Instalação interativa apresenta literatura para alunos da prefeitura

• 26 maio 2022

Brincar com as palavras e contar histórias de forma lúdica é a premissa da Instalação Interativa Literária que acontece durante três dias como parte da programação do 16º Festival América do Sul Pantanal. Na manhã desta quinta-feira (26), a Praça Céu de Corumbá, foi palco da iniciativa que reuniu dezenas de alunos da pré-escola da prefeitura municipal. Além dos professores estarem trajados dos personagens de histórias infantis da literatura brasileira, as crianças ainda puderam interagir com os pés de livros – diversas obras penduradas em árvores.

A coordenadora do Projeto Corumbá Lê, iniciativa da Prefeitura que integra a Instalação Interativa Literária, Eliete Ramos Maciel, explica que o objetivo é fazer da cidade um local de leitores assíduos. “As crianças são nosso ponto de partida. É ainda pequeno que adquirimos os hábitos mais importantes e a leitura é um deles”, afirma. Eliete garante que a leitura interativa e lúdica é a melhor forma de desmistificar a questão e pontua: “É preciso tirar o estigma do livro que só está na biblioteca. A obra deve ser mais acessível”.

Um dos mediadores da iniciativa é o escritor e arte educador Augusto Pessôa, quem reforça a importância do ler descomprometido e leve. “A criança tem um olhar maravilhoso sobre todas as coisas, algo que transcende. O mágico da leitura interativa é isso, a brincadeira com a poesia e o leitor poder escolher algo que ele tenha mais afinidade. O leque é vasto e aberto”, destaca.

Texto: Clarissa de Faria

Fotos: Marithê do Céu