‹ Voltar

Imaginário Marancagalha apresenta espetáculo para os alunos da Escola Estadual Dom Bosco

  • 27 maio 2022
  • Categorias:Geral

Na tarde desta quinta-feira (26), os estudantes da Escola Estadual Dom Bosco em Corumbá, puderam assistir o espetáculo ‘Areotorare: o verbo negro e bororo do índio profeta”, do grupo Imaginário Maracangalha, promovido pelo 16º Festival América do Sul Pantanal.  Envolvendo ação ceno-poética, o grupo revisita as obras do escritor modernista Lobivar Matos e aborda assuntos de relevância social contidas em Areotorare (1935) e Sarobá (1936). 

Com direção de Fernando Cruz, o momento proporcionou movimento pelo espaço externo da escola, possibilitando que os alunos se envolvessem com a peça e fosse atentamente assistida pelos olhares curiosos. Para o diretor, levar arte para dentro da escola é fazer a cultura circular e mostrar que pode acontecer em vários espaços diferentes. “É muito importante esse contato com os jovens, que possam ver que arte está em todos os locais. Em um momento como esse, a poesia é apresentada de outra forma, manifesta-se no corpo, na música”, comenta o ator. 

Uma das estudantes presentes, Bianca Moura (14) falou suas impressões após o espetáculo. “É a primeira vez que assisto algo assim, falando sobre racismo, preconceito, intolerância. Se tivesse outras vezes seria muito bom pra gente”, comenta. Para o diretor da escola Fernando Silva, a arte dentro da escola é fundamental. “Muitas vezes nossos estudantes não têm oportunidade de ver algo assim, por questões financeiras ou culturais, então eu vejo a escola como uma porta para isso e dessa vez proporcionado pelo Festival, ficamos muito felizes”, conclui.

Para conferir toda a programação do Festival, acesse: https://www.festivalamericadosulpantanal.ms.gov.br/programacao-fasp22/

Texto: Bianka Macário

Fotos: Muriel Xavier 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.