‹ Voltar

“Soy Loco por ti, América” evidenciou potencial criativo de estudantes de Corumbá

Presente no Festival América do Sul Pantanal (FASP) desde sua primeira edição, o Concurso Soy Loco por Ti, América já é presença marcante dentro do cronograma de atividades. Prova disso é que a premiação nesta décima sexta edição ocorreu durante a abertura oficial do evento realizada no Palco Integração, na Praça Generoso Ponce, na presença de autoridades do Estado de Mato Grosso do Sul e dos municípios de Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suárez.

O concurso recebeu cerca de sessenta inscrições vindas de escolas da rede pública e particular de Ensino divididas em três categorias: Desenho, Crônica e Vídeo, conforme edital que regulamentou todo o processo de inscrição, avaliação e premiação.

Desta vez, a temática escolhida para os trabalhos foi o “Centenário da Semana de Arte Moderna, com o qual os estudantes tiveram que demonstrar como esse momento impactou a história e a cultura de Mato Grosso do Sul. Na categoria desenho, a artista plástica Lídia Baís; na crônica, o poeta corumbaense Lobivar Matos; e no vídeo, tanto Lídia como Lobivar deveriam ser as inspirações.

Segunda colocada na categoria vídeo, a aluna Joyci Galan da Costa, da escola estadual Nathércia Pompeu dos Santos, se propôs a imaginar como seria uma conversa entre a artista plástica e o poeta homenageados, trazendo uma roupagem contemporânea e criativa sobre a história e características dos artistas.

“Eu pesquisei sobre os dois e pensei como seria se eles pudessem conversar entre si. Daí, juntei com alguns desenhos para remeter ao diálogo dos dois, mas eu não imaginei que ganharia. Estou muito contente”, disse a jovem que foi contemplada com uma bicicleta e já faz planos para a “magrela”. “Vou andar muito com ela, inclusive vou usar para ir para escola todos os dias”, contou.

Na categoria crônica, onde puderam participar estudantes entre os 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, a aluna Marianne Silva de Barros, da escola municipal Cyríaco Felix de Toledo, foi a dona do texto mais emocionante, segundo a equipe de avaliadores. Inspirada no poeta Lobivar Matos, a estudantes lançou o olhar sobre os desvalidos em nossa sociedade e elegeu “Maria Preta”, para ser a personagem de sua crônica. Maria Preta, talvez tenha um nome completo, mas nem ela mesmo saberia dizer, pois a senhora negra que perambula pelas ruas da cidade de Corumbá com um carrinho de supermercado imersa a um mundo bastante particular não conversa com as palavras, entretanto o sorriso que ela lança a todos se contradiz com sua situação de miséria trazida pela condição mental.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberam como premiações tablets, celulares e bicicletas que foram entregues pelas autoridades presentes na cerimônia oficial de abertura, entre eles, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja e os prefeitos de Corumbá, Marcelo Iunes, e de Ladário, Iranil dos Santos.

Veja a lista completa de premiados:

Categoria: Desenho
• 1°- Escola Estadual 2 de Setembro
Aluna: Anna Clara Dias Lopes
Prof. Orientador: Jonatã Sena Araújo
Tema: By Ana, Baís, Lídia
Gestora: Ana Maria de Arruda Braga
• 2°- Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros
Aluna: Byanca Rosa da Silva
Profa. Orientadora: Marislei Vale dos Santos
Tema: 100 anos da Arte Moderna
Gestora: Tânia Maria da Costa Guimarães
• 3°- Escola Municipal Rural de Educação Infantil Eutrópia Gomes Pedroso
Aluna: Marta Santeyana Alves
Profa. Orientadora: Marcia Chaparro
Tema: Festival América do Sul e Lídia Baís: Por um olhar da Fronteira
Gestora: Deyse Benedita Leite

Categoria Crônica
• 1°- Escola Municipal Cyríaco Felix de Toledo
Aluna: Marianne Silva de Barros
Profa. Orientadora: Sandra da Conceição
Tema: A Maria do Saco
Gestora: Lucimari Sara das Neves
• 2°- Escola Municipal Dr. Cassio Leite de Barros
Aluno: André Vinicius do Carmo Passos
Profa.Orientadora: Rosana de Souza Leite
Tema: É singularidade que fala?
Gestora: Tatiane Soares de Oliveira
• 3°- Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos
Aluna: Clarissa Rebeca Soares Ortiz de Oliveira
Profa.Orientadora: Taísa da Silva Ramos Batista Rocha
Tema: Vivendo em Corumbá
Gestor: Benedito Aparecido de Souza Santiago

Categoria Vídeo
• 1°- Escola Estadual Dom Bosco
Aluna: Eloise Inês Cáceres Duarte
Prof. Orientador: Alvaro Luiz S. Fontes
Gestor: Fernando S. Cruz
• 2°- Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos
Aluna: Joyci Galan da Costa
Profa. Orientadora: Ana Claudia de Souza Silva
Gestor: Benedito Aparecido de Souza Santiago
• 3°- Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros
Aluno: William Mendonza Cruz
Prof. Orientador: Dilson de Souza da Silva
Gestora: Rosangela do Carmo Olarte

 

Texto: Lívia Gaertner

Foto Bruno Rezende

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.