‹ Voltar

Lançamento do FASP ganha festa calorosa no Corumbaense

  • 19 maio 2018
  • Categorias:Geral

Corumbá  (MS)- Aconteceu o lançamento do Festival América do Sul Pantanal, no começo da noite desta sexta-feira, 18 de maio, na sede do Corumbaense, parou a avenida General Rondon, centro de Corumbá. No salão social do Carijó, lotado, o secretário de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, representando o governador Reinaldo Azambuja, recebeu das mãos do prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, o documento de autorização de evento para a realização do FASP de 24 a 27 de maio em Corumbá.

“Estamos comemorando a 14º edição do festival juntamente com os 40 anos de Mato Grosso do Sul, tendo como referência fazer do nosso Estado e de Corumbá o coração da América do Sul, em nome dessa cidadania cultural que o governador Azambuja tanto tem enfatizado”, ressaltou Athayde Nery, emocionado com a calorosa recepção dos corumbaenses, que abriram a festa com a encenação do Banho do São João por um grupo da Oficina de Dança.

Athayde Nery lembrou que os três valores sustentados pelo FASP são o respeito, a democracia e a paz. “Temos fronteiras geográficas mas não queremos fronteiras humanas. Temos de ter respeito em antogonismo, em contraponto à barbarie, à violência. Transformarmos esse festival no mais integrado em cidadania, com o envolvimento de mais de 30 escolas, mais de 500 estudantes, quatro bairros, três comunidades quilombolas, isso é democracia”, ressaltou.

O secretário destacou outra questão não menos importante, a paz entre as pessoas. “Estamos celebrando os 150 anos do armisticio de paz entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, e todos os povos da Améirca do Sul em 2020, e desde já queremos levantar essa bandeira da paz. Por isso nosso tema é cidadania e cultura sem fronteiras”, acentuou.

O prefeito Marcelo Iunes agradeceu ao apoio do governador Reinaldo Azambuja. “Não posso deixar de agradecer uma pessoa que conheci e que hoje tem um carinho enorme por Corumbá, uma pessoa que não mede esforços para ajudar Corumbá, o governador Reinaldo Azambuja”, afirmou em seu discurso.

*Convênio de R$ 11 milhões*

Marcelo Iunes aguarda a chegada do governador Azambuja para sábado, dia 26 de maio, data marcada para assinarem, em parceria, um convênio de R$ 11 milhões para a construção do novo Pronto Socorro de Corumbá, ampliação do centro obstetra e a construção de 30 novos leitos e nova entrada para o setor administrativo do Hospital de Caridade (Santa Casa) da cidade.

“Não estou falando de política, estou falando de pessoas”, frisou o prefeito Marcelo Iunes. “Há mais de 40 anos vivemos só reformando o hospital, agora é definitivo, um novo Pronto Socorro, moderno, para melhorias de atendimento para Corumbá, Ladário e para nossos hermanos bolivianos, com a ajuda do governador Azambuja, com certeza o maior parceiro e amigo de toda a história para Corumbá”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal, Evander Vendramini, solicitou recursos para a preservação de patrimônios históricos como a Cacimba da Saúde e o Forte Coimbra. Lembrou que Corumbá possui uma história rica e fantástica que pode ser encontrada no livro “O menino que era eu”, escrito por Generoso Ponce Filho. Citou outros grandes escritores corumbaenses, entre eles Augusto César Proença, presente no lançamento do FASP, e o poeta e ativista cultural Benedito C.G. Lima. Nas artes plásticas, citou Jorapimo.

O prefeito de Ladário, Carlos Anibal Ruso, ressaltou o apoio do governador Azambuja e o novo modelo que ampliou a participaçao da “Pérola do Pantanal” na programação oficial. “Ladário estará mais presente neste festival”,
acentuou.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson da Silva Cruz, ressaltou a “noite de magia” que significava o lançamento do FASP . “Esta edição do festival  está congregando várias linguagens artísticas e saberes culturais, é um festival que ficará marcado na nossa história”.

O samba fechou a festividade de lançamento no Corumbaense. O FASP 2018, de 24 a 27 de maio em Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suarez, é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Corumbá.

Assessoria de Comunicação do FASP

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.