Quarta 25/05

9h/11h30

Artesanato

CARTEIRA DO ARTESÃO EM CORUMBÁ E LADÁRIO

Local: MUHPAN

Ladeira José Bonifácio, 68

Informações: (67) 3907-5690

 

10h

Dança

CABEÇÃO PELO MUNDO

MARIA EUGENIA (SP)

Classificação: Livre

Duração: 40 min

Local: Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Rua Pará, S/N

Sinopse: Esse personagem foi inspirado na tradição “Cabeçudos” da cidade de São Caetano de Odivelas (PA)

Ficha Técnica: Manipulação: Maria Eugenia Tita / Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida / Artista Plástico: Sandro Roberto

 

14h

Teatro

LOBIVAR, O MENINO QUE NASCEU LIVRE

GETT – GRUPO DE EXPERIMENTOS E TRUQUES TEATRAIS (MS)

Local: Asilo São José

Rua Colombo, 867

Sinopse: O espetáculo fala da trajetória do poeta Lobivar Matos, menino pobre, filho de pai piloteiro e mãe costureira da cidade de Corumbá, que é aclamado pela elite intelectual carioca pelos seus poemas. Foi um dos precursores do movimento modernista na cidade Branca e sua obra.

 

15h

Oralidade

O JOGO DA MEMÓRIA

JUSLEY MONTEIRO DE SOUSA (MS)

1º ao 5º ano

Local: CRAS Itinerante

Brandão Júnior, 82 – Dom Bosco

Sinopse: A narrativa apresenta a jornada de um contador de histórias que está perdendo a memória. Ele viaja o mundo recolhendo contos populares originários do Brasil, Peru, Argentina, Bolívia e outros países. Ele deve voltar e contar todas as histórias para seu sucessor. O jogo da memória é uma batalha de vida ou morte para o povoado de Formiga, mas eles ainda não sabem disso.

 

15h/0h

SAROBÁ DE CORUMBÁ

SAROBÁ DA BOCA DO MUNDO!

Produção: Teatro Imaginário Maracangalha (MS) 

Local: Rua Ladário esquina com Rua General Rondon

 

15h

SEMINÁRIO ARENA ABERTA

“Antropofagia do Brasil Central”

Homenagem a Lobivar Matos e Lídia Baís

Participação: Multiartistas Bianca Machado e Salim Haqzan (Corumbá/MS)

Homenageada: Escritora e artista visual Marlene Mourão “Peninha” (Corumbá/MS)

Local: Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues

Rua General Rondon, 266

O Teatro Imaginário Maracangalha  celebra  15 anos  da ação cultural itinerante SAROBÁ , ocupação  temática de múltiplas linguagens  artísticas.

O “Sarobá” desde a sua primeira realização legitima os botecos históricos e  espaços públicos abertos (ruas, praças, largos, calçadões), que trazem à memória da cidade, valorizando espaços de importância histórica muitas vezes invisíveis para memória oficial, alguns até mesmo esquecidos e  abandonados.

Esta rua ou boteco passa a ser também espaço de encontro e diálogo entre a arte, cultura e a população, assim como é descrito na obra “Sarobá”, livro do poeta modernista Lobivar Matos (1917-1945), onde o autor descreve a favela de negros na cidade de Corumbá na fronteira do Brasil com Paraguai. Desta forma, o Cortejo do Imaginário Maracangalha , literatura, dança, performance, artes visuais, audiovisual, música, circo, cultura da infância, cultura popular, cultura urbana, moda ,artesanato, gastronomia se integram com a cidade criando momentos de fruição coletiva.

No Sarobá, acontece também o “Seminário Arena Aberta”, momento de refletir sobre a arte pública e seus possíveis diálogos estéticos e como acontecem em relação aos espaços públicos, tornando-se um momento de troca e construção de conhecimento. O SEMINÁRIO ARENA ABERTA  – “Antropofagia do  Brasil Central” homenageia Lobivar Matos e Lídia Baís, artistas fundamentais para o modernismo do MS. O Seminário contará com a participação dos multiartistas Bianca Machado e Salim Haqzan e  a homenageada  na literatura  a artista visual e escritora Marlene Mourão – Peninha

a participação da comunidade  corumbaense. “Sarobá” é  acima de tudo um meio e um modo de colocar a arte em seu devido lugar: na rua para todes.

EVOÉ !

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICO CULTURAL

LITERATURA

– Oralidades

– Varal de poesia com Marlene Mourão “Peninha” (MS)

CULTURA DE RUA

– Coletivo Cotidiano Difícil – Formiga (dançarino), Bolinha (slammer e dançarino), JR (DJ) e Manha (dançarino)

– Coletivo Poetas do Morro – Big Jhow (Rapper), Enio CRX (Slammer e Rapper), Peligro (Audiovisual)

– Participação Especial: Larocca (MC e dançarino), Brenda (dançarina), TK (dançarina), Lorra (dançarina), Villas (dançarino), AC (MC) e Gaxpar (MC)

SLAM

– Aline Rios (Raah Conde)

– Melissa Rondon

TEATRO

– Lobivar, o Menino Que Nasceu Livro – GETT – Grupo de Experimentos e Truques Teatrais (MS)

– Companhia Maria Mole (MS)

CIRCO

– Performance “Quick Change” – Guga Morales e Manu Montes (RJ)

CULTURA POPULAR

– Cortejo Ceno-Poético com Teatro Imaginário Maracangalha (MS)

MÚSICA

– Alex Silveira (MS)

– Rockers Sound System (MS)

 

19h 

Oralidade

O JOGO DA MEMÓRIA

JUSLEY MONTEIRO DE SOUSA (MS)

Local: Rua Ladário esquina com Rua General Rondon

Sinopse: A narrativa apresenta a jornada de um contador de histórias que está perdendo a memória. Ele viaja o mundo recolhendo contos populares originários do Brasil, Peru, Argentina, Bolívia e outros países. Ele deve voltar e contar todas as histórias para seu sucessor. O jogo da memória é uma batalha de vida ou morte para o povoado de Formiga, mas eles ainda não sabem disso.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.