Sábado 28/05

Cultura de Rua

INTERVENÇÃO COM GRAFFITI

Local: Centro de Corumbá

Sinopse: Graffiti coletivo idealizado e produzido pelos artistas de Corumbá: Rude, Primo, Giu e Digo. A proposta é promover a integração entre arte urbana e patrimônio cultural local.

 

Artes Visuais

EXPOSIÇÃO – ÍCONES 100 ANOS DE 1922

LUIZ CARLOS FERNANDES (SP)

Local: Porto Geral

Calçadão em frente ao MUHPAN

Sinopse: O premiado chargista Luiz Carlos Fernandes, paulista de Avaré, nascido em 1959, apresentará ao público do festival os ícones de 1922 com 10 caricaturas em grande dimensão produzidas pelo artista, com curadoria da gestora do núcleo de artes da FCMS, Marilena Grolli e todas estarão expostas na área externa no calçadão em frente ao MUHPAN. Dentre os prêmios do artista destacamos: Em 1997 ganhou o prêmio HQmix de “Melhor ilustração infantil” com a coleção do Castelo Rá-Tim-Bum e de “Melhor caricaturista do Brasil”em 2009. Acumulou mais de 70 prêmios, no Brasil e exterior, entre eles o World Press Cartoon.

 

7h30

Exposição Literária

A CASA BAÍS

FÁBIO QUILL (MS)

Local: MUHPAN

Rua Manoel Cavassa, 275 – Centro

Sinopse: A exposição tem objetivo de apresentar ao público o Processo de Criação da obra “A Casa Baís” através de originais, esboços, rascunhos de textos, roteiro e extras (artes não inclusas na hq,teste de cor, técnica usada para simular a imagem de um jornal antigo) com utilização de mídia online acessadas através de QRCode conteúdo áudio explicativo em segmentos da exposição.

 

8h

Literatura

QUEBRA-TORTO COM LETRAS

CARLA MALIANDI (ARGENTINA)

SANTIAGO NAZARIAN (SP)

MARCIA MEDEIROS (MS)

MEDIAÇÃO: WELLINGTON FURTADO

Inscrições: 150 (cento e cinquenta tickets) por ordem de chegada

Local: Moinho Cultural Sul-Americano

Rua Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio

Sinopse: No campo da Literatura Latino-americana, nesta 16º edição do Festival América do Sul Pantanal, o Quebra-torto com Letras tem o prazer de contar com a presença de grandes escritores que em seus textos revelam a natureza humana latino-americana. Contaremos com a presença de  Carla Maliandi (Argentina), Santiago Nazarian (Brasil/São Paulo), Marcia Medeiros (Brasil/Mato Grosso do Sul) que discutirão seus processos de escrita e sobre a estética da palavra latino-americana.

Lançamento da nova edição dos Livros de Lobivar de Matos – Sarobá e Areotorare organizados pela professora Susylene Dias de Araujo.

 

9h/22h

Povos indígenas

TENDA DOS SABERES INDÍGENAS

Comercialização de artesanatos indígenas e atividades culturais com a participação das etnias de Mato Grosso do Sul

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

10h

Música

URBEM (MS)

Quebra Torto com Letras

Local: Moinho Cultural Sul-Americano

Rua Domingos Sahib, 300 – Beira-Rio

 

10h

Circo

O GRANDIOSOS MINI CIRQUIM NAS ARÁBIAS

CIRCO DO MATO GRUPO DE ARTES CÊNICAS (MS)

Classificação: Livre

Duração: 50 min

Local: Feira Central de Ladário

Praça Almirante Gastão Brasil (Praça do Trem)

Rua Alm. Barros com Rua Riachuelo  

Ladário (MS)

Sinopse: O espetáculo traz como ponto central o resgate de números tradicionais de circo através de uma perspectiva mais atual. Mesclando o teatro com técnicas circenses, busca em sua simplicidade, a grandiosidade e a magia de alguns números tradicionais da história do circo mundial, encantando e divertindo o público.

Ficha técnica: Elenco: Yago Garcia, Mauro Guimarães, Frank Salomão // Produtora: Laila Pulchério e Operadora de som // Fotografia e vídeo: Larissa Pulchério

 

14h30 – Oficina

19h – Cinema

CINE SOLAR

Local: Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Heloísa Urt)

Rua Marechal Deodoro, 2.185 – Popular Nova 

Sinopse: O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. O espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica

 

14h

Arte Educação

VIII ENCONTRO REGIONAL DE ARTE EDUCADORES

Palestra “Acessibilidade e Mediação em Espaços Culturais: Experiências em Comunicação e Sensibilidade Sensorial – Diana Costa/ Arte Educadora”

Público-alvo: Educadores, estudantes universitários, artistas e mediadores culturais.

Lançamento do livro “A COMÉDIA DRAMÁTICA: DIÁLOGOS GEOGRÁFICOS EM TORNO DA POESIA DE LOBIVAR MATOS”, de JOÃO CARLOS IBANHEZ

Apresentação com a contadora de histórias PAMELLA GUTTIEREZ (BO)

Público-alvo: Educadores, estudantes universitários, artistas e mediadores culturais

Local: MUHPAN

Rua Manoel Cavassa, 275 – Centro

 

15h

Dança

DERIVA

PLATAFORME-SE (MS)

Classificação: Livre

Duração: 35 min

Local: Jardim da Independência

Rua Frei Mariano com 13 de Junho

Sinopse: O espetáculo-intervenção DERIVA – parte integrante do projeto PLATAFORME-SE – vivencia o espaço da urbe e reconhece com ludicidade esse lugar de fala transeunte. 2 intérpretes criador@s: peregrin@s conterrâne@s – movimentando-se ora em sincronia, ora não; ora livres, ora sob comandos. Os intérpretes-criadores delimitam superfícies na amplidão do pensar contemporâneo. Sugerem interatividade com ironia e dialogam sobre o sufocamento das ideias com paixão. Sentidos que se chocam e se conectam nesse emaranhado de possibilidades que é a cidade humana e o humano cidade.

Ficha técnica: Concepção e direção: Ralfer Campagna / Intérpretes criadores: Jackeline Mourão e Ralfer Campagna / Orientação coreográfica: Vanilton Lakka / Figurino: Herbert Correa e Ralfer Campagna / Confecção figurino: Jane Rosa / Texto: Maíra Espíndola / Produção: Reginaldo Borges

 

15h/17h

INSTALAÇÃO LITERÁRIA INTERATIVA

CorumbáLê com mediação de: Andréia de Souza, Cassia Luzia Pereira, Cristiane Sant’Anna, Eliete Maciel, Geovana Soares, Laura Janaína Garcia, Maria da Conceição Oquendo, Maria Cláudia Gemio, Nilva Moura, Mariléia Duarte, Nair Oliveira, Oriana Nascimento, Regiane Marques, Tatiane Rodrigues e Vitória Régia Kassar

Equipe do Instituto de Arte Tear: Augusto Pessôa, Denise Mendonça, Kelly Toledano e Patrícia Olivieri

Local: Porto Geral

Público: Aberto à comunidade

 

15h/23h

PAVILHÃO DOS PAÍSES

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

Artesanato de MS

O artesanato de MS é uma rica forma de expressão da cultura e do poder criativo do povo através das mais distintas técnicas de trabalho artesanal e de matérias primas. Agregado ao caráter cultural, destacamos seu viés econômico, com impacto crescente na inclusão social, geração de trabalho e renda e potencialização de vocações regionais. Participam PROART, UNEART, ARTEMS, FENART, AACCGMS, SINART, AMI e API.

Artesanato internacional

Este ano o FASP receberá expositores da Argentina, com brinquedos de mecanismos operados manualmente e que misturam o trabalho do carpinteiro com o desejo de mostrar experiências e alegrias de maneira simples e austera. Bolívia, com peças de cerâmica com elementos pré-colombianos andinos, bijuterias feitas à mão com estilo contemporâneo e miniaturas representando a vida e os costumes da vida andina. Chile, trará peças em cerâmica utilitárias decorativas contemporâneas com desenhos inspirados nas culturas indígenas do Chile. Bolsas e carteiras em couro feitas à mão com desenhos próprios. Colômbia, com representantes de dois grupos artesanais de grande importância para a cultura colombiana. Bolsas, bijuterias e vestuário que se inspiram na tradição e o conhecimento ancestral da etnia Inga, estabelecendo uma relação especial com a mãe terra. Acessórios em tear e bijuterias mantendo a memória cultural da comunidade Embera Chami narrando a história do seu território, a conexão com os espíritos e a importância da proteção. O Paraguai trará artesanatos em tecelagem, bordado, renda, chifre e pirografia em artigos de couro. Peru, com cobertores característicos da tradição local e tapeçarias com cenas figurativas, e demais peças que se tornaram emblemáticas. Já o Uruguai apresentará uma proposta urbana mantendo características típicas uruguaias, com duas representantes da Associação dos Artesãos do Uruguai – AUDA. Objetos de decoração e brinquedos fazem parte dos trabalhos.  Venezuela, com suas cerâmicas e esculturas em madeira e vidro, dando forma à bijuterias, decoração e bonecos ricos em cores e detalhes.

Comercialização do Artesanato de Corumbá/MS

Stand para comercialização e divulgação do Artesanato de Corumbá/MS, promovendo o intercâmbio entre os artesãos e o público consumidor.

 

15h/23h

PAVILHÃO: ESPAÇO CRIATIVO

Exposição e comercialização de produtos originários de MS

Moda, literatura e gastronomia

EXPOSITORES:

ANDERSON BOSH

FABIO MAURICIO

TOUCHÉ

BOLI BOLI

ATELIÊ NAIR GAVILAN

EMÍLIA LEAL

BOCAIUVA

MI CORAZÓN

LIDYLO

WHY NOT BY GUGLIATTO

LIVRARIA HÁMOR

BADAIÁ LIVRARIA

MARIA PRETA CARTONERA

EDITORA LIFE

UBE CORUMBÁ

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

16h/2h

Cultura de Rua

BATALHA DO PORTO

Local: Palco Rio Paraguai – Porto Geral

Sinopse: A cultura de rua é aberta, pública, de todos para todos. É a cultura da ocupação dos espaços, da apropriação da cidade. É também a cultura do respeito e, acima de tudo, da resistência. A Batalha do Porto é o palco destinado a levar ao público do Festival o melhor da produção artística da cultura de rua de Mato Grosso do Sul. Nesta edição curtam as grandes Batalhas de All Style e de MCs com premiação em dinheiro, final do Desafio da Pixta! (Game of Skate),  DJ JR nas pick-ups, shows com Lili Black (Campo Grande), 210 Records (Corumbá), RCR (Campo Grande e Marcelo D2 (Rio de Janeiro). (ESCOLINHA DE SKATE, SÓ CHEGAR!)

JURADOS ALLSTYLLE:

Victor Pereira (Killa Kingz / Três Lagoas)

Chock (Welove 2 Rock / Dourados)

Formiga (USC/Corumbá)

JURADOS MC’s:

Manw

Miliano

Lili Black 

PRODUÇÃO: CEO – Enio Crx, Produção – Ac, Produção – Manha, Produção – Formiga, Audiovisual – Peligro Prod e Bola 8 prod , Fotografia – Bolinha, Produção de Artes visuais – Digo e Giu, Mídias sociais – Diana Souza

 

16h

Dança

CABEÇÃO PELO MUNDO

MARIA EUGENIA (SP)

Classificação: Livre

Duração: 40 min

Local: Coliseo Juan Evo Morales Aima

Puerto Quijarro/Bolívia

Sinopse: Esse personagem foi inspirado na tradição “Cabeçudos” da cidade de São Caetano de Odivelas (PA).

Ficha Técnica: Manipulação: Maria Eugenia Tita / Concepção Cênica: Antonio Nóbrega e Rosane Almeida / Artista Plástico: Sandro Roberto

 

16h/22h

Artes Visuais

GALERIA DAS ARTES

LÍDIA BAÍS, IZULINA XAVIER, JONIR FIGUEIREDO, HENRIQUE ARAKAKI, NATASHA FIGUEIREDO E SOL ZTT, ADILSON SCHEIFFER, ALDO TORRES, ILACIR GALVÃO, DESCENDENTES DE LÍDIA, COLETIVO ENEGRECER e CONFRARIA SOCIARTISTA

Local: Praça Generoso Ponce 

Av. Gen. Rondon – Centro

SINOPSE: O MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul traz para o FASP 2022 obras de seu acervo desta que é considerada uma das pioneiras das modernas artes no Estado e que nesta edição do Festival será uma das grandes homenageadas, Lídia Baís. A galeria foi pensada com os objetivos de valorizar e promover debates na contemporaneidade por intermédio do acervo do museu com a intenção de torná-lo acessível ao público e apresentar novas trajetórias artísticas nas artes visuais. Foram convidados também 10 artistas para expor com as mais diferentes linguagens plásticas. São eles: Izulina Xavier, Jonir Figueiredo, Henrique Arakaki, Natasha Figueiredo e Sol Ztt, Adilson Scheiffer, Aldo Torres, Ilacir Galvão, Descendentes de Lídia, Coletivo Enegrecer e Confraria Socioartista.

 

16h/21h

VISITAÇÃO AO MEMORIAL DO HOMEM PANTANEIRO

Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral

Informações: 67 3232-3303

 

16h/21h

Exposição fotográfica

CÉU E INFERNO EM TERRAS ALAGADAS

JOSÉ MEDEIROS

Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral

Informações: 67 3232-3303

 

16h/21h

EXIBIÇÃO DOS FILMES

“RUIVALDO, O HOMEM QUE SALVOU A TERRA”, DE JORGE BODANZKY E JOÃO FARKAS

“FINADO TAQUARI”, DE FRICO GUIMARÃES

Local: Instituto Homem Pantaneiro (IHP)

Ladeira José Bonifácio, 171 – Porto Geral

Informações: 67 3232-3303

 

16h30

Circo

TRADICIONAL POCKET SHOW

CIRCO LE CHAPEAU (MS)

Classificação: Livre

Duração: 50 min

Local: Jardim da Independência

Rua Frei Mariano com Rua 13 de Junho

Sinopse: Inspirado nos “Circos tradicionais” brasileiros, em que o artista desempenha vários papéis dentro de um mesmo espetáculo, Tradicional Pocket Show encanta o público com uma linguagem simples e direta.

Ficha técnica: Concepção e direção: Junior De Oliveira / Elenco: Junior De Oliveira, João Rocha e Társila Bonelli / Operador de som: João Dias / Produção Executiva: Sucata Cultura.

 

16h30

Cinema

BANHO DE SÃO JOÃO

(MS, Documentário, 38 min e 57 seg )

Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá 

Rua General Rondon, 1.033 – Centro

Sinopse: O Banho de São João é uma festa de fé e devoção. Acontece há mais de 100 anos nas cidades de Corumbá e Ladário situadas no pantanal de Mato Grosso do Sul. O que mais caracteriza esses festejos na região é o ritual de dar banho no santo no Rio Paraguai: os devotos levam em processo suas imagens para o batismo simbólico nas águas do rio. A festa acontece no dia 23 de junho, véspera de São João, quando a água do rio adquire propriedades mágicas. Este filme faz parte do processo de registro do Banho de São João de Corumbá e Ladário (MS): subsídios para registro como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

Ficha Técnica: Realização: Iphan / Coordenação do Projeto: Alvaro Banducci Júnior / Direção e Roteiro: Elis Regina Nogueira / Produção e Roteiro: Luciana Scanoni

 

17h

Patrimônio Imaterial

RODA DE CAPOEIRA

Local: Porto Geral

 

17h

Circo

TOMATE, PURO TOMATE

VICTOR ÁVALOS – PALHAÇO TOMATE (ARGENTINA)

Classificação: Livre

Duração: 60 min

Local: Coliseo Juan Evo Morales Aima

Puerto Quijarro (Bolívia)

Sinopse: Tomate, Puro Tomate é um show de Manipulação de Balões, Comédia, Magia e Malabarismo. De maneira original e divertida, o espetáculo tem a pretensão de fazer rir e ao mesmo tempo de nos fazer pensar em nossos problemas como sociedade, ora com momentos inocentes, ora com momentos ácidos.

 

17h

Cinema

FUJONA – EM BUSCA DA LIBERDADE

(MS, Documentário, 22 min e 41 seg – 2018)

Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá 

Rua General Rondon, 1.033 – Centro

Sinopse: Aborda o espaço destinado aos animais silvestres com a expansão das atividades humanas em seus territórios. O filme conta a história do filhote de onça pintada que fugiu duas vezes do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Campo Grande/MS, foi capturada e depois solta na natureza. O curta reproduz toda trajetória sob o ponto de vista da onça, levando o público a acompanhar os seus sentimentos e sua busca pelo seu habitat natural.

Ficha Técnica: Direção e roteiro: Lu Bigatão Rios / Co-roteirista – Rosiney Bigatão / Assistente de direção – Carlos Diehl / Direção de fotografia e cinegrafia – Fabricio Borges e Tatiana Varela / Produção – Fernanda Kunzler e Claudiney Pecois / Som direto, trilha e pós-produção de áudio -EDOPE Áudio / Design, Edição – Carlos Diehl e Rosiney Bigatão / Colorização e vinhetas – Tatiana Varela / Design gráfico Venise Pascoal de Melo / Fotografia – Marcelo Oliveira.

 

17h30

Cinema

@ana

(MS, Ficção, 12 min e 42 seg – 2020)

Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá

Rua General Rondon, 1.033 – Centro

Sinopse: Ana é uma garota ambiciosa que encontrou nas redes sociais um jeito de ganhar a vida. Para conseguir sucesso e reconhecimento, ela planeja fazer uma transmissão ao vivo de um sequestro forjado, mas é claro que as coisas não vão como planejado. Ou vão?

Ficha Técnica: Uma produção Marshmelo Filmes, um filme de Pedro Melo “@ana” /

Direção de Produção: Aniela Paes / Direção de Fotografia: Deivison Pedrê / Figurinos: Gugliatto / Maquiagem e Cabelo: Thailize Veiga / Assistente de direção: Matheus Alexandre / Gaffer: Victor Hugo Sandim / Som direto: Rodrigo Felix / Música: Fábio Adames e Victor Winkler / Elenco – Ana: Rayra Calin, Pai: Fernando Lopes, Tiago: Samir Castro, Junior: Bruno Roque, Rô: Ligia Prieto / Figuração: Cláudio Avelino e Jessica Martinez / Making Of: Iohan Fagundes, Paulo Henrique, Felipe Ormond e Victor Hugo Sandim

 

17h45

Cinema

COPA 181 

(MS, Ficção, 1h e 20min – 2017)

Local: Auditório do Sindicato Rural de Corumbá

Rua General Rondon, 1.033 – Centro

Sinopse: Taná (Carlos Takeshi) vive com a esposa Eros (Simone Mazzer) em Copacabana, no Rio de Janeiro. Enquanto ele trabalha numa pequena loja de materiais de construção, ela dedica-se à carreira de cantora de ópera. Entretanto, a monótona rotina do casal é afetada pela sauna gay Copa 181, uma espécie submundo secreto onde trabalha a travesti Kika (Silvero Pereira).

Ficha Técnica: Elenco Carlos Takeshi, Simone Mazzer, Silvero Pereira, Caetano O’Maihlan, Fernanda Boechat, Gabriel Canella, Higor Campagnaro, Otto Jr., Sérgio Coelho e Paulo Giannini / Direção e roteiro Dannon Lacerda / 1° Assistente de direção Afonso Presto de Sousa / 2° Assistente de direção Ana Rios / Direção de fotografia Tiago Scorza / Desenho de arte Clarice Van Rybroek e Mariana Valente / Som direto Marcos Padilha / Montagem Duda Nísio e Fernanda Teixeira / Desenho de som Bernardo Uzeda / Trilha musical Marcelo H / Direção de produção Marina Trindade / Produção-executiva Dannon Lacerda / Produção Cabaré Filmes

 

18h

Teatro

CASATÓRIA C’A DEFUNTA

CIA PÃO DOCE (RN)

Classificação: Livre

Duração: 50 min

Direção: Marcos Leonardo

Local: Praça da República

Rua Antônio Maria Coelho com Rua Delamare

Em frente ao ILA

Sinopse: A Casatória c’a Defunta, conta de modo lúdico e divertido as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pés-de-banco” (releitura da perna de pau com banquinhos de madeira) contam a história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o seu mundo. Lá, o jovem fará valorosos amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto à não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida.

Ficha técnica: DIREÇÃO:  Marcos Leonardo / Elenco: Mônica Danuta, Paulo Lima, Raull Araújo, Ligia Kiss, Diogo Rocha / Dramaturgia e Concepção e direção musical: Romero Oliveira / Cenografia e figurinos:  Marcos Leonardo / Bancos: Evanilson / Produção, Máscaras, e Maquiagem: Cia. Pão Doce de Teatro Bonecos: Cia Pão Doce e Edgley Almeida / Iluminação: Paulo Lima / Fotografias do espetáculo: George Vale

 

18h30

Circo

CIRCO FUBANGUINHO

TRUPE DA LONA PRETA (SP)

Direção: Sergio e Joel Carozzi

Classificação: Livre

Duração: 50 min

Local: Praça do Nova Corumbá

Rua Paraíba com Rua Ciríaco de Toledo

Sinopse: A peça conta a história de dois palhaços que foram expulsos do picadeiro e demitidos da trupe pelo dono do circo. Desde então, tentam reconquistar seus empregos de todas as maneiras possíveis. De forma humorada, o espetáculo apresenta a contradição entre o dono do circo, que se apresenta como a ordem e eficiência, e os funcionários, apresentados como símbolos da marginalidade, ineficiência e improdutividade.

Ficha técnica: Direção: Sergio E Joel Carozzi / Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.

 

18h30

Artes Visuais

Performance/Monólogo

LÍDIA BAIS: A MULHER DE 2022

TATI DE CONTO (MS)

Local: Galeria das Artes

Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

19h

Música

SOULRA (MS)

Local: Coliseu Juan Evo Morales Alma

Puerto Quijarro (Bolívia)

 

19h

Dança

LOST AND FOUND

CIA. DANZA BETHANIA JOAQUINHO (PARAGUAI)

Classificação: Livre

Duração: 10 min

Local: Clube Corumbaense

Av. Gen. Rondon, S/N – Centro

Sinopse: ‘’Lost and found’’ trata do medo de sair do país de origem para buscar novas oportunidades no estrangeiro. Ser migrante, artista e enfrentar os conflitos das adaptações para sobreviver e crescer em uma nova cultura.

Ficha técnica: Coreógrafa: Bethania Joaquinho / Bailarina: Nastia Goiburu / Música: La Catedral – Agustín Barrios ”Mangoré”

 

19h15

Dança

PRESENÇA NA AUSÊNCIA

COMPANHIA DE BALLET DA CIDADE DE NITERÓI (RJ)

Concepção, Coreografia e Direção: Esther Weitzman

Classificação: Livre

Duração: 45 min

Local: Clube Corumbaense

Avenida General Rondon, S/N – Centro

Sinopse: A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta seu novo trabalho, Presenças na Ausência, uma criação da coreógrafa carioca Esther Weitzman. A composição trata de um olhar reflexivo e coreográfico sobre o ciclo do Modernismo que teve sua trajetória marcada pela Semana de Arte Moderna de 1922 , que comemoramos seu centenário. Através do movimento atravessado pelos acontecimentos da atual história brasileira e o nosso passado recente, os bailarinos tecem seus gestos e suas relações espaço-temporais no âmbito da cena e além. Dançam a inquietude e as incertezas pertinentes à contemporaneidade, expondo no corpo as marcas e as memórias de um Brasil cheio de matizes.

Ficha técnica: Concepção, Coreografia e Direção: Esther Weitzman / Bailarinos-Criadores: Alex Senna, Bruna Lopes, Carol Martins, Diego Cruz, Gilson Paixão, Isa Kokay, Jeanete Guenka, João Correia,Mariana Mesquita,Mirna Nijs e Robson Schmoeller / Músicos-Criadores: André Aroeira e André Bitto / Assistente e Ensaiadora: Fabricia Ribeiro / Colaboração Artística: Fabiana Nunes / Concepção de Figurino: Jonathan Carvalheira / Colaboração no Vestuário: Esther Weitzman e João Correia / Designer de Luz: Paulo Cesar Medeiros / Fotografia: Sabrina Paz e Luiz Kerche / Projeto Gráfico: Karla Kalife

 

20h30

Música

Palco Integração

EVELYN LECHUGA (MS)

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

21h45

Música

Palco Integração

RUBEN RADA (URU)

Local: Praça Generoso Ponce

Av. Gen. Rondon – Centro

 

23h30

Música

Palco Rio Paraguai

RCR (MS)

Local: Porto Geral

 

00h40

Música

Palco Rio Paraguai

MARCELO D2 (RJ)

Local: Porto Geral

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.