‹ Voltar

Porto Quijarro recebe teatro e música durante Festival América do Sul Pantanal

  • 29 maio 2022
  • Categorias:Geral

Levar arte e integrar os países vizinhos, foi com essa finalidade que o Coliseo Juan Evo Morales, em Porto Quijarro, na Bolívia, foi palco de três atrações que fazem parte da programação do 16º Festival América do Sul Pantanal. A performance dos artistas agitou a plateia repleta de jovens e crianças que interagiram do início ao fim.

A primeira atração foi o “Cabeção pelo Mundo”, idealizada pela dançarina e pesquisadora Maria Eugênia Tita, filha do casal de artistas Antonio Nóbrega e Rosane Almeida. A personagem faz uma brincadeira com a cabeça enorme como se o corpo fosse desproporcional e bem pequenina. A inspiração veio de uma tradição do Pará que chama Cabeçudos, de Santo Antônio de Edivelas.

Em seguida, foi a vez do artista Victor Ávalos, que dá vida ao palhaço Tomate. O comediante argentino criou um personagem extravagante e mordaz e centra seu trabalho todo na construção de balões. Usa instrumentos e outros dispositivos para falar de tipos sociais com muito humor para toda a família. Em duas décadas de palcos e aplausos, ele já percorreu mais de 20 países com seu espetáculo solo.

Por fim, para fechar o ciclo de apresentações em Porto Quijarro, a rapper de Dourados SoulRa levantou o público jovem do Coliseo. A menina solta, alegre e vibrante usa sua potência em músicas que falam sobre amor, liberdade e autoconhecimento. Raissa Sousa Carvalho se encantou pelo canto durante o coral da escola, ainda no primário e aprendeu violão aos sete anos. De lá prá cá, composições próprias que deram vida ao seu primeiro EP.

 

Para Ever Júnior Vireira, coordenador do grupo de baile de Porto Quijarro, a iniciativa trouxe um novo fôlego para a comunidade. “O Festival está de parabéns. As apresentações encantaram nossas crianças. Abriu sorrisos e gargalhadas de todos”, diz.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.