Quinta 26/05

Cultura de Rua

INTERVENÇÃO COM GRAFFITI

Graffiti coletivo idealizado e produzido pelos artistas de Corumbá: Rude, Primo, Giu e Digo. A proposta é promover a integração entre arte urbana e patrimônio cultural local.

Local: Centro de Corumbá

Sinopse: Graffiti coletivo idealizado e produzido pelos artistas de corumbá: Rude, Primo, Giu e Digo com a proposta de promover a integração entre arte urbana e patrimônio cultural local.

 

7h30

Exposição Literária

A CASA BAÍS

FÁBIO QUILL (MS)

Local: MUHPAN

Rua Manoel Cavassa, 275 – Centro

Sinopse: A exposição tem objetivo de apresentar ao público o Processo de Criação da obra “A Casa Baís” através de originais, esboços, rascunhos de textos, roteiro e extras (artes não inclusas na hq,teste de cor, técnica usada para simular a imagem de um jornal antigo) com utilização de mídia online acessadas através de QRCode conteúdo áudio explicativo em segmentos da exposição.

 

08h  

ORALIDADE

 HISTÓRIAS, PRA QUE TE CONTO? | Sandra Guzman (SP/BR)

LOCAL: E.M. Almirante Tamandaré | Ensino Fundamental I: 1º ao 5º Ano

 

8h30/10h30

INSTALAÇÃO LITERÁRIA INTERATIVA

Mediação: Dania Medina, Elenay Maciel, Joyce Kelly Benites, Juliane Silva, Jusley Monteiro, Nair Oliveira, Nazira Costa, Neide Leones, Renata Kerr, Rodneya Silva, Rosana Freitas e Tatiane Rodrigues

Equipe do Instituto de Arte Tear: Augusto Pessôa, Denise Mendonça, Kelly Toledano e Patrícia Olivieri

Público: Alunos da E.M Ângela Maria Perez e CEMEI Maria Benvida Rabello

Local: Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Heloísa Urt)

Rua Marechal Deodoro, 2.185 – Popular Nova 

 

9h/11h30

CARTEIRA DO ARTESÃO EM CORUMBÁ E LADÁRIO

Local: MUHPAN

Ladeira José Bonifácio, 68

Informações: (67) 3907-5690

 

9h30

Oralidade

ESSES VIAJANTES E SUAS HISTORIETAS

AUGUSTO CEZAR BARBOSA FIGLIAGGI – BADAIÁ ARTE (MS)

Local: EMEI Parteira Ana Gonçalves do Nascimento | Educação Infantil

Sinopse: A cultura popular é um baú que guarda histórias, músicas, brincadeiras de palavras, parlendas e todo tipo de tesouro que nos permite conhecer de modo brincante o perfil de um povo. Afinal o que faz uma sociedade ser encantadora são as pessoas que nela vivem e pessoas são feitas de um material muito difícil de reparar a olho nu: histórias! Histórias que podem servir de matéria prima para outras pessoas construírem a si mesmas.

 

10h

Artes Visuais

EXPOSIÇÃO – ÍCONES 100 ANOS DE 1922

LUIZ CARLOS FERNANDES (SP)

Local: Porto Geral

Calçadão em frente ao MUHPAN

Sinopse: O premiado chargista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival os ícones de 1922 com 10 caricaturas em grande dimensão produzidas pelo artista, com curadoria da gestora do núcleo de artes da FCMS, Marilena Grolli e todas estarão expostas na área externa no calçadão em frente ao MUHPAN. Dentre os prêmios do artista destacamos: Em 1997 ganhou o prêmio HQmix de “Melhor ilustração infantil” com a coleção do Castelo Rá-Tim-Bum e de “Melhor caricaturista do Brasil”em 2009. Acumulou mais de 70 prêmios, no Brasil e exterior, entre eles o World Press Cartoon.

 

14h

Circo

O HOMEM FOCA

GUGA MORALES (RJ)

Classificação: Livre

Duração: 50 min

Local: Escola Municipal Marquês de Tamandaré

Travessa Simeão Ribas, 50 – Nova Aliança

Ladário (MS)

Sinopse: Sinopse: Guga Morales traz para o Festival América do Sul Pantanal “O Homem Foca”, um espetáculo divertido, cheio de improvisações, comicidade e muito jogo de cintura que faz com que o espetáculo seja leve e surpreendente.

Ficha técnica: Guga Morales / Operação técnica: Manu Montes

 

14h

Teatro

AREOTORARE: O VERBO NEGRO E BORORO DO ÍNDIO PROFETA

TEATRO IMAGINÁRIO MARACANGALHA (MS)

Texto: Poemas das obras “Areôtorare e Sarobá” de Lobivar Matos

Direção e dramaturgia: Fernando Cruz

Classificação: Livre

Duração: 60 min

Local: Escola Estadual Dom Bosco

Rua Dom Aquino Corrêa, 2.462 – Bairro Dom Bosco

Sinopse: A ação ceno-poético de rua revisita as obras “Areôtorare” (1935) e “Sarobá” (1936) do escritor modernista Lobivar Matos (1915-1947), nascido em Corumbá (MS), aborda as relações humanas e sociais do seu tempo. Desta forma, questões como desigualdade, preconceito e desenvolvimento econômico são desveladas sob a ótica dos trabalhadores, índios e negros que até hoje “refletem os anseios, as revoltas, as durezas amargas da época e do meio em que vivem”.

Ficha técnica: Direção e dramaturgia: Fernando Cruz / Texto: Poemas das obras “Areôtorare e Sarobá” de Lobivar Matos / Encenação: Fernando Cruz e o grupo / Elenco: Rodrigo Nantes, Fran Corona, Fernando Cruz, Ariela Barreto, Moreno Mourão, Paulo Augusto e Pepa Quadrini / Pesquisa: Salim Haqzan, Fernando Cruz e Rogéria Castro Costa / Preparação e Direção Musical: Jonas Feliz / Preparação Vocal: Júlia Mendes / Preparação Corporal: Dora de Andrade / Designer gráfico: Maíra Espíndola / Foto e Vídeo: Vaca Azul / Assessoria de Imprensa: Brasa Comunicação / Produção: Ana Capilé.

 

14h30

Oficinas

19h

Cinema

CINE SOLAR

Local: Área de Proteção Ambiental (APABaía Negra

Ladário (MS) 

Sinopse: O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. O espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

 

15h/23h

PAVILHÃO DOS PAÍSES

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

Artesanato de MS

O artesanato de MS é uma rica forma de expressão da cultura e do poder criativo do povo através das mais distintas técnicas de trabalho artesanal e de matérias primas. Agregado ao caráter cultural, destacamos seu viés econômico, com impacto crescente na inclusão social, geração de trabalho e renda e potencialização de vocações regionais. Participam PROART, UNEART, ARTEMS, FENART, AACCGMS, SINART, AMI e API.

Artesanato internacional

Este ano o FASP receberá expositores da Argentina, com brinquedos de mecanismos operados manualmente e que misturam o trabalho do carpinteiro com o desejo de mostrar experiências e alegrias de maneira simples e austera. Bolívia, com peças de cerâmica com elementos pré-colombianos andinos, bijuterias feitas à mão com estilo contemporâneo e miniaturas representando a vida e os costumes da vida andina. Chile, trará peças em cerâmica utilitárias decorativas contemporâneas com desenhos inspirados nas culturas indígenas do Chile. Bolsas e carteiras em couro feitas à mão com desenhos próprios. Colômbia, com representantes de dois grupos artesanais de grande importância para a cultura colombiana. Bolsas, bijuterias e vestuário que se inspiram na tradição e o conhecimento ancestral da etnia Inga, estabelecendo uma relação especial com a mãe terra. Acessórios em tear e bijuterias mantendo a memória cultural da comunidade Embera Chami narrando a história do seu território, a conexão com os espíritos e a importância da proteção. O Paraguai trará artesanatos em tecelagem, bordado, renda, chifre e pirografia em artigos de couro. Peru, com cobertores característicos da tradição local e tapeçarias com cenas figurativas, e demais peças que se tornaram emblemáticas. Já o Uruguai apresentará uma proposta urbana mantendo características típicas uruguaias, com duas representantes da Associação dos Artesãos do Uruguai – AUDA. Objetos de decoração e brinquedos fazem parte dos trabalhos.  Venezuela, com suas cerâmicas e esculturas em madeira e vidro, dando forma à bijuterias, decoração e bonecos ricos em cores e detalhes.

Comercialização do Artesanato de Corumbá/MS

Stand para comercialização e divulgação do Artesanato de Corumbá/MS, promovendo o intercâmbio entre os artesãos e o público consumidor.

 

15h/23h

PAVILHÃO: ESPAÇO CRIATIVO

Exposição e comercialização de produtos originários de MS

Moda, literatura e gastronomia

EXPOSITORES:

ANDERSON BOSH

FABIO MAURICIO

TOUCHÉ

BOLI BOLI

ATELIÊ NAIR GAVILAN

EMÍLIA LEAL

BOCAIUVA

MI CORAZÓN

LIDYLO

WHY NOT BY GUGLIATTO

LIVRARIA HÁMOR

BADAIÁ LIVRARIA

MARIA PRETA CARTONERA

EDITORA LIFE

UBE CORUMBÁ

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

16h/22h

Artes Visuais

GALERIA DAS ARTES

LÍDIA BAÍS, IZULINA XAVIER, JONIR FIGUEIREDO, HENRIQUE ARAKAKI, NATASHA FIGUEIREDO E SOL ZTT, ADILSON SCHEIFFER, ALDO TORRES, ILACIR GALVÃO, DESCENDENTES DE LÍDIA, COLETIVO ENEGRECER e CONFRARIA SOCIARTISTA

Local: Praça Generoso Ponce 

Av. Gen. Rondon – Centro

SINOPSE: O MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul traz para o FASP 2022 obras de seu acervo desta que é considerada uma das pioneiras das modernas artes no Estado e que nesta edição do Festival será uma das grandes homenageadas, Lídia Baís. A galeria foi pensada com os objetivos de valorizar e promover debates na contemporaneidade por intermédio do acervo do museu com a intenção de torná-lo acessível ao público e apresentar novas trajetórias artísticas nas artes visuais. Foram convidados também 10 artistas para expor com as mais diferentes linguagens plásticas. São eles: Izulina Xavier, Jonir Figueiredo, Henrique Arakaki, Natasha Figueiredo e Sol Ztt, Adilson Scheiffer, Aldo Torres, Ilacir Galvão, Descendentes de Lídia, Coletivo Enegrecer e Confraria Socioartista.

 

16h/22h

Povos Indígenas

TENDA DOS SABERES INDÍGENAS

Comercialização de artesanatos indígenas e atividades culturais com a participação das etnias de Mato Grosso do Sul

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

16h/21h

VISITAÇÃO AO MEMORIAL DO HOMEM PANTANEIRO

Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral

Informações: 67 3232-3303

 

16h/21h

Exposição fotográfica

CÉU E INFERNO EM TERRAS ALAGADAS

JOSÉ MEDEIROS

Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral

Informações: 67 3232-3303

 

16h/21h

Exibição de filmes

“RUIVALDO, O HOMEM QUE SALVOU A TERRA”, DE JORGE BODANZKY E JOÃO FARKAS

“FINADO TAQUARI”, DE FRICO GUIMARÃES

Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral

Informações: 67 3232-3303

 

16h

Dança

CABEÇÃO PELO MUNDO (SP)

MARIA EUGENIA TITA (SP)

Classificação: Livre

Duração: 40 min

Local: Comércio de Corumbá

Sinopse: Esse personagem foi inspirado na tradição “Cabeçudos” da cidade de São Caetano de Odivelas (PA)

Ficha Técnica: Manipulação: Maria Eugenia Tita / Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida / Artista Plástico: Sandro Roberto

 

16h30

Circo

O CONCERTO DA LONA PRETA

TRUPE DA LONA PRETA (SP)

Classificação: Livre

Local: Jardim da Independência

Rua Frei Mariano com 13 de Junho

Sinopse: O “Concerto da Lona Preta” é um espetáculo inspirado na tradição circense. Os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos do picadeiro, atualizando e dando novo vigor às clássicas cenas do circo tradicional e mambembe, nas picadilhas do imaginário.

Ficha Técnica: Direção: Sergio E Joel Carozzi / Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.

 

16h30

ENCONTRO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Local: Porto Geral

 

16h30

Cinema

O KUNUMI E O CURUPIRA

(MS, Animação, 3min10seg – 2022)

Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá

Rua General Rondon, 1.033 – Centro

Sinopse: Um menino kaiowá passa pelo ritual do Kunumi Pepy. O Kunumi Pepy é a cerimônia que levará o menino kaiowá a tornar-se um homem. Esse fato acontece na frente da casa de reza, e o Nhanderu oferece o último gole de chicha ao menino e a continuação perfura o lábio inferior e introduz um enfeite labial feito de resina de árvore chamado Tembeta. Logo depois a mãe do menino se aproxima e lhe entrega uma lança. Ele entra na floresta e fica olhando os animais, se aproxima do rio e pesca um peixinho, escuta uns barulhos estranhos e sai correndo. Os dois sentem a presença um do outro entre movimentos bruscos no meio das folhas e árvores até que o menino dá de cara com o Curupira. O Curupira se aproxima ao menino paralisado, o cheira e observa, vê que na mão leva um peixe morto, mais percebe que ele está com fome e não pescou por diversão. Em um movimento brusco, o Curupira desaparece rapidamente. O kunumi fica em silêncio e um pouco confuso. Finalmente o peixinho está sendo assado nas chamas.

Ficha técnica: Direção produção e roteiro: Tatiana Varela Besteiro / Direção de Fotografia: Tatiana Varela e Fabricio Borges / Edição, colorização e finalização: Tatiana Varela Besteiro / Desenho de Som: Fabricio Borges / Concepção e criação dos cenários, dos personagens e do figurino: Tatiana Varela Besteiro.

 

16h40

Cinema

CAMPO GRANDE DAS ARARAS

(MS, Documentário, 27min30seg – 2021)

Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá

Rua General Rondon, 1.033 – Centro

Sinopse: Mostra a presença das araras em Mato Grosso do Sul. O filme parte do Pantanal e retrata a migração das aves do meio rural para a cidade e a saga para sobreviverem em meio aos seres humanos. Um documentário diferente, que mostra o mundo sob o ponto de vista das aves, por meio de imagens de drones que simulam seus voos. A equipe acompanhou as aves durante um ano, para registrar o ciclo reprodutivo das aves e a relação dos homens com a presença delas.

Ficha Técnica: Direção: Lu bigattão Rios e Rosiney Bigattão / Roteiro: Rosiney Bigattão / Edição: Carlos Diehl / Assistente de edição: Claudinei Pecois / Produção: Mariângela Yule e Fernanda Kunzler / Diretor de fotografia: Alex Sanches Taveira / Imagens: Alex Sanches Taveira, Marcos Vinicius Santana, acervo Instituto Arara Azul, acervo TV Morena / Imagens de drone: Betinho Escalante e Gabriel Marchese / Assistente de câmera: Adenil Alves Oliveira / Contra Regra: Diego Lopes / Vinheta e designer gráfico: Venise Melo / Colorização – Marcio Armoa / Som direto e desenho de som: Marcelo Batista Davila / Música: Faiçal Khatib e Thiago Quevedo / Mixagem: Guilherme Gama / Pós-produção de áudio: DOPE.AUDIO / Equipamentos: Luís Andrade / Patrocínio: FMIC / SECTUR /PMCG

 

17h20

Cinema

COM A PALAVRA O POETA

(MS, Experimental, 28 min e 47 seg – 2022)

Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá

Rua General Rondon, 1.033 – Centro

Sinopse: Vivemos atualmente um momento único em que muitas questões das mais diversas áreas se fizeram ecoar por todo o mundo. Entender quem somos, como nos relacionamos e como interagimos com o planeta nunca foi tão importante quanto agora. É nesses momentos também que a arte mostra sua força como um código capaz de romper as barreiras do tempo, nos lembrando de que temos muito a aprender com nossos mestres, por intermédio dos seus saberes e vivências. Emmanuel Marinho, nascido e criado em Dourados, nosso grande Poeta é um deles. Ele nos conduzirá pelos versos mágicos de seus poemas à uma reflexão sobre o momento histórico em que estamos passando.

Ficha Técnica: Direção Fabricio Borges / Direção de Fotografia Tatiana Varela / Poeta Emmanuel Marinho

 

17h30

Teatro

A FABULOSA HISTÓRIA DO GURI-ÁRVORE

GRUPO FULANO DI TAL (MS)

Classificação: Livre

Duração: 60 min

Local: Alameda Tamengo

Bairro Cervejaria (em frente à Casa Massa Barro)

Sinopse: “A Fabulosa História do Guri-Árvore” é livremente inspirado na obra de Manoel de Barros e é uma celebração à infância e suas histórias. Os irmãos Palmiro e Abílio,cada um do seu jeitinho, relembram suas histórias no quintal de casa.

Ficha técnica: Direção, Produção e Sonoplastia: Marcelo Leite / Dramaturgia: Edner Gustavo e Manolo Schittcowisck / Elenco, Direção de Arte e Encenação: Douglas Moreira e Edner Gustavo / Maquiagem: Douglas Moreira / Música Original: Ewerton Goulart / Identidade Visual: Vini Ferreira / Fotografia e Filmagem: Vaca Azul

 

18h

Dança

ACADEMIA DE DANÇAS FOLCLÓRICAS/ADAF (BOL)

Classificação: Livre

Duração: 45 min

Local: Mirante do Porto Geral

Sinopse: Os artistas da Academia de Danças Folclóricas ADAF da cidade de La Paz, nos dão os segredos desta província inca, o país dos aymaras, berço da divindade inca Pachamama. O seu repertório é a imagem deste país, cheio de cor e referências a forças míticas, onde se misturam ritos pré-colombianos e cristãos. Suas danças oferecem poesia e amor, fonte de conforto. Entre a diversidade oferecida por eles, você encontrará os famosos Caporales, espelho dos famosos carnavais, mas também a Diablada, uma das danças tradicionais mais coloridas e originais da Bolívia, que mistura sua música entre as forças do inferno e as forças dos anjos.

Ficha técnica: Bailarinos: Adrian Teofilo Loza Aguilar, Alcides Alejandro Fernandez Rossel, Alejandro Ian Via Lopera, Jose Carlos Daga Blanco, Pablo Ignacio Grandi Sardón, Rolando Anibal Fernandez Rossel, Camila Jemio Gordillo, Claudia Andrea Calle Laura, Fabiana Andariel Rojas Berdeja, Nayeli Michelle Jessica Medrano Uriarte, Noelia Peñaranda Angola, Silvia Rocio Sardón Orihuela / Músicos: Franz Grover Muñoz Singuri, Grover Elias Camacho Clahuana, Wilson David Mariscal Vargas, Wilson Grover Arana Barrios, Windsor Eduardo Bolaños Flores, Diretor General

Roberto Orlando Sardón Orihuela

 

19h

Oficina

Narração de Histórias

PAMELA GUTIERREZ (BOL)

Inscrições: No local

Local: MUHPAN (Museu de História do Pantanal) 

Rua Manoel Cavassa, 275 – Centro

 

19h

CORTEJO COM AS ESCOLAS DE SAMBA DE CORUMBÁ

Concentração: Rua Frei Mariano com 13 de Junho

 

19h15

Teatro

DAS CINZAS CORAÇÃO

QUIMERA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS (RS)

Classificação: 12 anos

Duração: 45 min

Local: Escola Estadual Dr. João Leite

Rua Cabral, 761 – Centro

Sinopse: “Das cinzas Coração” é uma comédia sobre desigualdade de gênero que junta o charme do cinema mudo a técnicas de palhaçaria para contar, com graça e sensibilidade, um dia qualquer na vida de Aurora, uma jovem cheia de habilidades subestimadas, sufocada entre desejos adormecidos com sua realidade oprimida.

Ficha técnica: Direção: Jéfferson Rachewsky /Elenco: Jéfferson Rachewsky e Letícia Paranhos / Jéfferson Rachewsky, Valquíria Cardoso e Letícia Paranhos / Trilha sonora: Dunia Elias // Concepção visual: e figurinos: Valquíria Cardoso / Coreografia: Alex Limberger e Valquíria Cardoso / Adereços: Diego Steffani e Valquíria Cardoso / Criação de luz: Oswaldo Perrenoud / Operação de luz: Daniel Fetter / Criação de vídeo Walter Diehl / Operação de vídeo: Luiz Manoel Oliveira e Walter Diehl / Fotos: Mauro Ramalho e Marcelo Diehl.

 

19h30

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

PREMIAÇÃO SOY LOCO POR TI AMÉRICA

Em sua 16ª edição, o Festival América do Sul Pantanal visa propiciar o fortalecimento da identidade intercontinental por meio das expressões culturais e de ações nas áreas do meio ambiente, integração, desenvolvimento e turismo. O tema do FASP 2022 é ‘Centenário da Semana de Arte Moderna”.

O festival acontecerá de 26 a 29 de maio de 2022 em Corumbá, Ladário e nas cidades da Bolívia que fazem fronteira com Corumbá. Uma das atrações do FASP é o concurso Soy loco por ti América, que conta com a participação de estudantes das escolas públicas e privadas da região do Pantanal MS; Corumbá, Ladário e das escolas bolivianas dessa região de fronteira.

Valorizando a interação de crianças e jovens com seu meio, o concurso adota um tema principal: ‘Centenário da Semana de Arte Moderna”. A ideia do concurso Soy loco por ti, América é mostrar, por meio de desenho, crônicas e vídeos, a importância da Semana de Arte Moderna para a história e cultura de Mato Grosso do Sul.

Os dois artistas homenageados do FASP serão inspiração para a produção dos trabalhos do Soy loco por ti, América: Lídia Baís, nascida em Campo Grande, MS, pintora, desenhista e compositora; e Lobivar de Matos, escritor, nascido em Corumbá, MS.

As três melhores criações de alunos do 1º ao 9º ano serão premiados com bicicleta, celular e tablet por suas criações.

 

20h30

Música

Palco Integração

ORQUESTRA DE CÂMARA DO PANTANAL (MS)

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

21h45

Música

Palco Integração

MICHEL TELÓ (MS)

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

23h30

Música

Palco Rio Paraguai

JAKELINE SANFONEIRA (MS)

 

00h40

Música

Palco Rio Paraguai

SOFIA VIOLA (ARGENTINA)

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.