, os bailarinos tecem seus gestos e suas relações espaço-temporais no âmbito da cena e além. Dançam a inquietude e as incertezas pertinentes à contemporaneidade, expondo no corpo as marcas e as memórias de um Brasil cheio de matizes.
Ficha técnica: Concepção, Coreografia e Direção: Esther Weitzman / Bailarinos-Criadores: Alex Senna, Bruna Lopes, Carol Martins, Diego Cruz, Gilson Paixão, Isa Kokay, Jeanete Guenka, João Correia,Mariana Mesquita,Mirna Nijs e Robson Schmoeller / Músicos-Criadores: André Aroeira e André Bitto / Assistente e Ensaiadora: Fabricia Ribeiro / Colaboração Artística: Fabiana Nunes / Concepção de Figurino: Jonathan Carvalheira / Colaboração no Vestuário: Esther Weitzman e João Correia / Designer de Luz: Paulo Cesar Medeiros / Fotografia: Sabrina Paz e Luiz Kerche / Projeto Gráfico: Karla Kalife

[MÚSICA]
20h30 – Palco Integração: Evelyn Lechuga (MS)
21h45 – Palco Integração: Ruben Rada (Uruguai)
Local: Praça Generoso Ponce

[MÚSICA]
23h30 – Palco Rio Paraguai: RCR (MS)
00h40 – Palco Rio Paraguai: Marcelo D2 (RJ)
Local: Porto Geral

29 DE MAIO (DOMINGO)

[CULTURA DE RUA]
Intervenção com Graffiti
Local: Centro de Corumbá
Sinopse: Graffiti coletivo idealizado e produzido pelos artistas de corumbá: Rude, Primo, Giu e Digo com a proposta de promover a integração entre arte urbana e patrimônio cultural local.

[ARTES VISUAIS]
Exposição – Ícones 100ANOS de 1922 com Luiz Carlos Fernandes (SP)
Local: Porto Geral
Sinopse: O premiado chargista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival os ícones de 1922 com 10 caricaturas em grande dimensão produzidas pelo artista, com curadoria da gestora do núcleo de artes da FCMS, Marilena Grolli e todas estarão expostas na área externa no calçadão em frente ao MUHPAN. Dentre os prêmios do artista destacamos: Em 1997 ganhou o prêmio HQmix de “Melhor ilustração infantil” com a coleção do Castelo Rá-Tim-Bum e de “Melhor caricaturista do Brasil”em 2009. Acumulou mais de 70 prêmios, no Brasil e exterior, entre eles o World Press Cartoon.

[DANÇA]
9h – Cabeção pelo mundo – Maria Eugenia (SP)
Local: Feira Livre (Rua Ladário c/ Rua General Rondon)
Classificação: livre
Duração: 40 min
Sinopse: Esse personagem foi inspirado na tradição “Cabeçudos” da cidade de São Caetano de Odivelas (PA).
Ficha Técnica: Manipulação: Maria Eugenia Tita / Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida / Artista Plástico: Sandro Roberto

[CIRCO]
10h – Circo Fubanguinho – Trupe da Lona Preta (SP)
Local: Feira Livre (Rua Ladário c/ Rua General Rondon)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: A peça conta a história de dois palhaços que foram expulsos do picadeiro e demitidos da trupe pelo dono do circo. Desde então, tentam reconquistar seus empregos de todas as maneiras possíveis. De forma humorada, o espetáculo apresenta a contradição entre o dono do circo, que se apresenta como a ordem e eficiência, e os funcionários, apresentados como símbolos da marginalidade, ineficiência e improdutividade.
Ficha técnica: Direção: Sergio e Joel Carozzi / Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.

[LGBTQIA+]
14h às 20h30 – Território Performático: Sarau LGBTQIA+
Local: Muphan e Palco Rio Paraguai (Porto Geral)
Sinopse: Espaço destinado a valorização das artes produzidas pela comunidade LGBTQIA+ que inspiram e deslumbram por transparecer a liberdade, o valor histórico e social dessas expressões artísticas que transcendem a performance e o palco, tornando-se capazes de questionar o funcionamento do mundo e a maneira como os gêneros são encarados pela sociedade. Provocando o público a refletir sobre o lúdico, suas emoções, sensações e ao mesmo tempo debater política. Discotecagem, Música, Slam, Performances, Arte Circense, Amor, Brilho, Paz, Harmonia e Muita Resistência fazem parte dessa programação, confira:

[Coletivo de Arte e Cultura LGBTQIA+]
Drag Queens: Thaila Andreaze , Val Araújo e bailarinos, Danielle Oliveira, Rhay, Jackeline Pazoline e Jonateia / Dança: Grupo URBER e Kiara / Música: Malunga’Z , As Meninas do Pagode e DJ Leandro Novaes / Circo: Luis Flores / Produção Geral: Marcio kalango e Giovanno Morrone

[Slam]
Aline Rios (Raah Conde), Melissa Rondon, Afro Queer e Isa Ramos (MS)

[Performance]
Estamos em Obra – Adovale Dias e Klarissa Faye (PE)
House Hands Up (MS)

[Música]
Show Jessica Caitano e Chico Correa (PE)
Show Monobloco (RJ)

[CIRCO]
16h30 – Tomate, puro tomate – Victor Ávalos – Palhaço Tomate (Argentina)
Local: Jardim da Independência (Rua Frei Mariano c/ Rua 13 de junho)
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Tomate, Puro Tomate é um show de Manipulação de Balões, Comédia, Magia e Malabarismo. De maneira original e divertida, o espetáculo tem a pretensão de fazer rir e ao mesmo tempo de nos fazer pensar em nossos problemas como sociedade, ora com momentos inocentes, ora com momentos ácidos.

[TEATRO]
17h – Revolução – Teatral Grupo de Risco (MS)
Local: Praça do Conjunto SEAC
Rua Projetada c/ Rua 17 de março c/ Rua Frederico Aranda (Ladário/MS)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Sinopse: Um operário que busca melhoria de salário e ao conseguir é despedido de seu emprego. Zequinha Tapioca, também operário, tenta organizar uma revolução e se torna um dos candidatos à presidência da república. No país, é ano eleitoral. Conchavos políticos e midiáticos são travados enquanto José da Silva e sua mulher tentam sobreviver e alimentar 11 crianças. Disputa de poder, miséria e ganância, o retrato desastroso de uma pátria combalida e conspurcada.
Ficha técnica: Direção: Coletiva – Teatral Grupo de Risco / Produção: Coletiva / Elenco: Fábio Umeda, Ewerton Goulart, Fernanda Kunzler e Yago Garcia / Contra-regra: João Bosco Echeverria / Cenário: Márcia Gomes / Adereços e Figurinos: O grupo / Arte visual / Fotos: Helton Perez – Vaca Azul / Texto original: Augusto Boal adaptado pelo Teatral Grupo de Risco.

[MÚSICA]
18h – Palco Ladário: Lulu Mello (MS)
19h – Palco Ladário: RT Banda Show (MS)
Local: Local: Praça do Conjunto SEAC
Rua Projetada c/ Rua 17 de março c/ Rua Frederico Aranda (Ladário/MS)

[CIRCO]
18h – Bebê a Bordo – Grupo Flor e Espinho (MS)
Local: Praça CEU (Rua Mal. Deodoro, nº 2185 – Popular Nova, Corumbá)
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Sinopse: Um Palhaço andarilho, num dia qualquer, encontra algo inesperado numa lata de lixo. Confuso entre ficar ou fugir, o que se dá a partir deste encontro é uma história com ações comoventes, cujo sentido de cuidado, sensibilidade e afetividade são estabelecidos numa narrativa que coloca o riso numa dramaturgia reflexiva e emotiva sem perder a característica da palhaçaria.
Ficha técnica: Roteiro: João Lima / Atuação: Anderson Lima / Som: Wesley IP / Técnico de Som: Ewerton Goulart / Produção: Carol Garcia / Cenário: Flor e Espinho Teatro

[DANÇA]
19h – Lost and found – Cia. Danza Bethania Joaquinho (Paraguai)
Local: Corumbaense (Avenida General Rondon, S/N – Centro)
Classificação: Livre
Duração: 10 minutos
Sinopse: ‘’Lost and found’’ trata do medo de sair do país de origem para buscar novas oportunidades no extrangeiro. Ser migrante, artista e enfrentar os conflitos das adaptações para sobreviver e crescer em uma nova cultura.
Ficha técnica: Coreógrafa: Bethania Joaquinho / Bailarina: Nastia Goiburu / Música: La Catedral – Agustín Barrios ”Mangoré”

19h15 – Silêncio Branco – Ginga Cia de dança (MS)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Local: Corumbaense (Avenida General Rondon, S/N – Centro)
Sinopse: Silêncio Branco, o espetáculo que marca os 35 anos da Companhia coloca em cena o feminicídio e outras formas de violência impostas ao universo feminino. “Silêncio Branco”, trata de um tema social tão difícil quanto urgente: a violência contra a mulher.
Ficha técnica: Direção Geral: Chico Neller / Pesquisa: Gilbas Piva Junior / Concepção Cênica: Chico Neller / Colaboração Cênica: Diógenes Pivatto e Gilbas Piva Junior / Preparação Cênica: Arce Correia / Ensaiador: Paulo Paim / Psicóloga: Lucimeire Freitas / Desenho e Operação de Luz: Espedito di Montebranco / Figurinos Concepção e Execução: Jane Rosa/Clicya Nuccia / Trilha Sonora e Mixagem: Marcos Mendes / Técnico de Som: Evandro Dias / Assessoria de Imprensa: Contexto Mídia / Designer Gráfico e Social Media: Ederson Almeida / Fotografia e vídeo: Helton Perez / Textos: Cândida Cristina C F Magalhães e Ederson Almeida / Produção: Ginga Cia de Dança / Elenco: Ana Carolina Brindarolli, Brendon Feitosa, Diógenes Pivatto, Frantielly Icassatt, Maria Fernanda Figueiró, Patrícia Signoretti e Tanara Maciel.
[MÚSICA]
20h30 – Palco Integração: Juci Ibanez (MS)
21h45 – Palco Integração: Mart’nália (RJ)
Local: Praça Generoso Ponce

[MÚSICA]
23h30 – Palco Rio Paraguai: Muchileiros (MS)
00h40 – Palco Rio Paraguai: Hermanos Irmãos e convidados (MS): Carmen Monges (Paraguai) e Ruben Goldin (Argentina), Moinho Cultural (MS)
Local: Porto Geral

FICHA TÉCNICA

GERÊNCIA DE DIFUSÃO CULTURAL

Soraia Aparecida Ferreira
Coordenação Geral

Sidinéia Beltrani
Administrativo

Jane Dias
Administrativo

AUDIOVISUAL, CULTURA DE RUA E LGBTQIA+

Lidiane Lima
Coordenação de Produção e Curadoria

Mariana Rojas
Produção

Pedro Alvarenga
Assistente de Produção

Jéssica Cândido
Assistente de Produção

Junior Silva
Assistente de Produção

Kauê Ferreira
Receptivo

Genilson da Silva
Assistente de Produção, Cenotécnico de Motorista

Lucas Pakato
Roadie

Ulisver Silva
Curadoria dos filmes regionais

Fabiana Fernandes
Curadoria dos filmes regionais

Frederico de Almeida Campos
Curadoria dos filmes regionais

MÚSICA

Vitor Maia
Coordenação de Produção e Curadoria

Alberto Abdallah
Produtor executivo

Guga Borba
Diretor técnico do Palco Integração

Júnior Veasey
Diretor técnico do Palco Rio Paraguai

Rafael Teixeira
Roadie

Leandro Caminha
Receptivo

Kelly Lopes
Receptivo

Filipe Martins
Receptivo

Demétrius Hernandes
Curadoria dos artistas regionais

Danilo Nuha
Curadoria dos artistas regionais

DANÇA

Franciella Cavalheri
Coordenadora de Produção e Curadoria

Julia Aissa
Assistente de Produção

Kelly Queiroz
Assistente de Produção

Allan Rassan
Assistente de Produção

Ademar Luz
Assistente de Produção

Sérgio Galvão
Iluminador cênico

TEATRO E CIRCO

Marcio Veiga
Coordenação de Produção e Curadoria

Luciana Kreutzer
Coordenação de Produção e Curadoria

Gyslaine Tlaes
Produção

Salim Haqzan
Produção

Sirlei Sanches de Lima
Técnico de Som e Luz

Stepheen Baylon Abrego
Técnico de Som e Luz

Carol Dibere Anna
Assistentes de Produção

Crisley Lima
Assistentes de Produção

Luciana Zlata
Assistentes de Produção

Panmela Souza
Assistentes de Produção

Waldir Dornelles
Assistentes de Produção

Tom Atagiba
Assistentes de Produção

Pureza Barbosa Coutinho
Receptivo de Teatro e Circo

Lia de Almeida
Curadoria artistas regionais de teatro, circo e dança

Aleksandra Batista Branca
Curadoria artistas regionais de teatro, circo e dança

Salim Haqzan
Curadoria artistas regionais de teatro, circo e dança

ARTES VISUAIS

Marilena Grolli
Coordenadora de Produção e Curadoria

Wladimir Molina
Assistente de Produção 

FUNDAÇÃO DE CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL – FCMS
GERÊNCIA DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE MS – GPHC
FESTIVAL AMÉRICA DO SUL PANTANAL – FASP 2022
PROGRAMAÇÃO

25/05 – Quarta – Feira

  • ORALIDADE | O JOGO DA MEMÓRIA Jusley Monteiro de Sousa
    DESCRIÇÃO: A narrativa apresenta a jornada de um contador de histórias que está perdendo a memória. Ele viaja o mundo recolhendo contos populares originários do Brasil, Peru, Argentina, Bolívia e outros países. Ele deve voltar e contar todas as histórias para seu sucessor. O jogo da memória é uma batalha de vida ou morte para o povoado de Formiga, mas eles ainda não sabem disso.
    | 15H00M | LOCAL: CRAS Itinerante – A. Brandão Júnior, 82- Dom Bosco, Corumbá – MS- 1º ao 5 ano.
  •  
  • ORALIDADE | O JOGO DA MEMÓRIA Jusley Monteiro de Sousa
    DESCRIÇÃO: A narrativa apresenta a jornada de um contador de histórias que está perdendo a memória. Ele viaja o mundo recolhendo contos populares originários do Brasil, Peru, Argentina, Bolívia e outros países. Ele deve voltar e contar todas as histórias para seu sucessor. O jogo da memória é uma batalha de vida ou morte para o povoado de Formiga, mas eles ainda não sabem disso.
    | 19H | LOCAL: R. Ladário – SAROBÁ

26/05 quinta-feira

LITERATURA

  • ORALIDADE | “ESSES VIAJANTES E SUAS HISTORIETAS” AUGUSTO CEZAR BARBOSA FIGLIAGGI – BADAIÁ ARTE
    DESCRIÇÃO: A cultura popular é um baú que guarda histórias, músicas, brincadeiras de palavras, parlendas e todo tipo de tesouro que nos permite conhecer de modo brincante o perfil de um povo. Afinal o que faz uma sociedade ser encantadora são as pessoas que nela vivem e pessoas são feitas de um material muito difícil de reparar a olho nu: histórias! Histórias que podem servir de matéria prima para outras pessoas construírem a si mesmas.
    | 09H 30M | LOCAL: EMEI Parteira Ana Gonçalves do Nascimento | Educação Infantil
  •  
  • OFICINA | HISTÓRIAS, PRA QUE TE CONTO? | SANDRA GUZMAN (SP/BR)
    DESCRIÇÃO: O que você faria se um monstro saísse de trás das cortinas no meio da noite? E se alguém fizesse uma aposta colocando sua coragem em jogo? São essas narrativas que compõe esta apresentação. Duas histórias escolhidas a dedo para encorajar qualquer criança (e qualquer adulto) a vencer seus medos.
    | 08H00M | LOCAL: E.M. Almirante Tamandaré | Ensino Fundamental I: 1º ao 5º Ano
  •  
  • ORALIDADE | DENTRO DA NOITE VELOZ – FEBRARO DE OLIVEIRA
    DESCRIÇÃO: “DENTRO DA NOITE VELOZ” busca o desimaginar da palavra e da linguagem em exercício ativo. Na proposição do improviso como criadora de fenda e fresta na construção literária. Um performática que busca o improviso durante 40 minutos a partir das relações externas e internas. Carregando clássicos e contemporâneos, o mesmo busca o entreamento da palavra e o silêncio. Nisso, a carga tradicional da literatura como carregadora de lembrança se esvai, uma literatura que evoca o esquecimento, que cria pervasão. Um performer, livros e projeções: a busca do esquecer como criação
    19H00M | LOCAL: E.M. Ângela Maria Pérez | EJA (Educação de Jovens e Adultos)
  •  
  • OFICINA | NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS | PAMELA GUTIERREZ (BOL)
    DESCRIÇÃO: Como trabalhar as narrativas orais com artista boliviana.
    19H | LOCAL: MUPHAN
    INSCRIÇÕES: No Local
  •  
  • EXPOSIÇÃO LITERÁRIA | “A CASA BAÍS”, DE FÁBIO QUILL
    DESCRIÇÃO: A exposição tem objetivo de apresentar ao público o Processo de Criação da obra “A Casa Baís” através de originais, esboços, rascunhos de textos, roteiro e extras (artes não inclusas na hq,teste de cor, técnica usada para simular a imagem de um jornal antigo) com utilização de mídia online acessadas através de QRCode conteúdo áudio explicativo em segmentos da exposição.
    07H30M – 19H00M | LOCAL: Muphan – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro | PÚBLICO: LIVRE

AUDIOVISUAL

  • OFICINA DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA – UM OLHAR SOBRE LÍDIA E LOBIVAR
    Ministrantes Thays do Nascimento Galitzki Milan e Agatha Pinheiro Rezende
    Local: IFMS
    Data: 26, 27 e 28 de maio
    Horário: 08h as 18h
    Ação: Através das obras de Lídia Baís e das poesias de Lobivar Barros de Matos a oficina se propõe a fazer fotografias analógicas em P&B inspiradas por tais artistas regionais. Os participantes da oficina escolherão entre temas já pré-selecionados que referenciam os autores.
  •  
  • CINEMA – CINE SOLAR
    Horário: Oficinas 14:30h às 17h / Cinema 19h
    Local: Ladário – Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra
    O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. O espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Oficinema
Além das sessões de cinema, o CineSolar promove a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública. No encontro são abordados temas da permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia, e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema à noite para a comunidade local.

PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO

  • OFICINA EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA LIDA COM A CAL, EM CORUMBÁ-MS
    Ministrante: Toninho Sarasá – Conservador e Restaurador (Estúdio Sarasá)
    Local: IPHAN – R. Domingos Sahib, 157 – Centro, Corumbá – MS, 79300-130
    Horário: 13h – Abertura Oficial pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
    13h30 – Oficina Teórica: A Zeladoria do Patrimônio Cultural, Ciclo dos materiais – do Natural ao Cultural, do Cultural ao Natural; Compreensão da política de preservação do patrimônio cultural; Entendimento das degradações das edificações históricas, posturas de restabelecimento e diretrizes ao salvamento; Respeito à disposição dos equipamentos e das características históricas inerentes; Posturas da Zeladoria.
    A Cal no Patrimônio Cultural Edificado – construção e preservação; O que é, seus usos e a lida com o material; Histórico, Características e Tipos de Cal; Transmissão dos saberes; A Humanidade e a relação com a construção e uso das ferramentas para trabalhar as Argamassas.

ARTES VISUAIS

  • GALERIA DAS ARTES
    O MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul traz para o FASP 2022 obras de seu acervo desta que é considerada uma das pioneiras das modernas artes no Estado e que nesta edição do Festival será uma das grandes homenageadas, Lídia Baís. A galeria foi pensada com os objetivos de valorizar e promover debates na contemporaneidade por intermédio do acervo do museu com a intenção de torná-lo acessível ao público e apresentar novas trajetórias artísticas nas artes visuais. Foram convidados também 10 artistas para expor com as mais diferentes linguagens plásticas. São eles: Izulina Xavier, Jonir Figueiredo, Henrique Arakaki, Natasha Figueiredo e Sol Ztt, Adilson Scheiffer, Aldo Torres, Ilacir Galvão, Descendentes de Lídia, Coletivo Enegrecer e Confraria Socioartista.
    Horário da exposição: 16h às 22h
    Local: Praça Generoso Ponce

POVOS INDÍGENAS

  • TENDA DOS SABERES INDÍGENAS
    Comercialização de artesanatos indígenas e atividades culturais com a participação das etnias de Mato Grosso do Sul.
    Horário: 16h às 22h
    Local: Praça Generoso Ponce

PATRIMÔNIO IMATERIAL

  • OFICINA “CONFECÇÃO DE GANZÁ”
    Horário: 13h
    Local: IPHAN. Rua Manoel Cavassa – Centro. Corumbá
  • ENCONTRO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
    Horário: 16h30
    Local: Porto Geral

27/05 sexta-feira

PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO

  • OFICINA EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA LIDA COM A CAL, EM CORUMBÁ-MS
    Local: IPHAN – R. Domingos Sahib, 157 – Centro, Corumbá – MS, 79300-130
    Horário: 13h30
    A pintura à base de Cal; Caiação – preparação e aplicação. Composições e funções; Os Pigmentos – história e tipos; Acabamentos – afresco, esgrafito, marmorizado, escaiola. Argamassas Pigmentadas; Intervenções cromáticas no Patrimônio Cultural. Oficina de Pintura à base de Cal; Construção da Paleta de Cores.

AUDIOVISUAL

  • OFICINA DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA – UM OLHAR SOBRE LÍDIA E LOBIVAR
    Ministrantes Livia Campos e Mauricio Costa Jr.
    Local: IFMS
    Data: 26, 27 e 28 de maio
    Horário: 08h as 18h
    Ação: Através das obras de Lídia Baís e das poesias de Lobivar Barros de Matos a oficina se propõe a fazer fotografias analógicas em P&B inspiradas por tais artistas regionais. Os participantes da oficina escolherão entre temas já pré-selecionados que referenciam os autores.
  •  
  • CINEMA – CINE SOLAR
    Horário: Oficinas 14:30h às 17h / Cinema 19h
    Local: Ladário – Bairro Alta Floresta na Quadra Moryacir Gomes de Avelar
    O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. O espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
    Oficinema
    Além das sessões de cinema, o CineSolar promove a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública. No encontro são abordados temas da permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia, e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema à noite para a comunidade local.

ARTES VISUAIS

  • GALERIA DAS ARTES
    Horário da exposição: 16h às 22h
    Local: Praça Generoso Ponce
    O MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul traz para o FASP 2022 obras de seu acervo desta que é considerada uma das pioneiras das modernas artes no Estado e que nesta edição do Festival será uma das grandes homenageadas, Lídia Baís. A galeria foi pensada com os objetivos de valorizar e promover debates na contemporaneidade por intermédio do acervo do museu com a intenção de torná-lo acessível ao público e apresentar novas trajetórias artísticas nas artes visuais. Foram convidados também 10 artistas para expor com as mais diferentes linguagens plásticas. São eles: Izulina Xavier, Jonir Figueiredo, Henrique Arakaki, Natasha Figueiredo e Sol Ztt, Adilson Scheiffer, Aldo Torres, Ilacir Galvão, Descendentes de Lídia, Coletivo Enegrecer e Confraria Socioartista.
  • Palestra: “Lídia Baís: Nuances de uma trajetória feminina” com Prof. Dra. Fernanda Reis – 18:30H

Fernanda Reis é Doutora em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com a Tese: “Razão e loucura na produção artística de Lídia Bais. Nuances de uma trajetória feminina” defendida em 2020. Autora do livro: Lídia Baís. Arte, vida e metamorfose (2018). Pesquisadora do Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade- LEGHI/UFGD/UNESCO. Membro editorial da Revista Nordestina de História do Brasil (RNHB). Professora de ensino básico e do curso de Pós-Graduação, Historiadora dos Temas Sensíveis em História com ênfase na História das mulheres. Atualmente está concluindo o estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com a pesquisa: “Exploração sexual de mulheres na fronteira Brasil-Paraguai. Desafios para Mato Grosso do Sul”.

POVOS INDÍGENAS

  • TENDA DOS SABERES INDÍGENAS
    Horário: 09h às 22h
    Local: Praça Generoso Ponce

ACESSIBILIDADE

  • RODA DE CONVERSA: Acessibilidade na cultura, caminho para a inclusão e cidadania.
    das pessoas com deficiência.
    DATA/HORA: 14h
    LOCAL: MUPHAN
    DESCRIÇÃO: Destinada a Público: gestores, profissionais, acadêmicos, pessoas com deficiência, representantes dos órgãos governamentais, das organizações da sociedade civil que atuam junto às pessoas com deficiência, dos conselhos e dos fóruns de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, comunidade e demais interessados no tema, a roda de conversa será realizada de maneira dialógica, no primeiro momento com a exposição de aproximadamente 20 minutos do TEMA: acessibilidade na cultura, caminho para a inclusão e cidadania das pessoas com deficiência, observando a ementa: direitos de acesso à cultura pelas pessoas com deficiência, legislações vigentes no país e tratados internacionais, o papel da cultura para a inclusão das pessoas com deficiência, estratégias de trabalho para que as pessoas com deficiência sintam-se pertencentes ao mundo cultural, acessibilidade à cultura, a inclusão das pessoas com deficiência no mundo da cultura. Proposta de elaborar um documento que deve prever o compromisso de promover acessibilidade e inclusão nas ações culturais do estado de Mato Grosso do Sul.

PATRIMÔNIO IMATERIAL

  • ENCONTRO E OFICINAS DE CAPOEIRA”

CAPOEIRA – Oficina de Maculele com Ailson Oliveira de Andrade – Professor kuim
Descrição: Maculelê: uma dança folclórica brasileira com raízes Africanas e indígenas que simula uma luta tribal usando como arma bastões. Na sua origem foi uma arte marcial armada usada pelos índios e negro nas suas uniões na história.
Horário: 08h às 09h30
Local: Porto Geral

CAPOEIRA Curso de Benguela com Valmir da luz Fernandes – Professor Sombra
Descrição: Benguela: luta brasileira onde tem os seus movimentos condenados com expressão no qual e utilizado ataque e defesa com um ritmo mais cadenciado entre os atletas.
Horário: 09h30 às 11h
Local: Porto Geral

CAPOEIRA – Oficina de instrumentação e musicalidade na capoeira moderna com Erwiton Silva Candia – Instrutor Ton
DESCRIÇÂO: Oficina abordando temas contemporâneos e primitivos, dos instrumentos e cantigas da roda de capoeira tradicional.
Horário: 14h às 16h
Local: Porto Geral

  • VII ENCONTRO DOS MESTRES DOS SABERES
    Horário: 16h30
    Local: Porto Geral

LITERATURA

  • QUEBRA-TORTO COM LETRAS | ANA MARIA SHUA (ARGENTINA); MARIA VALÉRIA REZENDE (PARAÍBA/BRA), TÂNIA SOUZA (MS). MEDIAÇÃO: ROSANA ZANELATTO
    Apresentação cultural com Tati de Conto
    *DESCRIÇÃO: No campo da Literatura Latino-americana, nesta 16º edição do Festival América do Sul Pantanal, o Quebra-torto com Letras tem o prazer de contar com a presença de grandes escritores que em seus textos revelam a natureza humana latino-americana. Contaremos com a presença de Ana Maria Shua (Argentina), Maria Valéria Rezende (Brasil/Paraíba) e Tânia Souza (Brasil/Mato Grosso do Sul) que discutirão seus processos de escrita e sobre a estética da palavra latino-americana.
    8H| LOCAL: Moinho Cultural Sul-Americano
    INSCRIÇÕES: Serão disponibilizados 200 (duzentos ticket) por ordem de chegada.
  •  
  • ORALIDADE | “ESSES VIAJANTES E SUAS HISTORIETAS” AUGUSTO CEZAR BARBOSA FIGLIAGGI – BADAIÁ ARTE
    *DESCRIÇÃO: A cultura popular é um baú que guarda histórias, músicas, brincadeiras de palavras, parlendas e todo tipo de tesouro que nos permite conhecer de modo brincante o perfil de um povo. Afinal o que faz uma sociedade ser encantadora são as pessoas que nela vivem e pessoas são feitas de um material muito difícil de reparar a olho nu: histórias! Histórias que podem servir de matéria prima para outras pessoas construírem a si mesmas.
    | 08H00M | LOCAL: EMEI Luiz Feitosa Rodrigues | Ensino Fundamental I: 1º ao 5º Ano
  •  
  • ORALIDADE | PARA CRIANÇAS CORAJOSAS | PAULA DUGAICH (SP/BR)
    *DESCRIÇÃO: O que você faria se um monstro saísse de trás das cortinas no meio da noite? E se alguém fizesse uma aposta colocando sua coragem em jogo? São essas narrativas que compõe esta apresentação. Duas histórias escolhidas a dedo para encorajar qualquer criança (e qualquer adulto) a vencer seus medos.
    13H | LOCAL: Escola Nelson Mangabeira – Ladário
  •  
  • ORALIDADE | CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | SANDRA GUZMAN
    DESCRITIVO:
    15H30M | LOCAL: E.M. Barão do Rio Branco | Ensino Fundamental I: 1º ao 5º Ano
  •  
  • ORALIDADE | PARA CRIANÇAS CORAJOSAS | PAULA DUGAICH (SP/BR)
    *DESCRIÇÃO: O que você faria se um monstro saísse de trás das cortinas no meio da noite? E se alguém fizesse uma aposta colocando sua coragem em jogo? São essas narrativas que compõe esta apresentação. Duas histórias escolhidas a dedo para encorajar qualquer criança (e qualquer adulto) a vencer seus medos.
    15H30M | LOCAL: Biblioteca CEU Heloísa Urt – Rua Marechal Deodoro, 2200 – Bairro Jardim dos Estados | Ensino Fundamental I: 1º ao 5º Ano

EXPOSIÇÃO LITERÁRIA | “A CASA BAÍS”, DE FÁBIO QUILL

DESCRIÇÃO: A exposição tem objetivo de apresentar ao público o Processo de Criação da obra “A Casa Baís” através de originais, esboços, rascunhos de textos, roteiro e extras (artes não inclusas na hq,teste de cor, técnica usada para simular a imagem de um jornal antigo) com utilização de mídia online acessadas através de QRCode conteúdo áudio explicativo em segmentos da exposição.
07H30M – 19H00M | LOCAL: Muphan – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro | PÚBLICO: LIVRE

28/05 sábado

LITERATURA

  • QUEBRA-TORTO COM LETRAS | CARLA MALIANDI (ARGENTINA), SANTIAGO NAZARIAN (SP/BR), MARCIA MEDEIROS (MS). MEDIAÇÃO: WELLINGTON FURTADO.
    Apresentação Cultural com Salim Hazqan
    DESCRIÇÃO: No campo da Literatura Latino-americana, nesta 16º edição do Festival América do Sul Pantanal, o Quebra-torto com Letras tem o prazer de contar com a presença de grandes escritores que em seus textos revelam a natureza humana latino-americana. Contaremos com a presença de Carla Maliandi (Argentina), Santiago Nazarian (Brasil/São Paulo), Marcia Medeiros (Brasil/Mato Grosso do Sul) que discutirão seus processos de escrita e sobre a estética da palavra latino-americana.
    8H | LOCAL: Moinho Cultural Sul-Americano
    INSCRIÇÕES: serão disponibilizados 200 (duzentos tickets) por ordem de chegada.
  •  
  • OFICINA | SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
    DESCRIÇÃO: Esta oficina será dividida em dois momentos: o primeiro, reservado à apresentação da biografia do escritor Lobivar Matos, homem das letras e intelectual brasileiro dos anos de 1930 e terá passagens por momentos interessantes de sua trajetória, sempre imersa pelas imagens da poesia. O segundo, impulsionado pela leitura de suas obras, publicadas em 1935 e 1936, colocará os poemas de Areôtorare e Sarobá em evidência, além de apresentar um pouco da produção inédita e recém-publicada, assinada pelo autor. Em cena, o destino do “poeta que não é mais desconhecido”, caminho refeito pelas ruas do “Sarobá encantado” de Lobivar Matos, um Ilustre Corumbaense.
    14H| LOCAL: EM Cyríaco Félix De Toledo | Professores
  •  
  • EXPOSIÇÃO LITERÁRIA | “A CASA BAÍS”, DE FÁBIO QUILL
    DESCRIÇÃO: A exposição tem objetivo de apresentar ao público o Processo de Criação da obra “A Casa Baís” através de originais, esboços, rascunhos de textos, roteiro e extras (artes não inclusas na hq,teste de cor, técnica usada para simular a imagem de um jornal antigo) com utilização de mídia online acessadas através de QRCode conteúdo áudio explicativo em segmentos da exposição.
    07H30M – 19H00M | LOCAL: Muphan – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro | PÚBLICO: LIVRE

PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO

  • OFICINA EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA LIDA COM A CAL, EM CORUMBÁ-MS
    Local: IPHAN – R. Domingos Sahib, 157 – Centro, Corumbá – MS, 79300-130
    Horário: 13h30
    Oficina prática de Argamassa à base de Cal; O ciclo da Cal, traços e consistência; A água, o leite e a pasta de Cal; A aplicação de argamassas à base de Cal – técnicas e funções; O Cimento; Fachadas Históricas: proteções, limpeza e higienização; Apresentação de ferramentas para trabalhar as Argamassas; Panos lisos, frisagens, ornatos – formas e elementos artísticos aplicados e integrados; Trabalhabilidade da Argamassa, tempos de preparo e cura; Argamassas de Acabamento e Proteção; Limpeza e consolidação de Argamassas à base de Cal.

AUDIOVISUAL

  • OFICINA DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA – UM OLHAR SOBRE LÍDIA E LOBIVAR
    Ministrantes Livia Campos e Mauricio Costa Jr.
    Local: IFMS
    Data: 26, 27 e 28 de maio
    Horário: 08h as 18h
    Ação: Através das obras de Lídia Baís e das poesias de Lobivar Barros de Matos a oficina se propõe a fazer fotografias analógicas em P&B inspiradas por tais artistas regionais. Os participantes da oficina escolherão entre temas já pré-selecionados que referenciam os autores.
  •  
  • CINEMA – CINE SOLAR
    Horário: Oficinas 14:30h às 17h / Cinema 19h
    Local: Corumbá – Praça do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados “Helô Urt”)
    O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. O espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
    Oficinema
    Além das sessões de cinema, o CineSolar promove a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública. No encontro são abordados temas da permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia, e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema à noite para a comunidade local.

ARTES VISUAIS

  • GALERIA DAS ARTES
    O MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul traz para o FASP 2022 obras de seu acervo desta que é considerada uma das pioneiras das modernas artes no Estado e que nesta edição do Festival será uma das grandes homenageadas, Lídia Baís. A galeria foi pensada com os objetivos de valorizar e promover debates na contemporaneidade por intermédio do acervo do museu com a intenção de torná-lo acessível ao público e apresentar novas trajetórias artísticas nas artes visuais. Foram convidados também 10 artistas para expor com as mais diferentes linguagens plásticas. São eles: Izulina Xavier, Jonir Figueiredo, Henrique Arakaki, Natasha Figueiredo e Sol Ztt, Adilson Scheiffer, Aldo Torres, Ilacir Galvão, Descendentes de Lídia, Coletivo Enegrecer e Confraria Socioartista.
    Horário da exposição: 16h às 22h
  •  
  • Apresentação Cultural: Performance/Monólogo – “Lídia Bais: A mulher de 2022”. Com Tati de Conto.

Tatiana De Conto Sangalli; é arteterapeuta, com experiencia no uso de histórias, contos e fabulas com finalidade terapêutica e Contadora de Histórias. Escreveu e atua no monólogo Lídia Bais uma mulher à frente de seu tempo que está na sua 35 apresentação e já foi visto por mais de 4 mil pessoas. – 18:30H
Local: Galeria das Artes – Praça Generoso Ponce

POVOS INDÍGENAS

  • TENDA DOS SABERES INDÍGENAS
    Horário: 09h às 22h
    Local: Praça Generoso Ponce

PATRIMÔNIO IMATERIAL

  • RODA DE CAPOEIRA
    Horário: 17h
    Local: Porto Geral

ARTE EDUCAÇÃO

  • VIII ENCONTRO REGIONAL DE ARTE EDUCADORES

Palloma de Castro – Palloma de Castro, artista, arte educadora, mediadora cultural, especialista em Metodologias Ativas, Neuropsicopedagogia e Educação Especial e mestranda em Educação para saúde pelo IPC (Instituto Politécnico de Coimbra).

  • PALESTRA – “MÃOS À OBRA” (RELATO DE EXPERIÊNCIA)
    Sinopse: A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirma que as pessoas com deficiência possuem direito aos meios culturais acessíveis e que é preciso assegurar sua participação em atividades deste âmbito. Nesse sentido, a acessibilidade cultural pressupõe que os documentários, as peças de teatro, as exposições nos museus ou galerias de arte, entre outros, estejam ao alcance de qualquer pessoa. Assim, afim de possibilitar a construção de conhecimentos sobre a importância da cultura para a formação de pessoas com ou sem deficiência, tal como, instigar a reflexão sobre a necessidade de ações culturais que contemplem a acessibilidade, a palestra tem o objetivo de relatar as experiências vividas e trabalhos desenvolvidos no campo da acessibilidade cultural em instituições formais e não-formais de ensino.
    Público-alvo: Educadores, estudantes universitários, artistas e mediadores culturais.
  •  
  • LANÇAMENTO DO LIVRO A COMÉDIA DRAMÁTICA DA VIDA: DIÁLOGOS GEOGRÁFICOS EM TORNO DA POESIA DE LOBIVAR MATOS – AUTOR: JOÃO CARLOS IBANHEZ
    Apresentação com a contadora de histórias Boliviana Pamella Guttierez
    Horário: 14hs
    Local: MUHPAN. Rua Manoel Cavassa, 275 – Centro. Corumbá

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • OFICINA PRESERVANDO A FAUNA PELO CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
    Horário: 08h às 11h / 14hs às 17h
    Local: EMEI TILMA FERNANDES VEIGA – Av. Brandão Júnior, 280 – Dom Bosco, Corumbá
    Está oficina tem o intuito de ajudar a sociedade a conhecer a fauna regional do Pantanal, entender os problemas mais comuns relacionados a fauna silvestre e seres humanos e quais atitudes podemos ter para contribuir na preservação das espécies e do meio ambiente. Além da identificação de fauna, serão abordados temas como tráfico de animais silvestres e sustentabilidade.

29/05 domingo

AUDIOVISUAL

  • CINEMA – CINE SOLAR
    Horário: Oficinas 14:30h às 17h / Cinema 19h
    Local: Corumbá – Bairro Borrowiski (Sarobá)
    O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. O espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
    Oficinema
    Além das sessões de cinema, o CineSolar promove a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública. No encontro são abordados temas da permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia, e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema à noite para a comunidade local.

ARTES VISUAIS

  • GALERIA DAS ARTES
    O MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul traz para o FASP 2022 obras de seu acervo desta que é considerada uma das pioneiras das modernas artes no Estado e que nesta edição do Festival será uma das grandes homenageadas, Lídia Baís. A galeria foi pensada com os objetivos de valorizar e promover debates na contemporaneidade por intermédio do acervo do museu com a intenção de torná-lo acessível ao público e apresentar novas trajetórias artísticas nas artes visuais. Foram convidados também 10 artistas para expor com as mais diferentes linguagens plásticas. São eles: Izulina Xavier, Jonir Figueiredo, Henrique Arakaki, Natasha Figueiredo e Sol Ztt, Adilson Scheiffer, Aldo Torres, Ilacir Galvão, Descendentes de Lídia, Coletivo Enegrecer e Confraria Socioartista.
    Horário da exposição: 16h às 22h
  •  
  • 18:30H – APRESENTAÇÃO CULTURAL: “Lídia Baís e a Música”. Com Maestro Martinelli e Julio Cesar Figueiredo ao piano.
    Como foi o processo e o resultado da pesquisa e transcrição de registros musicais feitos pela própria artista ao piano. O trabalho idealizado e organizado pelo maestro Eduardo Martinelli conta com a colaboração do pianista Julio Cesar Figueredo, que desfrutou da companhia musical de Lídia Baís na década de 1980.
    Local: Galeria das Artes – Praça Generoso Ponce

POVOS INDÍGENAS

  • TENDA DOS SABERES INDÍGENAS
    Horário: 09h às 22h
    Local: Praça Generoso Ponce

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • OFICINA PRESERVANDO A FAUNA PELO CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
    Horário: 08h às 11h / 14h às 17h
    Local: EMEI TILMA FERNANDES VEIGA – Av. Brandão Júnior, 280 – Dom Bosco, Corumbá
    Está oficina tem o intuito de ajudar a sociedade a conhecer a fauna regional do Pantanal, entender os problemas mais comuns relacionados a fauna silvestre e seres humanos e quais atitudes podemos ter para contribuir na preservação das espécies e do meio ambiente. Além da identificação de fauna, serão abordados temas como tráfico de animais silvestres e sustentabilidade.

ARTE EDUCAÇÃO

  • VIII ENCONTRO REGIONAL DE ARTE EDUCADORES

OFICINA – “RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS EM ARTES VISUAIS” POR PALLOMA DE CASTRO
Sinopse: A oficina tem o objetivo de propor a elaboração de recursos adaptados, como jogos e materiais didáticos visuais e táteis, a partir da exposição ILHADOS do Coletivo Os Dalí/Ma, podendo ser estendida à diversas exposições e obras, afim de que tais recursos, auxiliem o processo de mediação cultural promovendo a fruição mais ampla e significativa do objeto artístico e suas múltiplas leituras, levando em consideração as necessidades e potencialidades do público em questão. Através da oficina espera-se que os recursos produzidos auxiliem a comunicação durante uma mediação cultural em espaços culturais, pois haverá maior interação entre a obra de arte e o público.
Vagas: 15 a 20 vagas (inscrições durante o VIII Encontro Estadual de Arte Educadores no dia 28/05)
Horário: 09 às 11hs e 14 às 16h
Local: MUHPAN. Rua Manoel Cavassa, 275 – Centro. Corumbá

EXPOSIÇÃO LITERÁRIA | “A CASA BAÍS”, DE FÁBIO QUILL

07H30M – 19H00M | LOCAL: Muphan – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro | PÚBLICO: LIVRE

DESCRIÇÃO: A exposição tem objetivo de apresentar ao público o Processo de Criação da obra “A Casa Baís” através de originais, esboços, rascunhos de textos, roteiro e extras (artes não inclusas na hq,teste de cor, técnica usada para simular a imagem de um jornal antigo) com utilização de mídia online acessadas através de QRCode conteúdo áudio explicativo em segmentos da exposição.

 

FICHA TÉCNICA – FESTIVAL AMERICA DO SUL/PANTANAL 2022

GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Reinaldo Azambuja
DIRETOR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE CULTURA DE MS
Gustavo de Arruda Castelo

GERÊNCIA DE PATRIMÔNIO CULTURAL
Coordenação Geral
Caciano Lima

ARTES VISUAIS
Lúcia Monte Serrat Alves Bueno – Coordenação Artes Visuais
Rita Natália Serenza Ferreira Alves – Coordenação Artes Visuais
Andréia da Mata – Produção Artes Visuais
Fainer Silva Valenzuela – Produção Artes Visuais
Cristiane Freire – Produção Artes Visuais
Patrícia Aguena – Produção Artes Visuais
Valdomiro Nantes – Montagem

CINEMA E FOTOGRAFIA
Marinete Pinheiro – Coordenadora Cinema e Fotografia

EDUCATIVO
Vanessa Basso – coordenação Educativo
Eliane dos Santos Miranda – Produção educativo
Taiana Hoslbach de Almeida Flores – educadora
Eduardo Dean Knapp – Estagiário Educativo
LITERATURA
Melly Fatima Goes Sena – coordenação geral Literatura
Luciane Toledo Monteiro – coordenação oralidades

Edenir Gomes Batistote – Produção Quebra-Torto e Oralidades
Eleuzina Crisanto de Lima – Produção Acessibilidade
Febraro de Oliveira – Produção Literatura
Ítalo Gomes da Silva – Produção Espaço Criativo – setor Literatura
Jean Carlos Rego Gama – Produção Espaço Criativo – setor Literatura

PATRIMÔNIO CULTURAL
Cláudia La Picirelli – coordenação Patrimônio Cultural Imaterial e Material
Isabelle Xavier de Oliveira – Oficina Patrimônio Edificado
Janine Fróes – Oficina Patrimônio Edificado
Douglas Alves da Silva – coordenação Patrimônio Cultural Imaterial
Elisangela Castedo Maria do Nascimento – Oficinas Patrimônio Cultural Imaterial
Sarita Souza dos Santos- Oficinas Patrimônio Cultural Imaterial
Tabitha Molina – educadora

CURADORIA LITERATURA
André Luiz Benatti – Curadoria Quebra-Torto
CURADORIA MESTRES DOS SABERES
Wanessa Pereira Rodrigues

CURADORIA CAPOEIRA
Ailson Oliveira De Andrade

CURADORIA ENCONTRO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Thayná Cambará Beraldo

CURADORIA INDÍGENA
Silvana Terena

ASSISTENTES CULTURAIS 
Raissa Filártiga Adolfo – coordenação
Paulo Farias
Elza Costa Nunes
Melina Melgar
Orlando de Oliveira Junior

 

FASP 2022
GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ARTESANAIS

Coordenação geral: Katienka Klain

 

PAVILHÃO DOS PAÍSES

Local: Praça Generoso Ponce

HÉCTOR HERNÁN LIRA – PERGAMINO/ARGENTINA – Expositor Pavilhão Países

Hernán Lira começou a fazer brinquedos e fantoches aos 16 anos. As influências artísticas de Hernán se baseiam em suas experiências, na cultura, na poesia e na música de sua terra, bem como nos artistas e artesãos que conheceu em suas viagens ao redor do mundo. Para divulgar o ofício de criação de marionetes e brinquedos em seu país natal, a Argentina, desenvolveu oficinas com crianças e séries temáticas de autômatos. Ele compartilha sua jornada dando workshops em diferentes partes do país e do mundo. Constrói brinquedotecas e diferentes espaços de recreação com dispositivos e artefatos mecanizados. Faz instalações em museus. Colabora com diferentes companhias de teatro de marionetes em produções teatrais e monta seu teatro de fantoches em praças e teatros. Brinquedos com Ofício é uma homenagem à cultura do trabalho e uma amostra das diferentes profissões que o acompanham desde a infância.

Hernán Lira comenzó haciendo juguetes y títeres a los 16 años. Como influencias artísticas, Hernán se nutre de sus vivencias, la cultura, la poesia y la musica de su tierra, tanto como de los artistas y artesanos que ha conocido en sus viajes por el mundo. Para promover el oficio de crear títeres y juguetes en su pais natal de Argentina, ha desarollado talleres con niños y series tematicas de automatas. Comparte su recorrido dictando talleres en distintos lugares de país y del mundo. Construye Ludotecas y diferentes espacios de recreación con dispositivos y artefactos mecanizados. Arma instalaciones en Museos. Colabora con diferentes compañías de teatro de títeres en puestas escenográficas. Y monta su teatro de marionetas en plazas y teatros. Juguetes con Oficio es un homenaje a la cultura del trabajo y una muestra de diferentes oficios que lo acompañan desde su infancia.

VERONICA VELASCO – LA PAZ/BOLÍVIA – Expositora Pavilhão Países

Ceramista, pedagoga e arteterapeuta, Veronica Velasco chega diretamente dos Andes para apresentar um trabalho ímpar, com elementos pré-colombianos andinos, peças únicas modeladas uma a uma com estilo contemporâneo e miniaturas em cerâmica representando a vida e os costumes do mundo andino. Participante ativa de feiras de artesanato e em galerias de arte na Bolívia, Argentina e Estados Unidos, Veronica acumula algumas peças premiadas. Trabalha com arteterapia para crianças e adultos, com a argila como ferramenta que proporciona autoconhecimento, ajudando na comunicação de sentimentos e como forma de explorar a imaginação e criatividade, diminuindo estresse e ansiedade.

Ceramista, pedagoga y arteterapeuta, Verónica Velasco llega directamente desde los Andes para presentar una obra única, con elementos precolombinos andinos, piezas modeladas una a una con un estilo contemporáneo y miniaturas de cerámica que representan la vida y costumbres del mundo andino. Participante activa en ferias artesanales y en galerías de arte en Bolivia, Argentina y Estados Unidos, Verónica acumula algunas piezas premiadas.

CAROLINA LAÍNEZ – SANTIAGO/CHILE – Expositora Pavilhão Países

Na Oficina Kalfu, localizada em Santiago do Chile, encontramos o artista ceramista urbana com 15 anos de experiência. Carolina Laínez é uma criadora de ideias que geram espaços, que tecem redes e abrem caminhos de encontros de conhecimento, de partilha. Desde 2015, organiza o encontro de cerâmica “Mãos de Barro”, com a convicção de que o trabalho colaborativo é a chave para a criação de qualquer espaço comunitário. Desenvolve-se na criação de peças cerâmicas decorativas, esculturais e utilitárias, queimadas a 1060 graus, trabalhadas com esmaltes e óxidos.
En el Taller Kalfu, localizado en Santiago de Chile, encontramos a la artista alfarera urbana con 15 años de trayectoria. Carolina Laínez es una creadora de ideas que gestan espacios, que tejen redes y abren caminos de encuentros del saber, del compartir. Desde el 2015 organiza el encuentro de ceramistas «Manos de Barro», con la convicción de que el trabajo colaborativo es la clave para la creación de cualquier espacio comunitario. Se desarrolla en la creación de piezas decorativas, escultóricas y utilitarias en cerámica, cocidas a 1060 grados, trabajadas con esmaltes y óxidos.

VÍCTOR ALFARO RIVERA – SANTIAGO/CHILE – Expositor Pavilhão Países

Víctor desenvolve artigos de couro clássicos produtivos, o trabalho é resultado de anos de aperfeiçoamento do aprendizado obtido na oficina da família. Com o tempo, ele conseguiu capturar seu próprio estilo, buscando constantemente novos métodos de design e fabricação. Pelo caminho percorrido como coureiro, teve a sorte de viver em diversos lugares de seu território. Isso permitiu ter oficinas, onde em cada uma delas foi possível criar com diferentes olhares. Utilizando a técnica como base, as criações passam a fazer parte do subconsciente, algo que brota e se transforma em trabalho. Momentos da vida, experimentação, ora minimalista, ora complexa.

Víctor desarrolla marroquinería clásica productiva, el trabajo es resultado de años de perfeccionamiento del aprendizaje obtenido en el taller familiar. Con el tiempo ha logrado plasmar su propio estilo, buscando constantemente nuevos métodos de diseño y confección. A través del camino tomado como Marroquinero, tuvo la fortuna de vivir en distintos lugares de su territorio. Esto ha permitido tener talleres, donde en cada uno se ha podido crear con distintas miradas. Utilizando la técnica como base, las creaciones pasan a formar parte del subconciente, algo que brota y se desarrolla en un trabajo. Momentos de vida, experimentación, minimalista a veces, complejo en otras.

ANA TULIA MITICANOY / IUAI UASI – MOCOA/COLOMBIA – Expositora Pavilhão Países

A associação de artesãos IUAI UASI (Sirindango) é uma organização composta por 20 associados (19 mulheres e 1 homem) que se dedica à produção e comercialização de artesanato étnico do povo Inga. A comunidade está localizada no Resguardo Inga Condagua no município de Mocoa, Putumayo, tecendo em fibra natural de cumaru e fibra sintética através de 2 técnicas: tecelagem e costura. O objetivo da associação é fortalecer a cultura e o empoderamento da mulher indígena. Ana Tulia Miticanoy é a artesã líder do grupo. Desde a infância aprendeu o ofício e com o tempo aperfeiçoou sua técnica. Desde 2013, é a representante legal da associação. Os produtos têm um valor cultural que reflete o pensamento do povo Inga. Dentre os símbolos mais utilizados pela etnia, estão a chagra indígena e suas próprias plantas medicinais; Além disso, o ventre da mulher se reflete em seus produtos como um elemento sagrado que dá vida e abundância.

La asociación de artesanos IUAI UASI (Sirindango) es una organización integrada por 20 miembros (19 mujeres y 1 hombre) dedicada a la producción y comercialización de artesanías étnicas del pueblo Inga. La comunidad está ubicada en el Resguardo Inga Condagua en el municipio de Mocoa, Putumayo, tejiendo en fibra natural cumare y fibra sintética utilizando 2 técnicas: tejido y ensartados. El proposito de la asociación es fortalecer la cultura y el empoderamiento de la mujer indígena.
Ana Tulia Miticanoy es la artesana líder del grupo. Desde su niñez aprendió el oficio y a través del tiempo fue perfeccionando su técnica. Desde el 2013, se desempeña como representante legal de la asociación. Los productos tienen un valor cultural que reflejan el pensar propio del pueblo inga. Dentro de los símbolos más usados del pueblo étnico, se encuentran la chagra y plantas medicinales propias. Además, en sus productos plasman el vientre de la mujer como un elemento sagrado que da vida y abundancia.

EDILSON TANIGAMA NACAVERA / JAIPONO – PEREIRA/COLOMBIA – Expositor Pavilhão Países
A associação Jaipono nasceu para manter viva a memória cultural da comunidade Embera Chami, localizada em Pereira, Risaralda e é composta por 20 artesãos representantes de muitas famílias da comunidade que foram deslocadas por conflitos armados e hoje sobrevivem na cidade sem esquecer sua cultura. Dedicam-se à produção e comercialização de bijuterias e acessórios em miçangas como colares, brincos, pulseiras, okamas (típico colar Embera) com designs inovadores e diferenciados. Edilson é o principal artesão do grupo. Nasceu em Pueblo Rico, Risaralda e desde criança seus pais transmitiram seus saberes e conhecimentos ancestrais para a produção de artesanato. A técnica utilizada é a tecelagem de miçangas, vidrilhos e rocaille. Seu ofício faz parte das etapas da vida e da sabedoria dos ancestrais de sua cultura, com a qual consegue captar sua própria simbologia e transmitir toda uma memória.

La asociación Jaipono nace con el fin de mantener viva la memoria cultural de la comunidad Embera Chami, se encuentra ubicada en Pereira, Risaralda y está conformada por 20 artesanos, representantes de muchas familias de la comunidad que fueron desplazadas por conflictos armados y hoy perviven en la ciudad sin olvidar su cultura. Se dedican a la producción y comercialización de bisutería y accesorios en chaquira como collares, aretes, manillas, okamas con novedosos y diferentes diseños.
Edilson es el artesano líder del grupo. Nació en Pueblo Rico, Risaralda y desde niño sus padres le transmitieron sus saberes y conocimientos ancestrales para la producción de artesanías. La técnica que se usa es la tejeduría en mostacilla checa y miyuki delica y rocailles. Su oficio hace parte de las etapas de vida y sabiduría de los ancestros de su cultura, con el cual se logra plasmar la simbología propia y se transmite toda una memoria.

ADRIÁN MORINIGO E AMADA GUILLEN – ASSUNÇÃO/PARAGUAI – Expositores Pavilhão Países
O artesanato no Paraguai é variado e rico em sua história; apreciado pelos turistas e incorporado à moda e aos costumes de uso da população em geral. Ele encarna a riqueza folclórica do país, representando nas diversas obras o saber de inúmeras gerações de artesãos paraguaios, com características especiais que distinguem cada cidade. Adrián e Amada são um casal de artesãos que fazem artesanato típico paraguaio há 38 anos. Estão presentes em diversas feiras de artesanato em São Paulo-SP, Salvador-BA, Santa Maria-RS, Rio de Janeiro-RJ, Campo Grande e Bonito-MS. Seus trabalhos em ao po’i, artigos feitos com ñandutí, renda yú e couro, podem ser encontrados em roupas, toalhas de mesa, centros de mesa, bolsas, carteiras e guampas de madeira pirogravada.

La artesanía en Paraguay es variada y rica en su historia; apreciada por los turistas e incorporada a la moda y costumbres de uso de la población en general. Ella encarna la riqueza folklórica del país, representando en las diversas obras el conocimiento de innumerables generaciones de artesanos paraguayos, con características especiales que singularizan a cada pueblo. Adrián y Amada son una pareja de artesanos que hace 38 años realizan artesanías típicas de Paraguay. Están presentes en varias ferias de artesanías en São Paulo-SP, Salvador-BA, Santa Maria-RS, Rio de Janeiro-RJ, Campo Grande y Bonito-MS. Sus trabajos en ao po’i, artículos hechos con ñandutí, encaje yú y cuero, se podrán encontrar en vestimentas, manteles, camineros, carteras, billeteras y guampas en madera pirograbadas.

ELVIA PAUCAR – LIMA/PERU – Expositora Pavilhão Países

Elvia é filha de um dos grandes tecelões e promotores têxteis de San Pedro de Cajas, Santiago Paucar Amaru. Reconhecido como Gran-Mestre do Artesanato Peruano em 1993. Com seu pai aprendeu a arte do tear de pedal e com sua mãe o uso de corantes naturais. Elvia preserva as técnicas e desenhos da tradição local para a produção de peças têxteis, mas também trabalha com a moderna técnica de estofamento para produzir tapeçarias com cenas figurativas. Nos últimos anos, o trabalho da sua oficina destaca-se pelas suas múltiplas colaborações com artistas internacionais de renome. Herdeira da tradição têxtil de San Pedro de Caja, a obra de Elvia se distingue pela produção de caiserinas (cobertas de lã de ovelha), mantas características da tradição local, e tapeçarias com cenas figurativas, peças que se tornaram emblemas de sua cidade. Sua produção segue um processo rigoroso que ocorre em Junín, onde a matéria-prima é processada e Lima, cidade onde está localizada a oficina de tecelagem. Em seu trabalho, ela é acompanhada por sua mãe, Jovita Orihuela, junto com ela treina novas gerações de tecelãs.

Elvia es hija de uno de los grandes tejedores y promotores de la textilería de San Pedro de Cajas, Santiago Paucar Amaru. Reconocido como Gran Maestro de la Artesanía Peruana en 1993. De su padre aprendió el arte del telar a pedal, y de su madre el manejo de tintes naturales. Elvia conserva las técnicas y los diseños de la tradición local para la producción de piezas textiles pero también trabaja la técnica moderna del relleno para producir tapices con escenas figurativas. En los últimos años, el trabajo de su taller destaca por sus múltiples colaboraciones con renombrados artistas internacionales. Heredera de la tradición textil de San Pedro de Caja, la obra de Elvia se distingue por la producción de caiserinas, frazadas características de la tradición local, y de tapices con escenas figurativas, ambas, piezas que se han convertido en emblema de su pueblo. Su producción sigue un riguroso proceso que tiene lugar en Junín, donde lleva a cabo el procesamiento de la materia prima, y Lima, ciudad donde se ubica el taller de tejido. En su trabajo, es acompañada por su madre, Jovita Orihuela, junto a ella forma a nuevas generaciones de tejedores.

MARÍA DE CASTRO – AUDA – MONTEVIDEO/URUGUAI – Expositora Pavilhão Países

Em dezembro de 1982, o Mercado dos Artesãos abre suas portas em Montevideo e poucos meses depois, em 11 de fevereiro, é constituída a Associação Uruguaia de Artesãos e os artesãos tornam-se trabalhadores e atores socioculturais do artesanato e da arte popular. Mais de 1.900 associados já passaram pela instituição e hoje contam com duas lojas autogeridas em Montevidéu.
Na AUDA, os artesãos encontraram um lugar para crescer e dignificar seu trabalho e qualidade de vida. María de Castro chega a Corumbá como representante da AUDA. Integra a Oficina Grabados, um espaço dedicado à concepção e produção de peças gravadas em metal com ácido utilizando a técnica de fotogravura. A artesã busca preservar as técnicas tradicionais de gravura em metal inovando nos designs. Veja mais sobre a AUDA e a Oficina Grabados em: www.mercadodelosartesanos.com.uy e www.tallergrabados.uy

En diciembre de 1982 abre sus puertas el Mercado de los Artesanos en Montevideo y unos meses más tarde, el 11 de febrero se constituye Asociación Uruguaya de Artesanos y los artesanos y artesanas pasan a ser trabajadores y actores socioculturales tanto de la artesanía como del arte popular. Más de 1900 socios han pasado por la institución y hoy cuentan con dos locales autogestionados en Montevideo. En AUDA l@s artesan@s han encontrado un sitio donde crecer y dignificar su trabajo y calidad de vida.
María de Castro, llega a Corumbá como representante de AUDA. Integra el Taller Grabados espacio dedicado al diseño y producción de piezas grabadas en metal con ácido utilizando la técnica de fotograbados. La artesana busca preservar las técnicas tradicionales de grabados en metal innovando en diseños. Vean más sobre AUDA y sobre el Taller Grabados en: www.mercadodelosartesanos.com.uy y www.tallergrabados.uy

LÚCIA QUEIROLO – AUDA – MONTEVIDEO/URUGUAI – Expositora Pavilhão Países

A Associação Uruguaia de Artesãos (AUDA), uma das mais importantes associações de artesãos do Uruguai, opera atualmente através do Mercado dos Artesãos, no qual se vendem os mais diversos artesanatos, tornando-se uma referência para uruguaios e visitantes que chegam ao Uruguai. Busca resgatar por meio do artesanato e da arte popular, o patrimônio cultural histórico. Contribuir para uma subsistência adequada, procurando promover o nível das obras, bem como o nível econômico de quem as produz. Lucia Inés Queirolo Claret, integrante da oficina e teatro de marionetes La Nave, é outra representante da AUDA e segunda geração de marionetistas. No Mercado de los Artesanos, expõe e vende uma linha de bonecos de papel machê modelados e pintados à mão. A artesã busca, além de torná-los brinquedos, um instrumento valioso que possibilite um momento criativo de interação entre crianças e adultos, que estimule o diálogo, a psicomotricidade, a comunicação, a imaginação. Todos os personagens são desenho e criação da artesã.

La Asociación Uruguaya de Artesanos (AUDA), una de las más importantes asociaciones de artesanos del Uruguay, funciona en la actualidad a través del Mercado de los Artesanos, en el cual se comercializan las más diversas artesanías convirtiéndose en un referente para los uruguayos y los visitantes que llegan a Uruguay. Busca rescatar por medio de la artesanía y al arte popular, el patrimonio cultural autóctono. Contribuyendo para un medio de vida adecuado, procurando promover el nivel de las obras, así como el nivel económico de quien las produce. Lucia Inés Queirolo Claret, integrante del taller y teatro de títeres La Nave, es otra representante de AUDA y segunda generación de titiriter@s. En el Mercado de los Artesanos, expone y comercializa una línea de títeres en papel maché, modelados y pintados a mano. La artesana busca además de confeccionar estos cómo juguetes, que sean un instrumento valioso que posibilite, un tiempo creativo de interacción entre niñ@s y adultos, que estimulen el diálogo, la psicomotricidad,la comunicación,la imaginación.Todos los personajes son diseño, creación y confección de la artesana.

LUÍS ALBERTO VIVAS – VENEZUELA – Expositor Pavilhão Países
Por motivos sociais e políticos na Venezuela, Luís Alberto estabelece seus ofícios criativos na cidade de Curitiba/PR de onde representa a cultura dos povos venezuelanos com foco na religião, música, danças tradicionais e crenças populares. Suas obras são feitas em argila, esculpidas em madeira, vidro, resina e pedras preciosas. Entre suas criações estão diversos itens como colares, pulseiras, anéis e outros para mostrar a amplitude da criação e as habilidades criativas de nossas mãos. Nascido em San Cristobal, capital do estado venezuelano de Táchira, e depois morando em Valência, começou seu artesanato modelando argila e pintando criações na oficina do artista popular Luis Acosta. Mais tarde, descobre o papel fundamental que a madeira desempenha num mundo sustentável através da biodiversidade e um material em que pode expressar a sua inquietação artística. Participou em várias feiras de artesanato no seu país e agora traz-nos a riqueza das suas criações para compartilhar um pouco de sua cultura.

Por motivos sociales y políticos de Venezuela, Luís Alberto establece sus oficios creativos en la ciudad de Curitiba/PR desde donde representa la cultura de los pueblos venezolanos enfocado en la religión, música, bailes tradicionales y creencias populares. Sus trabajos son realizados en arcilla, tallados en madera, en vidrio, resina y piedras preciosas. Entre sus creaciones están diversos artículos como collares, pulseras, anillos y otros a fin de mostrar la amplitud de la creación y las habilidades creadoras de nuestras manos. Nacido en San Cristobal, capital del Estado venezolano de Táchira, y después ya viviendo en Valencia, inició sus artesanías modelando arcilla y pintando las creaciones en el taller del artista popular Luis Acosta. Más adelante, descubre el papel clave que juega la madera en un mundo sostenible a través de la biodiversidad y en ella un material en el cual se puede plasmar su inquietud artística. Participó en varias ferias artesanales en su país y ahora nos trae la riqueza de sus creaciones para compartir un poco de su cultura.

 

OFICINAS DE MODA (até 10 alunos por turma )

OFICINA 1

Acessórios em Couro

Ministrante: Emília Leal
Turma: única
Período: 26 de maio das 16:00 ás 18:00
Local: Pavilhão – Espaço Criativo
Inscrições: Ladeira José Bonifácio n°68 – CENTRO
Informações: (67) 3907-5690
email: casadrgabi@gmail.com
Município: Corumbá / MS
Turma 1: 10 alunos

Objetivo da oficina: Assessórios em couro: Consiste em confecção de acessórios de moda a partir da premissa do eco-fashion.
Conteúdo: Roda de compartilhamento sobre Eco-fashion, molde e corte de couro, escolha de materiais, escolha da palheta de cores, dimensões, pintura em couro
Metodologia: As aulas serão práticas com confecção direta das peças.
Público Alvo: Novos designer, carnavalescos, estilistas, costureiras Interessados em geral, pessoas que queiram aprender confeccionar assessórios de moda em couro

OFICINA 2

Da inspiração ao croqui – Upcycling em Jeans

Ministrantes: ANDERSON BOSH e LUIZ GUGLIATO
Turma: única
Período: 27 de maio das 14 às 16:00
Local: Instituto de Mulheres Negras do Pantanal – IMNEGRA
Inscrições: Ladeira José Bonifácio n°68 – CENTRO
Informações: (67) 3907-5690
email: casadrgabi@gmail.com
Município: Corumbá / MS

Objetivo da oficina:

PARTE I
Da inspiração ao croqui – o processo de construção do conceito e desenvolvimento da coleção: Consiste em instrumentalizar o orientando para a prática do desenho de moda. Percebendo as camadas da concepção, desenho e confecção da peça.
Conteúdo: Panorama histórico da Moda – desenvolvimento da linguagem. Percepção da ideia – referências e argumentação. Percepção das camadas de composição da vestimenta – desenvolvimento do argumento, palheta de cores, unidade estética, projetos de gênero, estilo e forma, noções básicas de corte e costura, costumização, acabamento artístico, memorial descritivo, rafia, lay-out e croquis, plano de figurino.

PARTE II
Upcycling em Jeans: Consiste em disseminar conhecimento para os alunos aprenderem a desenvolver peças a partir da técnica de upcycling (uso em jeans), conscientizando-os sobre a moda sustentável.
Conteúdo: técnicas de como desmontar as peças jeans; como usar a modelagem nas peças desmontadas; como unir as partes das peças já cortadas adquirindo um caimento perfeito através da utilização da trama correta do tecido; melhores técnicas para costurar o jeans.

Metodologia e material didático:
Metodologia: As aulas serão práticas e no formato de fórum onde os conteúdos das matérias passam por abordagens teóricas, referenciais e técnicas, a partir da realidade próxima do orientando, facilitando a assimilação, o entendimento e o posterior exercício do conteúdo e da tecnologia. A temática abordada será a vida e a obra de Tarsila do Amaral e se constituirá o eixo de toda produção.

Público Alvo: Novos designer, carnavalescos, estilistas, costureiras Interessados em geral, pessoas que queiram aprender a técnica do Upcycling com reuso do jeans.

OFICINA 3

Modelagem
Ministrantes: Nair Gavilan Carvalho e Lidiane Lopes Lima
Turma: única
Período: 28 de maio das 16 às 18:00
Local: Instituto de Mulheres Negras do Pantanal – IMNEGRA
Inscrições: Ladeira José Bonifácio n°68 – CENTRO
Informações: (67) 3907-5690
email: casadrgabi@gmail.com
Município: Corumbá / MS

Objetivo da oficina:
Esta oficina tem o propósito de oferecer um contato com a Modelagem básica da costura para que possam, posteriormente, usar do aprendizado para aperfeiçoar suas técnicas.
Esta oficina é para compartilhar com os alunos experiências do mundo da modelagem de uma forma simples e muito prática.

Metodologia e material didático:
Metodologia: As aulas serão práticas com confecção direta das peças.
Público Alvo: Novos designers, carnavalescos, estilistas, costureiras Interessados em geral, pessoas que queiram aprender modelagem corte e costura.

OFICINA 4

UPCYCLING

Ministrantes: Fabio Mauricío e Patrícia Boli
Turma: única
Período: 27 de maio das 14 às 16:00
Local: Instituto de Mulheres Negras do Pantanal – IMNEGRA
Inscrições: Ladeira José Bonifácio n°68 – CENTRO
Informações: (67) 3907-5690
email: casadrgabi@gmail.com
Município: Corumbá / MS

Objetivo da oficina:
A oficina de costura criativa integra moda, cultura e sustentabilidade. A oficina irá oferecer novos métodos de costura inserindo criatividade e cultura popular brasileira.
Os participantes irão utilizar roupas de brechó para recriar novas peças com conceito upcycling e designer moderno. Nessa oficina os alunos irão aprender a técnica de envelopamento onde vão reutilizar retalhos para encapar e recriar sobre as roupas de brechó seguindo o tema da Semana de Arte Moderna de 1922.

Metodologia: As aulas serão práticas com confecção direta das peças.
Público Alvo: Novos designers, carnavalescos, estilistas, costureiras Interessados em geral, pessoas que queiram aprender a técnica do Upcycling.

OFICINA 5

Customização

Ministrante: Fabio Touché e Eduardo Alves

Turma: única
Período: 28 de maio das 16 às 18:00
Local: Instituto de Mulheres Negras do Pantanal – IMNEGRA
Inscrições: Ladeira José Bonifácio n°68 – CENTRO
Informações: (67) 3907-5690
email: casadrgabi@gmail.com
Município: Corumbá / MS

Objetivo da oficina:
Customização de camisetas com inspirações modernistas: Consiste em customizar camisetas com inspiração nas obras de pintura de Anita Malfatti, que é considerada pioneira da Arte Moderna no Brasil e era portadora de deficiência motora, juntamente com os poemas de Ronald de Carvalho.
Conteúdo: palheta de cores e elementos das obras de Anita Malfatti e referências de memória emocional e imagética nos poemas de Ronald de Carvalho, escolha e direcionamento de matérias diversos para a customização, bordado e colagem.

Metodologia: As aulas serão práticas com confecção direta das peças.
Público Alvo: Novos designers, carnavalescos, estilistas, costureiras Interessados em geral, pessoas que queiram aprender customização de camisetas.

 

FASP 2022
OFICINAS DE ARTESANATO

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA
As oficinas de artesanato ministradas durante o FASP 2022 terão como técnica, a modelagem, utilizando as referências culturais da região do pantanal na confecção das peças. Os ministrantes são mestres reconhecidos pelo domínio de sua técnica artesanal com as matérias-primas: argila e massa fria (biscuit), repassando os conhecimentos para domínio do grupo. As peças utilizarão as referências regionais e culturais com originalidade e criatividade no desenvolvimento dos produtos: aves, animais e casarios.

  • OFICINA MODELAGEM EM BISCUIT BICHOS DO PANTANAL

Período: 26 a 28 de Maio de 2022
Local: Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio – Rua Riachuelo S/N – Bairro Santo Antônio.
Município: Ladário / MS
Inscrições e Informações pelo contato: (67) 3226-5173 – cultura@ladario.ms.gov.br
Turmas: 10 vagas para o período Matutino: 08h às 11h e 10 vagas para o período vespertino: 13:30h às 16:30h
Ministrante: ESVERALDO PAES MUNHÕES
Técnica: modelagem
Matéria-prima: massa-fria (biscuit)
História: Iniciou a técnica artesanal aos 10 (dez) anos de idade na Associação Casa Massa Barro em Corumbá, que oferecia (e ainda oferece) oficinas de artesanato para crianças e adolescentes em situação de risco ou ociosidade, onde cresceu e se desenvolveu como artesão. Há dez anos atua em Campo Grande, trabalhando como ceramista e ministrante de oficinas, produz seu artesanato com excelência, com peças sacras como a Nossa Senhora e o São Francisco do Pantanal, agregando referências culturais da fauna e flora pantaneira, tendo na arte a sua fonte exclusiva de renda.
Objetivos da Oficina: Elaborar dentro da tradição regional as manifestações folclóricas de maior relevância no Estado por meio da técnica artesanal de modelagem em massa fria, tradicionalmente conhecida como biscuit.
Proporcionar o aperfeiçoamento da técnica para os artesãos ou iniciação para os demais interessados em modelagem representando alguns bichos da fauna pantaneira: aves, capivaras e tamanduá.

  • OFICINA MODELAGEM EM ARGILA DOS CASARIOS DE CORUMBÁ

Período: 26 a 28 de Maio de 2022
Local: Muhpan – Museu de História do Pantanal – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro
Município: Corumbá / MS
Inscrições e Informações pelo contato: (67) 3907.5690 / casadrgabi@gmail.com
Turmas: 15 vagas para o período vespertino: 13:30h às 16:30h
Ministrante: ELIZABETH ANTUNES MARQUES
Técnica: Modelagem
Matéria-prima: Argila
História: Artista autodidata, teve como influência a sua mãe, artista plástica, formada na Faculdade de Belas Artes em São Paulo que sempre incentivou as produções artísticas dos filhos: a pintura, a modelagem e a composição com materiais diversos.
Já entalhou madeira e produziu peças diversas com materiais retirados da natureza, mas é na cerâmica que consegue expressar seu talento e estilo ao retratar tudo que seu imaginário se encanta. Os animais da região pantaneira, imagens sacras com uma pitada de regionalismo, personagens que remetem a ela uma ligação artística ou histórica, são diversas referências que foram e vão se formando com a vivência de uma alma inquieta, aventureira e feliz.
Criada na fazenda em fronteira ao Paraguai ela vem de uma família grande, os pais, um gaúcho com talento para a lida no campo e uma paulista que estudou Belas Artes, tiveram 7 filhos, todos com algum tipo de talento artístico, com maior expressividade entre ela e suas irmãs que transformaram a arte em estilo de vida. Essa atmosfera de sua infância entre a natureza, entre os índios e a população de fronteira, trouxera para sua formação, o gosto pela terra, pelas plantas, pelos animais e pela liberdade. A argila foi o encontro perfeito de toda essa construção, da modelagem do barro e sua culminância na queima, no momento em que vira brasa e se condensa como um segundo cheio de boas memórias, de boas lembranças e de bons sentimentos.

Objetivos da Oficina: Dentro das técnicas tradicionais, desenvolver as fachadas históricas do patrimônio cultural de Corumbá, assim como a construção dos casarios a partir da modelagem em argila.

  • OFICINA DE DESIGN PARA A ASSOCIAÇÃO DE MULHERES EM FIBRA DE AGUAPÉ

Período: 21 a 28 de maio de 2022
Local: Associação de Mulheres em Fibra de Aguapé
Inscrições e Informações pelo contato: 67 9932-6819 – cultura@ladario.ms.gov.br
Município: Ladário / MS
Turma: 15 vagas – 07:30 às 10:30 e 13:30h às 16:30h
Ministrante: Mary Saldanha e Paula Bueno
Técnica: Desenvolvimento de produtos com técnicas de design, utilizando o crochê, trama e trançado em Fibra de Aguapé.

História: Depois de uma década criando identidades visuais para artistas e empresários, as designers Mary Saldanha e Paula Bueno decidiram dar vida aos próprios projetos com design autoral.

Olhando para as riquezas do entorno, elas as traduzem em desenhos, cores, texturas, conceitos através de impressão manual em produtos de decoração que nascem para deixar o dia-a-dia mais inspirador, esse é o conceito criado através da Polca, um estúdio idealizado por elas para dar vida as referências regionais e culturais com originalidade e criatividade.

Objetivos da Oficina: O Design de produtos é uma estratégia para aumentar a competitividade do produto a ser inserido no mercado, como visa contemplar a temática entre artesanato e design, no desenvolvimento das ações de valorização da arte popular, cultura e artesanato para a associação que trabalha a fibra de aguapé na criação dos produtos, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da preparação para o mercado competitivo.
A oficina possibilitará a criação de produtos, mesclando a teoria com a prática abordando os princípios do design, composição, teoria das cores e cultura regional.

  • OFICINA INTERNACIONAL DE BRINQUEDOS ARTESANAIS EM MADEIRA

Ministrante: Héctor Hernán Lira
Período: 26 a 28 de maio de 2022
08:00 as 12:00
Local: Muhpan – Museu de História do Pantanal – R. Manoel Cavassa, 275 – Centro
Inscrições e Informações pelo contato: (67) 3907.5690 / casadrgabi@gmail.com
Município: Corumbá / MS
Turma: 18 vagas – 08h às 12h
Matéria-prima: madeira

Histórico: Nasceu em Pergamino no verão de 1979, cidade situada no coração dos pampas gringos onde escolheu viver, trabalhar e criar seus filhos e filhas, Candela, Serena, Anaclara, Violeta e Nicanor. Ainda adolescente começou a fazer artesanato, encontrando nos bonecos uma forma de expressão. Trabalhando com diferentes técnicas de manipulação, investigando diferentes materiais, enriquecendo-se no calor das viagens e compartilhando a experiência e o trabalho de outros artesãos, foi formando o ofício de artesão de brinquedos. Há cerca de 20 anos, fabrica brinquedos com mecanismos manuais carregados de música e poesia, brinquedos que misturam o ofício de marceneiro com o desejo de mostrar experiências e alegrias de forma simples e austera. Ele compartilha sua jornada dando workshops em diferentes partes do país e do mundo. Constrói brinquedotecas e diferentes espaços de recreação com dispositivos e artefatos mecanizados. Faz instalações em museus. Colabora com diferentes companhias de teatro de marionetes em produções teatrais e monta seu teatro de fantoches em praças e teatros. Ganhou alguns prêmios e partilhou os seus trabalhos em vários países.
No bairro de Acevedo, onde cresceu, plantou um limoeiro e construiu sua Casa-Oficina onde vive, trabalha e sonha.

Objetivos da Oficina:
Brinquedos com Ofício
A pretensão é abrir uma porta para o universo dos autômatos. Gerando um espaço lúdico para trabalho e experimentação. Com materiais simples e diferentes sistemas mecânicos, desenvolveremos um autômato que realizaremos no mais alto nível. Vamos usar máquinas e ferramentas para poder dar forma a cada um dos projetos. Cada membro irá projetar e selecionar materiais para montar uma peça através de um processo de construção. Com pequenos princípios de carpintaria vamos montar um conjunto de madeira que usaremos para utilizar sistemas e dispositivos mecânicos para trabalhar por meio do impulso de uma manivela.

OFICINAS NAS ESCOLAS

  • OFICINA DE CERÂMICA TERENA

Ministrante: Rosenir Batista
Período: 26 e 27 de maio de 2022
E.E. Rotary Club
R. Rio Grande do Sul, 198 – Previsul, Corumbá – MS, 79310-230.
E.E. Leme do Prado
R. Alm. Barroso, 77 – Centro, Ladário – MS, 79370-000
E.E. Dr. Gabriel Vandoni de Barros
Av. Rio Branco, 979 – Universitário, Corumbá – MS, 79304-010

E.E. Nathércia Pompeo dos Santos
R. Ceará, 2867 – Nova Corumbá, Corumbá – MS, 79321-230
E.E. Dr. João Leite de Barros
R. Cabral, 761 – Centro, Corumbá – MS, 79301-080
Local: E.E. Rotary Club, E.E. Dr. Gabriel Vandoni de Barros, E.E. Leme do Prado, E.E. Nathércia Pompeo dos Santos e E.E. Dr. João Leite de Barros.
Município: Corumbá / MS
Turma: 175 alunos
Matéria-prima: Argila.

Histórico : A Etnia Terena tem a tradição de produzir peças artesanais como instrumento de valorização de sua cultura, representando aspectos ancestrais e também de sua relação com a natureza. Dentre as principais matérias primas utilizadas estão a argila, e corantes naturais.
Rosenir Batista, índia Terena, é uma das principais representantes da arte em Cerâmica Terena em Mato Grosso do Sul, dom adquirido de seus ancestrais, e lapidado desde sua infância. Hoje a matriarca repassa este conhecimento e cultura para seus descendentes, e o conhecimento e as técnicas continuam sendo passadas de geração em geração.
Além de repassar seu conhecimento para sua família e seu Povo, ela também já ministrou diversas oficinas de capacitação para outros artesãos.
A artesã tem participação ativa no cenário cultural do artesanato Sul-mato-grossense a muitos anos, representando o artesanato Terena em diversas Feiras, Capacitações, e Iniciativas da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Prefeituras, com destaque para a Feiras de Artesanato apoiadas pelo PAB, diversas edições da Semana do Artesão, Festival América do Sul, Festival de Inverno de Bonito dentre outros.
Sua técnica ancestral, passa pela coleta manual de argila nas matas e beira dos rios, as modelagem das peças, sua pintura com corantes e pigmentos naturais da própria argila, queima em fogueiras, e o acabamento com brilho obtido pela técnica de “brunir”, um tipo de polimento que utiliza pedras dos rios.

Objetivos da Oficina: Apresentar as técnicas tradicionais desenvolvidas pelas artesãs da etnia Terena e repassadas de geração para geração entre as mulheres desta etnia, desenvolvendo nos alunos tanto o aprendizado de importante conhecimento tradicional, quanto a valoração da cultura de Mato Grosso do Sul por meio das técnicas aprendidas durante a oficina.

  • OFICINA DE SOUVENIR DE VIOLA DE COCHO

Ministrante: Bruno Ferreira dos Santos e João Vitor Alves Brandão
Período: 26 e 27 de maio de 2022
E.E. Maria Leite
R. Pôrto Carreiro, 94 – Centro, Corumbá – MS, 79332-090.
E.E. Dom Bosco
Rua Dom Aquino Corrêa, 2462 – Dom Bosco, Corumbá – MS, 79333-070
Local: E.E. Maria Leite e E.E. Dom Bosco
Município: Corumbá / MS
Turma: 70 vagas
Matéria-prima: Madeira

Objetivos da Oficina: Incentivar a produção e a Economia local, a partir da multiplicação de um conhecimento tradicional, incentivar a cultura do nosso estado e fortalecer sua identidade cultural.
Algumas raízes culturais de Mato Grosso do Sul estão sendo esquecidas e nossos Mestres Populares estão desaparecendo. Nosso estado tem cultivado homens e mulheres de grande criatividade que devem ser incentivados nos seus fazeres, que são de suma importância para o crescimento cultural e econômico do estado.

A arte da viola-de-cocho é totalmente artesanal, com matérias-primas extraídas da natureza – da fauna e da flora do pantanal e do cerrado.

Como fonte de renda, a produção de souvenir da viola-de-cocho para o mercado, ainda não acontece em nosso estado. O interesse pelas expressões associadas a este instrumento cria uma demanda de produção de suvenires como chaveiros, porta-canetas e violas em tamanho reduzido para decoração, voltado para turistas, firmas e demais instituições, compradores de outros estados e mesmo de fora do país.

 

Equipe da Gerência de Artesanato

Coordenação Geral
Katienka Klain

Coordenação das oficinas de Artesanato e pré-festival.
Josiane Gaboardi

Coordenação do Artesanato de Mato Grosso do Sul
Rejane Gomes

Coordenação do Espaço Criativo e Oficinas de Moda.
Ana Carolina de Carvalho

Coordenação do Artesanato Internacional.
Karla Vanessa Velasco Hurtado

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.